Shigeki Tanaka, sobrevivente de Hiroshima, a ganhar a Maratona de Boston Fonte: É Desporto |
Shigeki Tanaka nasceu a 7 de abril de 1931, no Japão. Tinha 13 anos e vivia a 32 km de Hiroshima na altura do bombardeamento atómico em 1945.
Mais tarde, relembrou: "Vimos uma luz forte e ouvimos um pouco de barulho. Mas ninguém pensou sobre isso... três dias depois, ouvimos a terrível notícia."
Os atletas japoneses foram impedidos de participar nos Jogos Olímpicos de Verão de 1948, em Londres, e de todas as grandes competições internacionais após a Segunda Guerra Mundial.
A Maratona de Boston de 1951 foi apenas a segunda competição atlética pós-Segunda Guerra Mundial, após os Jogos Asiáticos de 1951 realizados um mês antes, a convidar atletas japoneses.
Shigeki foi um dos quatro corredores japoneses convidados para competir por Will Cloney, da Boston Athletic Association.
Os quatro japoneses receberam uma cerimónia de boas-vindas organizada por militares do Estaleiro Naval de Charlestown.
Como Tanaka era de Hiroshima, o "The Boston Globe" o apelidou de "menino atómico", que ele considerou "um fardo".
Shigeki Tanaka tornou-se o primeiro vencedor japonês da Maratona de Boston. Venceu com 2:27:45, o terceiro tempo mais rápido da história do evento até à altura.
A vitória de Tanaka fez crescer no Japão um entusiasmo duradouro pela corrida de longa distância e uma afeição pela Maratona de Boston.
A sua vitória foi um marco na restauração da dignidade e da honra do país destruído pela Segunda Guerra Mundial.
Esta vitória marcou o início de uma forte relação atlética entre o Japão e Boston, e o início de uma tradição de vitórias japonesas na corrida.
A 5 de maio de 1998, a sua casa em Utsunomiya foi assaltada e a medalha da Maratona de Boston foi roubada. A Boston Athletic Association concedeu-lhe uma medalha de substituição a 10 de julho de 1998, pela sua conquista como o primeiro japonês a vencer o evento.
A medalha roubada foi recuperada numa investigação policial a 22 de julho de 1998.
Fonte: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário