quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

A Queda no Poço que fez História no Jornalismo Televisivo

 

Kathyrin AnneFiscus
Fonte: Find A Grave

A 8 de abril de 1949, um grupo de crianças brincava num campo localizado no bairro de San Marino, em Los Angeles, quando uma menina de três anos, Kathyrin AnneFiscus caiu num poço com 30 metros de profundidade.

Foi o primo de Kathyrin, Gus, que brincava com ela e com outros familiares que a ouviu os seus gritos vindos de um profundo poço.

Desesperados, os adultos logo tentaram retirá-la do local com um pedaço de fio elétrico, o que não resolveu porque era curto demais para alcançá-la. Assim, a polícia local foi chamada e enviou o corpo de bombeiros.

Pais de Kathyrin, David e Alice Fiscus
Fonte: Aventuras na História

Uma hora após a queda, chegou o primeiro repórter, chamado Bill Johnston, que recordou: "Vi alguns carros estacionados e as donas de casa em frente às suas casas, de avental, a olharem na direção do campo". Mais tarde chegaram muitas outras pessoas, além de voluntários e vizinhos, uma verdadeira multidão passou a acompanhar o resgate.

As equipas de resgate tentaram de tudo. Amarraram homens pequenos para descer no poço. Foi realizada até mesmo uma chamada para pessoas com nanismo.

Até o ator Johnny Roventini, um famoso ator com menos de 1,20m de altura foi até ao local para ajudar.

Ator Johnny Roventini
Fonte: Find A Grave

Muitas outras pessoas ofereceram-se para descer, mas estas ou não eram pequenas o suficiente ou desistiam da missão.

Os jornais noticiavam as inúmeras sugestões que chegavam até à equipa, como a de um médico que propôs que um vácuo fosse feito no poço para que a menina pudesse ser sugada para fora do poço.

No entanto, como muitas outras ideias, acabou por não resultar. Enquanto isto, estava a ser escavado um grande buraco pelos trabalhadores ao lado do poço.

A tecnologia da transmissão de televisão da época permitia apenas transmissões a curta distância. Por isso, apenas quem estava em Los Angeles conseguiu acompanhar a operação de resgate ao vivo. Quem vivia noutras localidades soube das informações pelo noticiário.

Equipas de rádio e televisão a transmitirem o resgate ao vivo
Fonte: Aventuras na História

Foi quando o repórter do Los Angeles, Cecil Smith viu um imenso número de pessoas em frente às lojas de eletrodomésticos acompanhando o caso que era transmitido, pois nem todos tinham televisão em casa na década de 1940.

Foi então que Cecil Smith percebeu "o potencial da televisão". Desta forma, a história de Kathyrin acabou por entrar para a história do jornalismo televisivo moderno.

Na manhã do domingo seguinte, dia 10, o poço que foi construído para resgatar a menina atingiu 27 metros de profundidade, já se aproximando do local onde Kathyrin estava presa.

Os trabalhadores dedicaram-se incansavelmente. No início, cerca de 5 mil pessoas estavam no local a acompanhar os acontecimentos, entretanto, horas depois, o número teria duplicado.

No final da tarde, dois homens desceram pelo poço que tinha sido construído e fizeram um buraco para o lado, para que pudesse resgatar a menina. Rapidamente a encontraram, mas, infelizmente, Kathyrin já não estava viva. A notícia chocou todos. 

O repórter Stan Chambers disse: "E agora é noite de domingo, provavelmente a transmissão de televisão mais longa da história. E lamentamos que seja assim que tenhamos que terminar, porque sempre esperamos ter um final feliz. Queremos agradecer por ter ficado connosco durante estas longas, longas horas. Sei que a família sente o mesmo e aprecia a tristeza que você expressou. E assim, senhoras e senhores, deixamos San Marino... na esperança de ter prestado o serviço que desejávamos. E agora nós voltamos ao nosso estúdio".



Fonte: Aventuras na História


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

D. Adelaide, Princesa Deposta de Portugal

D. Adelaide, Princesa de Portugal

Adelaide Sofia Amélia Luísa Joana Leopoldina de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg, nasceu em Kleinheubach, na Alemanha, a 3 de abril de 1831.

Filha do Príncipe Constantino de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg e da Princesa Inês de Hohenlohe-Langenburg.

D. Adelaide, juntamente com a Princesa Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen, são as únicas esposas legitimamente casadas com um Rei de Portugal que não foram oficialmente Rainhas desse reino, uma vez que, à data dos casamentos, os seus respetivos maridos, D. Miguel I e D. Manuel II estavam depostos.
D. Adelaide no dia do seu casamento com o Rei D. Miguel I - 1851

Casou-se com D. Miguel I, Rei de Portugal a 24 de setembro de 1851, em Kleinheubach. Juntos tiveram sete filhos: D. Maria das Neves (1852), D. Miguel (1853), D. Maria Teresa (1855), D. Maria José (1857), D. Aldegundes (1858), D. Maria Ana (1861) e D. Maria Antónia (1862).
D. Adelaide, D. Miguel e dois dos seus filhos

Ficou viúva aos 35 anos, professou na Ordem Beneditina, após a educação dos seus filhos, tornando-se Monja no Mosteiro Beneditino de clausura em Ryde.
D. Adelaide, como Monja da Ordem Beneditina após enviuvar

Faleceu em Ryde, na Austrália, a 16 de dezembro de 1909. Encontra-se sepultada no Panteão dos Braganças, no mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, juntamente com o seu marido para onde foram transladados em 1967.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

domingo, 26 de dezembro de 2021

Médico de Mao Tsé-Tung - Li Zhisui

 

Li Zhisui e Mao Tsé Tung
Fonte: Aventuras na História

Mao Tsé-Tung (1893-1976) foi um político, teórico, líder comunista e revolucionário chinês. Liderou a Revolução Chinesa e foi o criador e fundador da República Popular da China, governando o país desde a sua criação em 1949 até à sua morte em 1976.

Durante anos, a visão que as pessoas tinham de Mao, de um grande revolucionário modernizador e salvador nacional, tornou-se insustentável, com muitos a passarem a vê-lo como um ser tragicamente falho e inescrupuloso.

Muita desta visão, no entanto, só foi possível graças aos relatos de Li Zhisui, médico pessoal do líder comunista.

Os seus relatos foram registados no livro "A Vida Provada do Presidente Mao", publicado em 1994. Partes dos seus relatos foram publicados no The Independent, no ano seguinte.

Li Zhisui, vindo de uma longa linhagem de médicos, desejava ser cirurgião. Assim, ofereceu os seus trabalhos à emergente República Popular da China, ficando extremamente feliz quando foi colocado para servir Mao.

No entanto, os seus relatos dos 22 anos de serviço passaram de um sonho para uma história de terror, que terminou quando Mao deu o seu último suspiro.

Para Li a morte de Mao foi um alívio, pelo menos até certo ponto, já que ele tinha medo de que, na atmosfera cheia de intrigas do palácio, alguns daqueles que disputavam o poder pudessem acusá-lo de ter causado a morte do líder.

Durante o seu tempo de serviço, Li sentiu-se afrontado com as crenças e hábitos pessoais do governante chinês, que acreditava que podia ganhar a longevidade ao deitar-se com o maior número possível de mulheres, tendo uma certa preferência por camponesas pouco sofisticadas, que eram recrutadas pela sua comitiva.

A pesquisa do médico explica que Mao costumava nadar com frequência numa piscina anexa ao seu pavilhão de Zhongnanhai. Então, recusava-se a tomar banho.

Outra situação de falta de higiene era a de que Mao não lavava os dentes, "limpava-os" apenas quando ingeria chá chinês e mastigava folhas com os seus dentes esverdeados e cobertos de placas.

Mao sofria de insónias durante os seus longos períodos de inatividades, no entanto, de acordo com o médico, dormia muito bem quando se empenhava em planear a queda de alguém próximo.

No seu livro, Li regista a crença irreal que Mao tinha de que o "espírito" do homem poderia superar todas as suas impossibilidades físicas e económicas. Este pensamento, inclusive, causou a morte de milhões de pessoas.

Li também regista a sua própria inquietação na festa em Zhongnanhai, durante a grande fome em que milhões morreram nos "anos amargos", que se seguiram ao colapso do Grande Salto Adiante, a criação das Comunas e o enorme desperdício de metal e combustível nas milhares de fornalhas de quintal que Mao ordenou que fossem criadas.

Li ficou ao lado de Mao enquanto ele expressava suspeitas neuróticas sobre qualquer um dos seus colegas pouco entusiastas com os seus planos, ou com aqueles que insinuassem que o líder chinês era o responsável por qualquer um dos seus fracassos.

Mao passou a raramente sair da sua enorme cama, imerso em romances de antigas intrigas da corte e biografias de impiedosos imperadores chineses, que estava determinado a imitar, Mao ficava cada vez mais isolado do mundo.

Mao via-se como um génio frustrado por homens inferiores e traidores, acreditando que as suas depressões só poderiam ser curadas por decisões de ação que, dada a sua falta de informações confiáveis e as distorções da sua neurose, só mergulharam a China em crise após crise.

No entanto, muitas vezes contra a sua consciência, Li serviu Mao fielmente, mas com algum custo. Li abandonou a sua ambição de ser cirurgião, arruinou a sua vida familiar e desapontou a sua mulher.

Em 1988, Li conseguiu chegar aos EUA, onde relembrou os eventos que uma vez registou numa pilha de diários, que foi forçado a queimar.

Com a ajuda de estudiosos americanos, escreveu novamente num estilo científico cuidadosamente não emocional.

Casado e com dois filhos, Li morreu em Chicago, nos EUA, a 13 de fevereiro de 1995, aos 75 anos, vítima de ataque cardíaco. 



Fonte: Aventuras na História | Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

sábado, 25 de dezembro de 2021

Feliz Natal!


 

Desejo um Feliz Natal, com a família e amigos todos presentes, saúde e amor...

Beijinhos


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Botas da Imperatriz Sissi

Botas da Imperatriz Sissi
Fonte: Rainhas Trágicas - Mulheres, Guerreiras, Soberanas

As botas pertenceram à Imperatriz Elizabeth da Baviera (1837-1898), conhecida como Sissi, que era a esposa do Imperador Francisco José I da Áustria.

Imperatriz Sissi
Fonte: Wikipédia

As botas eram forradas em seda branca e renda. Atualmente, o par encontra-se em exposição no Sisi Museum, localizado no Palácio Hofburg, em Viena, na Áustria.



Fonte: Rainhas Trágicas - Mulheres, Guerreiras, Soberanas | Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

O Após Furacão Katrina

 

Após o furacão Katrina, estes cidadãos sem comida e sem abrigo pedem ajuda

A 29 de agosto de 2004 a cidade de Nova Orleães, nos EUA, era atingida pelo furacão Katrina.

Com ventos de mais de 200 km/h, chuvas fortes e uma grande tempestade provocaram grandes danos no estado de Louisiana, deixando 80% de Nova Orleães debaixo de água.

Quase 2 mil mortes e mais de 1 milhão de desalojados - provocou a maior crise de refugiados no país desde a Guerra Civil e, consequentemente, uma crise social e política, marcada por uma falta de preparação de autoridades e líderes políticos para uma tragédia destas dimensões.

Apesar dos avisos meteorológicos, muitas pessoas ficaram em casa, sem maneira para sair ou sem noção do que aí vinha.

Segundo palavras de Barack Obama, foi o "desastre natural mais dispendioso da história dos Estados Unidos", em todos os sentidos. 

O furacão paralisou muito da extração de petróleo e gás natural dos EUA, uma vez que boa parte do petróleo americano é extraído no Golfo do México.

Mais de 70 países comprometeram-se com doações em dinheiro e outras formas de assistência. Notavelmente, Cuba e a Venezuela, ambos hostis ao governo americano, foram os primeiros países a oferecer ajuda, prometendo mais de um milhão de dólares, vários hospitais móveis, estações de tratamento de água, alimentos enlatados, água mineral, óleo para aquecimento, 1100 médicos e 26,4 toneladas de medicamentos, no entanto este auxílio foi rejeitado pelas autoridades americanas.


Fonte: Expresso | Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

sábado, 18 de dezembro de 2021

Jogo de Futebol com Mais Público de Sempre

Jogo de Futebol com maior número de espectadores
Fonte: Fatos Desconhecidos

O recorde de público num estádio, a assistir a um jogo de futebol, é de aproximadamente 200 mil pessoas.

Aconteceu a 16 de julho de 1950 no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil, durante a final do Campeonato do Mundo, entre o Brasil e o Uruguai. Jogo que terminou 2-1 para o Uruguai.



Fonte: Fatos Desconhecidos


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Túmulo da Rainha Vermelha - Tzakbu Ajaw

Túmulo da Rainha Vermelha - Tzakbu Ajaw
Fonte: ZAP - AEIOU

Em 1994, nas ruínas da cidade maia de Palenque, no sul do México, a arqueóloga Fanny López Jiménez ficou espantada ao deparar-se com um túmulo vermelho e muito peculiar.

Lá estava uma mulher, literalmente sem coração, ao lado de uma criança de 11 anos, cuja garganta fora cortada em sacrífico para honrá-la.

O túmulo era de uma soberana maia impiedosa, que morreu há 1348 anos, estava cheio de pedras de jade e dentro dele havia ossos e conchas do mar cobertos por uma poeira avermelhada.

A cor vermelha que vem do mineral cinábrio incentivou os investigadores a chamarem o local de túmulo da rainha vermelha.

Este mineral era utilizado para preservar restos humanos. E assim manteve conservado o corpo daquela rainha, morta no ano de 672.

Também no mesmo túmulo estavam as assoadas de uma mulher comum de 30 a 35 anos, que foi sacrificada, assim como a criança, para garantir uma entrada da realeza na vida após a morte.

A rainha quando morreu tinha 1,54m de altura e entre 50 a 60 anos de idade. Era dona de uma máscara funerária e o seu crânio estava deformado.

A majestade já tinha tido filhos e tinha lutado conta a osteoporose e sinusite crónica. A morte chegou quando já estava bastante debilitada, tanto que a sua tíbia esquerda tinha um nojento casulo com larvas de vespa.

Os dentes também se encontravam em péssimo estado, cheios de tártaro, abscessos e cáries, indicando que cuidados dentários não eram prioridade naquela época, e ainda que a dieta real era rica em carne.

A dentição ainda mostrou que Palenque não era a terra Natal da rainha, mesmo que ela governasse a região.

Como os restos conservados estavam no Templo das Inscrições, originalmente, o local foi construído para receber o corpo de Pacal, o Grande, um rei que governou desde os seus 12 anos de idade e que viveu entre 603 e 683. Os importantes documentos da época revelaram quem eram as mulheres mais importantes da vida de Pacal: Yohl Ik Nak, a sua avó, a rainha de Palenque; Sak Kuk, a sua mãe, e Tzukbu Ajaw, a sua mulher.

Como um estudo feito pela Universidade de Lakehead, em Ontário, mostrou que Pacal não era parente da rainha, os investigadores concluíram que ela era, na verdade Tzakbu Ajaw, esposa e mãe dos dois filhos de Pacal.



Fonte: Aventuras na História


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

As Nudes do Czar Nicolau II da Rússia

 

Czar Nicolau II da Rússia a nadar nu na Finlândia
Fonte: Aventuras na História

O reinado do último Czar da Rússia, Nicolau II, foi marcado por diversos episódios negativos. E acabou com a execução do Czar e da sua família para a implantação de um governo que levasse em consideração os pedidos do povo.

Czar Nicolau II da Rússia
Fonte: Wikipédia

Durante uma viagem à Finlândia, o Czar Nicolau II da Rússia foi fotografado a nadar nu, em 1912. Estas imagens foram divulgadas mais de um século depois, em 2018.

Czar Nicolau II da Rússia a nadar nu na Finlândia
Fonte: Aventuras na História

Os Romanov foram os pioneiros da fotografia, no início do séc. XX, possuíam as primeiras câmaras portáteis Kodak do mundo e capturaram quase todos os eventos significativos das suas vidas.

Czar Nicolau II da Rússia no mar da Finlândia com os seus amigos
Fonte: Aventuras na História

Entre as muitas fotos pode-se ver momentos desinibidos, onde Nicolau nada nu, noutras ele diverte-se com os amigos dentro de água.

Czar Nicolau II da Rússia no mar da Finlândia com os seus amigos
Fonte: Aventuras na História


Fonte: Aventuras na História


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

domingo, 12 de dezembro de 2021

Manuscritos do Mar Morto

Manuscritos do Mar Morto
Fonte: Chamada da Meia-Noite

Os Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto encontrados em cavernas de Qumran, no Mar Morto, no fim da década de 1940 e durante a década de 1950.

Foram compilados por uma doutrina de judeus conhecida como Essénios, que viveram em Qumran, do séc. II a.C. até aproximadamente 70.

Partes de toda a Bíblia Hebraica foram encontradas, exceto do Livro de Ester e do Livro de Neemias.

Os manuscritos incluem também Livros apócrifos e livros de regras da própria seita.

Os Manuscritos do Mar Morto são de longe a versão mais antiga do texto bíblico, datado de mil anos antes do que o texto original da Bíblia Hebraica, usado pelos judeus atualmente.

Atualmente, os Manuscritos estão guardados no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém.



Fonte: Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Abraço Coletivo antes do Massacre da Praça da Paz Celestial

Abraço Coletivo antes do Massacre da Praça da Paz Celestial
Fonte: Incrível História

No dia 3 de junho de 1989 em Pequim, na China, aconteceu um abraço coletivo que antecedeu em pouco mais de 24 horas o famoso Massacre da Praça da Paz Celestial.

Cerca de 40 mil militares usaram extrema brutalidade para dispersar cerca de 100 mil manifestantes que protestavam por democracia, transparência na gestão pública entre outros desejos.

No evento, destaca-se a imortalizada imagem do manifestante solitário que, "armado" com sacos, bloqueou uma coluna inteira de tanques de guerra e ficou conhecido como o "Rebelde Desconhecido".

Neste abraço coletivo foi mobilizado na intenção de se encerrar a escala de violência e propiciar o debate justo e democrático.

Algumas pessoas colocaram-se em cima de um autocarro que serviu de obstáculo.



Fonte: Incrível História


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Três Rainhas de Luto

 

Três Rainhas de Luto: Rainha Isabel II, a Rainha Maria de Teck e a Rainha Isabel Bowes-Lyon 
Fonte: Folha Online - Galeria de imagens

A imagem é de dia 15 de fevereiro de 1952, no funeral do Rei George VI, filho da Rainha Maria de Teck, marido da Rainha Isabel Bowes-Lyon e pai da então agora Rainha Isabel II do Reino Unido.

O Rei George VI foi encontrado morto na manhã de 6 de fevereiro na sua cama na Sandringham House, em Norfolk. Vítima de trombose coronariana durante o sono, aos 56 anos de idade.

Rei George VI do Reino Unido
Fonte: Wikipédia

A 9 de fevereiro o seu caixão foi colocado na Igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringham, sendo transportado dois dias depois para o Westminster Gall.

As cerimónias fúnebres tiveram lugar na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, no dia 15.

O seu corpo foi inicialmente sepultado sob a Abóbada Real até ser transferido para a "Capela Memorial Rei George VI", no interior da Capela de São Jorge, a 26 de março de 1969.



Fonte: Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Gulag - Campos de Trabalho Forçados da URSS

Trabalhos forçados - Gulag
Fonte: Canal HISTÓRIA

Gulag era um sistema prisional de trabalhos forçados para criminosos e presos políticos na União Soviética, que funcionou de 25 de abril de 1930 até 1960.

Foram aprisionadas milhões de pessoas, muitas delas vítimas das perseguições de Stalin, as consideradas "pessoas desonradas" para a chamada "Pátria Mãe", e que deveriam passar por "trabalhor forçados educacionais" e merecerem viver na chamada "Pátria Mãe".

O Gulag tornou-se um símbolo da repressão da ditadura de Stalin.

As condições de trabalho nos campos era bastante desumana, incluíam fome, frio, trabalho intensivo de características próprias da escravatura e guardiões desumanos.

O número de presos cresceu gradualmente a partir de 1930, de 179 mil prisioneiros para 510 mil prisioneiros em 1934. Quando cresceu mais rapidamente em 1938, devido à perseguição, para 1.881.570 prisioneiros, e, em seguida, diminuiu durante a Segunda Guerra Mundial por causa do recrutamento para o Exército Vermelho. Em 1945 voltou a crescer até 1950, atingindo um valor máximo, de 2.500.000, que se manteve praticamente constante até 1953. 



Fonte: Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

sábado, 4 de dezembro de 2021

Métodos Contracetivos do Passado até Hoje

No post de hoje falamos de vários métodos contracetivos ao longo da história até hoje, sendo que alguns deles não foi comprovada a eficácia do método.

Fezes de crocodilo
Para evitar a gravidez, as mulheres do Antigo Egito recorreram a um método tão curioso quanto doloroso.
Uma substância pastosa feita com excremento de crocodilo e leite azedo era introduzida na vagina ou na vulva. O que se pretendia era que o método criasse uma barreira ácida que impedisse a passagem dos espermatozóides.
Um método alternativo usado por quem não queria usar as fezes de crocodilo, era uma mistura de mel e bicarbonato de sódio.

Beber mercúrio
No século VII, na China, as mulheres foram aconselhadas a beber uma tintura de metal tóxico para evitar a gravidez. Uma das prescrições médicas indicava fritar mercúrio no óleo.
Esta "poção" deveria ser tomada com o estômago vazio.
Pode ter funcionado para evitar a gravidez, mas esta mistura venenosa causou esterilidade e, em muitos casos, uma morte agonizante.

Testículos de furão
Na Europa, durante a Idade Média, os testículos de furão também foram usados como contracetivos. A Trótula, uma guia médica escrita no século XII, recomendava cortar os testículos desses animais vivos, envolvê-los em pele de ganso e usá-los como amuletos para evitar a gravidez.

Pessário de bronze
Fonte: Museu de Ciência de Londres
Pessário de bronze
A sua data de criação leva-nos até Roma Antiga, a 200 a.C. a 400 a.C.
Era usado como método contracetivo muito usado em Roma, servia para bloquear o colo do útero. O buraco no meio do pessário permite que uma haste seja colocada no colo do útero para manter o dispositivo no local.
O problema é que, apesar de se manter preso no local, o pessário provavelmente mogoava muito a mulher durante a relação sexual.

Dispositivo intra cervical
Fonte: Museu de Ciência de Londres
Dispositivo intra cervical
É datado de 1880.
Funcionava depois da conceção. Feito de ouro, ele impedia que o embrião crescesse dentro do útero. A parte achatada do dispositivo ficava presa na parede vaginal, enquanto a haste ficava introduzida entre o útero e o colo do útero.
Este tipo de dispositivo foi substituído pelo dispositivo intrauterino (DIU), mas o DIU é totalmente implantado dentro do útero o que reduz o risco de transferência de bactérias entre o colo do útero e o útero. Assim, este método antigo tinha grandes probabilidades de dar infeções ou de deixar as mulheres estéreis.

Esponja contracetiva
Fonte: Museu de Ciência de Londres
Esponja contracetiva
Foi criada na década de 1910. As esponjas eram muito usadas como métodos contracetivos em meados de 1900. Esta esponja, especificamente, é feita de borracha e servia como uma barreira no colo do útero.
Esta esponja foi um dos contracetivos promovidos pela Society for Constructive Birth Control, a organização fundada por Marie Stopes, pioneira no campo do controlo da natalidade.

Preservativo de tripa animal
Fonte: Museu de Ciência de Londres
Preservativos de tripa animal
Foram criados também na década de 1910. Era muito eficaz na prevenção da gravidez, mas a tripa do animal era permeável a vários tipos de vírus. Por isso, este preservativo não protegia de doenças sexualmente transmissíveis.
Apesar dos preservativos não serem muito utilizados até ao século XX, o aventureiro italiano Casanova escreveu o uso de um preservativo feito de pele de cordeiro em 1700.
No período vitoriano (1837-1901), promover o controlo da natalidade ou distribuir literatura sobre o assunto era ilegal na Inglaterra.

Contracetivo com espermicída
Fonte: Museu de Ciência de Londres
Contracetivo com espermicída
Foi criado em 1920.
A marca de contracetivos Prorace foi desenvolvida por Marie Stopes. Marie acreditava na teoria eugenista, também chamada de racismo científico. Assim, para ela, a reprodução seletiva poderia evitar a proliferação de pessoas "indesejadas", como os negros. Os contracetivos Prorace eram distribuídos pela Clínica das Mães e continham espermicidas que impediam que o esperma sobrevivesse dentro do útero.

Tampão de borracha
Fonte: Museu de Ciência de Londres
Tampão de borracha
Este tampão, criado em 1920, é feito de borracha e também era chamado de tampão do colo do útero ou diafragma. Agia como uma barreira para impedir que o esperma entrasse no útero.

Pessário de vidro
Fonte: Museu de Ciência de Londres
Pessário de vidro
Criado na década de 1920. Estes pessários podiam ser feitos de borracha, metal ou vidro. A haste era conectada a uma base em formato de copo para que o objeto não fosse perdido dentro do útero. Atualmente, são usados DIUs muito menores, feitos de cobre ou plástico.

Dispositivo intrauterino de prata e bicho-da-seda
Fonte: Museu de Ciência de Londres
Dispositivo intrauterino de prata e bicho-da-seda
Também é um método contracetivo criado na década de 1920, este método foi um dos mais populares no início do século XX.
Foi criado pelo ginecologista alemão Ernst Grafenberg, este dispositivo deveria ser inserido no útero por um médico e podia ficar durante anos dentro do organismo da mulher.
Alguns dos dispositivos eram feitos de prata ou até de partes do intestino do bicho-da-seda.

DIU de osso
Fonte: Museu de Ciência de Londres
DIU de osso
Este dispositivo foi criado em 1925. Este DIU em específico era feito de osso, provavelmente animal, e de fios de fibra natural encontrada nas paredes do intestino de animais, como cabras e ovelhas.
Acreditava-se que este método impediria que os embriões recém-formados se implantassem no útero e começassem a se desenvolver.
Além de dolorosos, causavam infeções e eram frequentemente expulsos pelo corpo das mulheres.

Preservativo de látex
O famoso preservativo de látex, usado até hoje, sendo o método contracetivo mais utilizado em todo o mundo, que previne a gravidez e o único que previne as doenças sexualmente transmissíveis, foi criado em 1912.
Mas já em 1855, surgiram os primeiros modelos feitos de borracha. Atualmente o material usado é o látex ou borracha natural. Para as pessoas alérgicas ao látex existe a alternativa dos preservativos feitos de poliuretano, um material sintético.

Pílula anticoncecional
Foi criada em 1960. A pílula contracetiva oral combinada, ou simplesmente a pílula anticoncecional, é um remédio que combina duas hormonas: o estrogénio e o progestágeno.
Conhecida por ser muito eficaz, se usada corretamente, a pílula impede que a mulher engravide. No entanto, não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.
Deve ser usada sob indicação médica, já que alguns organismos rejeitam ou não reagem bem aos anticoncecionais.

Injeção anticoncecional
Do início do século XXI.
Este método contracetivo combina hormonas como a progesterona e o estrogénio. A injeção pode ser mensal ou trimestral e deve ser aplicada na região dos glúteos. A injeção suspende a ovulação, reduz a espessura do endométrio e deixa o muco do útero mais espesso.

Adesivo contracetivo
Este método também é do início deste século, XXI. Também é conhecido como patch. Este "penso rápido" deve permanecer na pele da mulher, no mesmo lugar, durante uma semana.
O adesivo combina duas hormonas, as mesmas da pílula e da injeção. Estas hormonas são libertadas lentamente na corrente sanguínea durante os sete dias.

Implante anticoncecional
Também do século XXI, o implante é uma pequena cápsula que contém a hormona etonogestrel. O contracetivo tem 4cm de comprimento e 2mm de diâmetro.
É introduzido debaixo da pele através de um aplicador descartável.
Impede a libertação do óvulo no ovário. Além disso, altera a secreção do colo do útero, dificultando a entrada de espermatozóides.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Stasi - Ministério para a Segurança do Estado

Stasi - Ministério para a Segurança do Estado
Fonte: Wikipédia

Stasi era a principal organização de polícia secreta e inteligência da República Democrática Alemã.

Criada a 8 de fevereiro de 1950, seguiu o modelo organizativo do departamento de segurança do Estado da União Soviética.

Centrava as suas operações na capital, Berlim Oriental, onde mantinha um extenso complexo em Lichtenberg e outro menores dispersos pela cidade.

Stasi é reconhecida como um dos serviços de inteligência mais efetivos do mundo.

O seu principal objetivo era espionar a população da Alemanha Oriental. A repreensão política era uma das prioridades, combatendo a oposição através de tortura psicológica de dissidentes.

O primeiro responsável pela Stasi foi Wilhelm Zaisser, assistido por Erich Mielke.

Fonte: Wikipédia

No total, mais de 250 mil alemães foram presos por razões políticas pela Stasi durante os 40 anos da sua existência.

A partir de 1990, vários funcionários da Stasi foram levados a julgamento por crimes cometidos contra a população.

Após a reunificação da Alemanha, qualquer cidadão pode acessar aos seus dados coletados pela agência durante a sua existência.



Fonte: Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Elin Wägner com as Assinaturas de Mulheres pelo Direito ao Voto

 

Elin Wägner com as assinaturas de mulheres pelo direito ao voto
Fonte: Facebook - Ventre Feminista

Elin Wägner nasceu em Lund, na Suécia a 16 de maio de 1882.

Elin Wägner
Fonte: Wikimedia Commons

Foi uma escritora, jornalista, feminista, professora, ecologista e pacifista sueca.

Os seus livros concentram-se nos assuntos de emancipação das mulheres, direitos civis, votos para as mulheres, movimento de paz, bem-estar e poluição ambiental.

É mais conhecida pelo seu compromisso com o movimento sufrágio feminino na Suécia, Associação Nacional para o Sufrágio Feminino, por fundar a organização sueca Rädda Barnen e por desenvolver a escola cidadã feminina em Fogelstad, onde também era professora de direitos civis.

Ao lado de Fredrika Bremer, Wägner é frequentemente vista como a pioneira feminista mais importante e influente na Suécia.

Foi editora de lançamento da revista política semanal "Tidevarvet" e chefiou a revista de 1924 a 1927. Escreveu vários romances, artigos em vários jornais diários e roteiros para vários filmes.

Na imagem, Elin Wägner com as assinaturas de 360 mil mulheres exigindo o direito de votar na Suécia, em 1914. Pois um dos argumentos usados para negar o voto às mulheres era de que as próprias mulheres não queriam votar.



Fonte: Ventre Feminista | Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

domingo, 28 de novembro de 2021

Aventureiro Enterrado de Cabeça para Baixo - John Edward Jones

 

As pernas de John E. Jones subterradas na caverna Nutty Putty
Fonte: Foca na Folga

John Edward Jones faleceu enquanto explorava a caverna Nutty Putty, em Spanish Fork, em Utah, nos EUA, a 24 de novembro de 2009.

John, de 26 anos, era um estudante de medicina e morreu após ficar quase 28 horas preso de cabeça para baixo a mais de 200 metros de profundidade na caverna.

John Edward Jones
Fonte: Youtube

Naquele dia, John, o irmão Josh e dois amigos entraram na Nutty Putty e exploraram uma área chamada "The Big Slide" antes de eventualmente se separarem para encontrar áreas mais desafiadoras dentro da caverna.

John que se encontrava à procura de uma área chamada "Canal de Nascimento", viu-se em apuros e decidiu voltar. No entanto, a caverna era tão estreita que ele não conseguia girar, então ele continuou para tentar encontrar uma área onde pudesse se virar, mas acabou por cair numa fenda de 1,5m de cabeça para baixo.

A área que John estava a explorar ainda não tinha sido mapeada. O seu irmão conseguiu voltar, mas antes de sair da caverna falou com John e foi pedir ajuda, então uma equipa de resgate voluntário foi tentar ajudá-lo.

John tinha 1,80m e 86kg e ficou preso de cabeça para baixo por volta das 9 horas da manhã. Mais de 100 homens foram mobilizados para a operação de resgate. 

A operação de resgate foi lenta, com as equipas a tentarem usar ferramentas de pressão no túnel estreito. Durante a tarde, John estava praticamente fora da fenda da caverna, mas ainda a alguns metros abaixo do solo, quando o cabo que era usado para retirá-lo se partiu, impossibilitando o seu resgate.

Durante o período em que esteve, temporariamente, fora da fenda, os bombeiros conseguiram dar-lhe água e comida. Nas horas seguintes em que ficou preso, as condições físicas de John pioraram e ele acabou por não resistir e morreu.

O seu corpo nunca pôde ser resgatado e encontra-se no local até hoje, servindo de alerta para aventureiros que gostam deste tipo de desporto.

A caverna estava fechada desde 2004, quando incidentes aconteceram, e foi reaberta em 2009, poucos meses antes de John decidir explorá-la. Com a sua morte, a caverna foi interditada ao público para sempre.



Fonte: Aventuras na História | Foca na Folga


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Apollo 13

 

Astronautas, tripulantes da missão Apollo 13: Lovell, Swigert e Haise
Fonte: Wikipédia

A Apollo 13 foi um voo espacial tripulado norte-americano que tinha a intenção de realizar o terceiro pouco tripulado na Lua.

Foi lançado a 11 de abril de 1970. Mas a alunagem foi abortada depois de um dos tanques de oxigénio do módulo de comando e serviço Odyssey ter explodido, após dois dias de viagem.

O tanque de oxigénio explodiu durante um procedimento padrão de agitação e o seu conteúdo foi vazado para o espaço, causado por uma ignição resultante de um curto-circuito ocasionado pelo isolamento danificado de um fio interno.

O oxigénio era necessário para a respiração dos astronautas e também para gerar energia elétrica, assim os sistemas de propulsão e suporte de vida do módulo de comando e serviço não poderia mais funcionar.

Os astronautas Jim, Lovell, John Swigert e Fred Haise conseguiram dar a volta à Lua e voltar em segurança para a Terra a 17 de abril, aterrando no oceano Pacífico.



Fonte: Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Roubaram o Cadáver de Charlie Chaplin

Charlie Chaplin (esquerda), caixão de Charlie Chaplin
Fonte: Notícias ao Minuto

Charlie Chaplin (1889-1977) foi um ator, diretor, compositor, roteirista, produtor e editor britânico.

Foi um dos atores da era do cinema mudo, caracterizado pelo uso da mímica e da comédia pastelão.

Atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou os seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um dos seus filmes.

A sua carreira no entretenimento durou mais de 75 anos, desde as suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até à sua morte aos 88 anos de idade.

Charlie faleceu a 25 de dezembro de 1977, em Corsier-sur-Vevey, na Suíça. Fez-se um funeral anglicano privado dois dias depois, como era seu desejo, e foi enterrado no cemitério comunal.

No dia 1 de março de 1978, o seu cadáver foi roubado, com caixão e tudo, por dois imigrantes desempregados, o polaco Roman Wardas e o búlgaro Gantcho Ganev, com o objetivo de pedir dinheiro à viúva de Chaplin, Oona O'Neill.

Durante 10 semanas, a polícia suíça e a Interpol praticamente não encontraram pistas além de telefonemas anónimos nos quais alguns brincalhões diziam estar com o caixão.

Falava-se que o roubo tinha sido feito por antissemitas, contrários a que o corpo de Chaplin, que segundo rumores da época era judeu, repousasse num cemitério anglicano.

Outros diziam que os autores eram nazis enfurecidos pela paródia de Adolf Hitler que Chaplin imortalizou no filme "O Grande Ditador", que se tornou quase tão famosa quanto o próprio ditador alemão.

Também circulou a teoria de que uns admiradores do artista tinham exumado o cadáver para o sepultar na Inglaterra, o seu país natal.

Com a resolução do crime, revelou-se um crime muito mais vulgar. Os dois ladrões eram tão inexperientes e desesperados que primeiro pediram um resgate e depois começaram a negociar o valor.

Primeiro pediram 600 mil francos suíços. A viúva de Charles Chaplin negou-se a ceder e declarou que o seu marido "teria considerado ridícula toda esta situação".

Então os sequestradores experimentaram mudar a moeda e pediram 600 mil dólares americanos. A resposta continuava a ser negativa. Baixaram para 500 mil dólares, mas a viúva não aceitava.

A viúva ficou irredutível até que baixaram o valor para 100 mil dólares. Então aceitou, mas só como parte de uma armadilha para que a polícia os capturasse, pois a mulher de Charlie nunca teve a menor intenção de pagar.

Ficou decidido que o mordomo da família, Giuliano Canese, entregaria pessoalmente aos criminosos uma mala com os 100 mil dólares. Um polícia fez-se passar pelo mordomo e dirigiu o Rolls Royce em direção ao local combinado, mas a má sorte foi tanta que o carteiro local, ao ver um homem desconhecido dirigindo o automóvel da família Chaplin, começou a segui-lo. A polícia prendeu o carteiro por engano e a missão foi abortada.

Mas os ladrões não se renderam e informaram que telefonariam novamente para a casa dos Chaplin para renegociar o resgate a 17 de maio às 9h30.

A polícia lançou uma operação de vigilância nas mais de 200 cabines telefónicas de Lausanne e assim conseguiu deter Roman Wardos, um polaco de 24 anos, e depois o seu cúmplice, o búlgaro, Gantscho Ganwv, de 38.

Os dois homens confessaram que, pressionados pela sua situação económica precária, tinham começado a pensar em cometer um creme que resolvesse os seus problemas sem usar violência. Num dia, quando estavam a ler o jornal, viram a notícia de que alguém tinha roubado um cadáver na Itália e tinha pedido um regate. Então decidiram roubar o cadáver de Chaplin.

Roman Wardos foi considerado o cérebro da operação e foi condenado a quatro anos e meio de trabalhos forçados. Gantscho Ganwv foi condenado a 18 meses.

Ambos enviaram uma carta a pedir desculpa a Oana Chaplin, que os perdoou.



Fonte: Wikipédia | El País


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Coreia do Norte e Coreia do Sul vistas do Espaço, à Noite

Fonte: Fatos Desconhecidos

Na imagem temos a vista do espaço à noite das Coreias. A Coreia do Norte é quase "invisível" quando comparada com a Coreia do Sul.

Há mais de 70 anos, um povo foi dividido em dois, com ideologias e políticas diferentes desenvolveram-se.

Apesar do tamanho geográfico similar, a população da Coreia do Sul, mais de 51 milhões, é quase duas vezes maior que a da Coreia do Norte, mais de 25 milhões.



Fonte: Fatos Desconhecidos | Notícias


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

sábado, 20 de novembro de 2021

Das Schwarze Korps - Jornal da SS

Jornal Das Schwarze Korps
Fonte: filmhauer

Das Schwarze Korps foi o jornal oficial da Schutztaffel (SS).

Foi publicado às quarta-feiras e distribuído gratuitamente.

Cada membro da SS foi incentivado a lê-lo.

Foi criado por um defensor do nazismo, para disseminar e promover as mensagens ideológicas da sua organização e do seu líder, Reichsführer-SS Heinrich Himmler.

O jornal foi usado para reforçar as crenças de Himmler, para identificar e atacar elementos da sociedade alemã que ele considerava inaceitáveis, para aumentar o moral entre os membros da SS, para combater qualquer coisa considerada inimiga do estado nazi e para incentivar a doutrina racial.

O editor-chefe foi o líder da SS Gunter d'Alquen, o editor era Max Amann, da editora Franz-Eher-Verlag.

O jornal era hostil a muitos grupos, com artigos frequentes a condenarem a Igreja Católica, judeus, comunismo, maçonaria e outros.

O jornal foi publicado em cooperação com o Sicherheitsdienst (Serviço de Segurança) que possuía o controlo editorial.

A primeira edição aconteceu a 6 de março de 1935.

Em novembro do mesmo ano, a publicação chegou a 200 mil e em 1944 aumentou para 750 mil.

O jornal teve alguma distribuição fora da Alemanha.

Em algumas ocasiões, o jornal serviu para informar os seus leitores sobre as pesquisas pseudo-científicas que Himmler encomendava para apoiar as suas crenças nos poderes místicos dos antigos antecessores germânicos.

Numa edição, relatou o paradeiro arqueológico (anteriormente desconhecido) dos restos mortais de Henry I, alegando que "as evidências científicas estabeleceram que os restos descobertos durante as escavações na cripta da catedral de Quedlinburg eram de facto os de Henry I".

Rotineiramente continha notícias estrangeiras, análises de ameaças e ensaios teóricos sobre as políticas nazis. 

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.