Barco Kon-Tiki em exposição num museu na Noruega Fonte: Wikipédia |
O Kon-Tiki foi o barco utilizado pelo explorador norueguês Thor Heyerdahl (1914-2002), na sua expedição pelo Oceano Pacífico, partindo da América do Sul para a Polinésia, em 1947, com o objetivo de demonstrar a possibilidade de que a colonização da Polinésia tinha sido realizada por via marítima por indígenas da América do Sul.
Thor Heyerdahl Fonte: Wikipédia |
Hyerdahl defendia a teoria de que os povos da América do Sul poderiam ter alcançado a Polinésia em tempos pré-colombianos.
Quis demonstrar a possibilidade de que a colonização da Polinésia tinha sido realizada por via marítima da América do Sul, em jangadas idênticas ao barco utilizado durante a expedição, e conduzido apenas pelas marés, correntes e força do vento, que é quase constante, na direção leste-oeste ao longo do Equador.
Esta expedição foi financiada através de empréstimos, e contou com doações de militares do exército dos EUA.
Heyerdahl viajou para o Peru, algum tempo antes, junto com um pequeno grupo de pessoas e dentro do espaço previsto pelas autoridades nacionais, dedicava-se à construção da jangada. Para isso, foram utilizadas toras de madeira balsa e outros materiais nativos, e manteve o estilo de construção indígena como visto nas imagens deixadas pelos conquistadores espanhóis.
Heyerdahl após a expedição escreveu o livro "American Indians in the Pacific (PT: "Os Índios Americanos no Pacífico"), onde se pode encontrar material sobre a expedição Kon-Tiki.
Fonte: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário