Imagem retirada do vídeo que mostra o tanque a destruir sinais rodoviários Fonte: Aventuras na História |
A 17 de maio de 1995, na cidade de San Diego, na Califórnia (EUA), um homem roubou um tanque do arsenal da Guarda Nacional e foi alvo de uma perseguição policial que durou, cerca de 22 minutos.
Segundo o Los Angeles Times, pelo menos 40 veículos teriam sido danificados. Assim, como foram danificados postes de energia, sinais, etc.
O homem que conduzia o tanque era Shawn Timothy Nelson, um canalizador e veterano do exército. De acordo com o o Los Angeles Times, Shawn enquanto lutou na Alemanha, esteve num batalhão de tanques, que é o motivo pelo qual sabia conduzir o veículo militar.
Shawn Timothy Nelson Fonte: Yahoo |
Segundo relatos de conhecidos de Shawn, incluindo o seu irmão Scott, a vida de Shawn não andava bem, além de ter perdido os pais anos antes, tinha terminado com a namorada recentemente, enfrentava dificuldades financeiras e estava prestes a ser despejado da sua casa.
A perseguição terminou quando as rodas do tanque travaram numa interseção com uma rodovia. Usando a oportunidade para pôr fim à situação de ameaça à segurança pública, os policias atiraram em Shawn, acabando com ele morto.
O irmão se Shawn, Scott disse no dia seguinte: "O homem que morreu ontem era apenas uma casca da pessoa que amamos. O verdadeiro Shawn morreu há dois anos nas mãos das drogas e do álcool. Sentimos muito por todos os danos causados e muito gratos por ninguém ter sido ferido. (...) Ele não era um louco armado. Ele precisava de ajuda".
Perguntado sobre a atuação da polícia, Scott disse: "Não quero dizer nada sobre a polícia. Estavam a fazer o seu trabalho".
Susan Golding, perfeita de San Diego, declarou na época: "Estou extremamente preocupada com a facilidade com que o indivíduo conseguiu entrar no Arsenal da Guarda Nacional. O arsenal guarda material e equipamentos militares que, quando caídos em mãos erradas, podem ser mortais. As medidas de segurança que estavam em vigor são claramente inaceitáveis.
Pouco depois, foi iniciada uma investigação em relação à segurança do órgão, precedida de um reforço da mesma, para evitar que um novo acontecimento do género voltasse a acontecer.
Em 2002, foi lançado um documentário: "Cul de Sac: A Suburban War Story", que relembra este incidente.
Fonte: Aventuras na História
Sem comentários:
Enviar um comentário