Acidente na Indy 500 - 1995 Fonte: Motorsport.com - Uol |
No dia 28 de maio de 1995, Stan Fox, cercado de expectativas devido à sua atuação nos treinos, sofreu um dos acidentes mais violentos da história da Indy 500 e do automobilismo norte-americano, ainda na primeira volta.
Stan Fox Fonte: Midget Madness |
O acidente envolveu ainda Lyn St. James, Gil Ferran, Carlos Guerrero e Eddie Cheever.
Ao chegar à primeira curva, Stan Fox perdeu o controlo do carro que escorregou para a esqueda. Então viraria o volante para a direita, mas isto teria consequências sérias para Stan Fox, que foi em direção ao muro, levando Eddie Cheever juntamente com ele. Ambos batem, e o carro de Stan chega a "voar" após bater com muita violência no muro.
Ao cair no asfalto, o que restou do veículo arrastou-se com Stan no cockpit e com as pernas expostas. O acidente foi tão violento que o brasileiro Christian Fittipaldi, que terminou em segunda na prova, o comparou com "uma bomba explodindo na pista".
A equipa de resgate, ao aproximar-se encontrou o piloto à beira da morte. Levaram-no ao centro médico de Indianápolis, e o estado de saúde do piloto era considerado muito grave.
Foi estabilizado e levado para o Hospital Metodista, onde foi diagnosticado com um hematoma subdural no cérebro de Stan Fox, que chegou a ser operado para a remoção do sangue e para conter o inchaço.
Stan Fox ficou em coma durante cinco dias, surpreendendo os médicos. O piloto deixaria o hospital em julho e iniciaria um longo processo de recuperação que duraria três anos, inicialmente numa clinica de reabilitação, e em seguida, em casa. Este processo incluiu o reaprender atividades e operações básicas.
Quando se recuperou, anunciou que não voltaria a competir profissionalmente, decidindo criar uma fundação para ajudar pessoas que sofreram sérios ferimentos na cabeça a se reintegrar na sociedade.
Stan viria a morrer aos 48 anos de idade, a 18 de dezembro de 2000 num acidente na cidade de Waiouru, na Nova Zelândia, quando o seu carro bateu noutro, o acidente teria acontecido devido a uma crise convulsiva de Stan, que tinha passado a sofrer de convulsões desde o acidente em 1995.
Fonte: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário