terça-feira, 20 de julho de 2021

Mão Negra

Selo da Organização Terrorista Mão Negra
Fonte: Wikipédia

Unificação ou Morte, também conhecido como Mão Negra, foi uma organização nacionalista sérvia que recorreu ao terrorismo como forma de atividade política.

Esta sociedade secreta foi fundada no Reino da Sérvia, a 10 de junho de 1910, por ex-membros de uma sociedade semi-secreta chamada Narodna Odbrana (PT: "Defesa do Povo"), dedicado à realização do pan-eslavismo e do nacionalismo, através de assassinatos, com a intenção de unir todos os territórios com populações eslavas do sul anexadas pela Áustria-Hungria.

O objetivo declarado de reunificação, num Estado único todos os membros do povo sérvio, significava um confronto com a Áustria-Hungria, que dominava a Bósnia e Herzegovina, território, que de acordo com a organização, deveria ser integrado ao novo Estado sérvio.

A Mão Negra foi o grupo responsável por planear e organizar o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, o Arquiduque Francisco Fernando da Áustria e a sua mulher, Sofia Chotek, em Saraievo.

O atentado e as suas consequências foram um dos gatilhos da Primeira Guerra Mundial.

No entanto, os autores do ataque eram membros da organização Jovem Bósnia.

A Mão Negra foi extinta em 1917 pelo Governo da Sérvia após o julgamento de Salônica. Foi a primeira organização terrorista do mundo.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário