Kim Jong-il - Líder norte-coreano |
Terá nascido a 16 de fevereiro de 1942, segundo o registo norte-coreano.
Kim Jong-il era o filho do primeiro líder norte-coreano Kim Il-sung, que governou o país durante a Guerra da Coreia até à sua morte em 1994.
Entre outros mitos norte-coreanos, que estes aprendem nos livros escolares, Kim Jong-il aprendeu a falar com seis semanas de vida e não precisaria de usar casa-de-banho.
Os média norte-coreanos alegam que, em 1994, Kim Jong-il conseguiu completar os 18 buracos de campo de golfe de Pyongyang, em apenas 34 tacadas - sendo o recorde mundial para qualquer campo de golfe de 59 tacadas.
Kim Jong-il seria grande fã de cinema, tendo uma videoteca com mais de 20 mil produções americanas. Também era apaixonado por bebidas, em especial o conhaque.
Kim Jong-il governou a Coreia do norte sobre a ideologia oficial juche, ideologia oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia.
Faleceu a 17 de dezembro de 2011. A sua morte foi anunciada publicamente pela imprensa estatal da Coreia do Norte a 19 de dezembro de 2011. Fontes oficiais atribuíram o falecimento à "fadiga" do Líder Supremo e à "dedicação da sua vida ao povo".
Anúncio da morte
A agência de noticias sul-coreana Yonhap, com base em informações obtidas na Coreia do Norte, divulgou que Kim Jong-il morrera de ataque cardíaco durante uma viagem.
Foi sucedido pelo seu filho, Kim Jong-un, com 29 anos de idade na altura.
Kim Jong-un |
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário