terça-feira, 2 de junho de 2020

Pintora Artemisia Gentileschi

Artemisia Gentileschi
Fonte  Wikipédia
Artemisia Gentileschi foi uma pintora barroca italiana, nascida em Roma, a 8 de julho de 1593, é considerada atualmente como uma das mais bem-sucedidas pintoras da sua época.

O seu pai era uma famoso pintor, Orazio Gentileschi, sendo que incentivou a sua filha a pintar.
Orazio Gentileschi
Fonte: Wikipédia
No estúdio do seu pai logo aprendeu a desenhar, a misturar as cores e depois a pintar, inspirada pelo estilo do seu pai, centrado no do pintor Caravaggio.

No entanto, a forma como Artemisia trabalhava os temas era diferente da do seu pai. Os seus quadros eram extremamente naturais, enquanto o seu pai idealizava o que retratava. Sendo assim passou a ganhar admiradores e reconhecimento.

Com apenas 17 anos, pintou "Susana e os Ansiães". Devido ao hábito da época de ser comum que uma tela feita em parceria fosse atribuída ao pintor mais conhecido, muitos acreditaram que ela tivera ajuda do pai para conceber a obra. É uma as pinturas sobre o tema de Susana mostrando a abordagem sexual dos dois anciãos como um evento traumático.
Pintura "Susana e os Ansiães"
Fonte: Wikipédia
Em 1611, o seu pai trabalhava com Agostino Tassi. Agostino o contratou para ensinar Artemisia em particular e enquanto lhe dava aulas, supostamente a violou, com Cosimo Quorli como cúmplice.

Então Artemisia precisou de continuar a ter um relacionamento com Agostino Tassi, na esperança de que um casamento com ele viesse a restaurar a sua reputação diante da sociedade, mas ele não se casou com ela.

Nove meses após a suposta violação, quando se soube que Agostino não se casaria com a sua filha, o pai de Artemisia apresentou queixa contra ele. Alegou também que Agostino roubou o quadro "Judite decapitando Holofernes" da sua propriedade.

O principal assunto no julgamento estava relacionado com a virgindade de Artemisia. Se ela não fosse virgem antes da violação, a sua família não tinha direito a apresentar queixa.

Durante os sete meses do julgamento, Agostino foi acusado de planear o assassinato da sua mulher o que não foi provado e de ter um envolvimento extraconjugal com a sua cunhada, algo que na época era considerado crime de incesto, devido ao parentesco dela com a ex-mulher de Agostino, além de ser acusado de planear roubar alguns quadros do pai de Artemisia.

Artemisia passou por um exame ginecológico, feito por duas médicas obstetras experientes, e pela provação das Sibilas durante o julgamento, para atestar a veracidade do seu testemunho.

No final, Agostino Tassi foi condenado à prisão durante um ano, mas nunca cumpriu a pena, pois o caso foi revisto e a sua sentença foi anulada.

O que se passou no julgamento acabou por inspirar a visão feminista de Artemisia, que influenciou a sua arte.

Um mês após o julgamento, Orazio arranjou um casamento para a filha com Pierantonio Stiattesi, um artista pouco conhecido de Florença e pouco após a sua mudança para a cidade, Artemisia recebeu uma encomenda da Casa Buonarroti.

Artemisia tornou-se uma pintora conhecida na corte, com patronos como a Casa dos Médici e Carlos I de Inglaterra.

O casal teve uma filha em 1618, Prudentia. Acredita-se que Prudentia tenha seguido os passos da sua mãe, mas nenhum trabalho seu é conhecido.

Enquanto morava em Florença, Artemisia viveu um momento de grande sucesso. Foi a primeira mulher aceite na Academia de Belas Artes de Florença.

Em 1630, Artemisia mudou-se para Nápoles, cidade conhecida pelos admiradores da arte pelas suas oficinas, na tentativa de encontrar oportunidades de trabalho mais lucrativas. Fiou em Nápoles até ao fim da sua carreira, com exceção de algumas viagens a Inglaterra.

Nápoles tornou-se na sua segunda casa e foi lá que casou a sua filha.

Em 1638, Artemisia juntou-se ao seu pai na corte do rei Carlos I, em Londres, onde o seu pai se tinha tornado no pintor oficial e recebeu um importante trabalho de decoração do teto da Casa da Rainha, Henriqueta Maria de França, em Greenwich.

Então, pai e filha trabalharam juntos mais uma vez, mas o convite do seu pai não era o único motivo para ela estar em Londres.

O rei a convidou para a sua corte e esse não era um pedido para se recusar. Carlos I era um grande e aficionado colecionador de arte. A fama de Artemisia, provavelmente, o intrigou e um dos seus principais quadros era um autoretrato de Artemisia chamado "Autorretrato como Alegoria da Pintura".

O pai de Artemisia morre subitamente em 1639. Sabe-se que Artemisia deixou a Inglaterra em 1642, quando a guerra civil inglesa começou. Pouco se sabe sobre a sua vida neste período. Sabe-se que em 1649 estava novamente em Nápoles.

O seu trabalho, conforme envelhecia, foi invadido por mulheres fortes, retiradas de várias lendas bíblicas.

Acreditava-se que Artemisia tenha morrido entre 1652 e 1653, mas evidências recentes mostram que ela ainda aceitava encomendas em 1654, porém muito dependente da ajuda do seu assistente, Onofrio Palumbo.

Especula-se que tenha morrido na devastadora praga que assombrou Nápoles em 1656 e que por consequência aniquilou toda a uma geração de grandes artistas.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

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