sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Madre Teresa aos 18 Anos

Madre Teresa aos 18 anos

Nasceu em Skopje (Macedónia) a 27 de agosto de 1910, com o nome Anjezë Gonxhe Bojaxhiu.

Aos 18 anos (altura da imagem) entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin na Irlanda, a 29 de setembro de 1928.

O seu sonho era trabalhar na Índia, onde faria um trabalho missionário com os pobres.

Fez os votos de pobreza, castidade e obediência a 24 de maio de 1931, recebendo o nome de Teresa.

Foi enviada para a Índia, para Darjeeling, um local onde as Irmãs de Loreto tinham um colégio. De Darjeeling foi para Calcutá onde passou a ensinar História e Geografia no Colégio de Santa Maria. Mais tarde foi nomeada Diretora.

Deixou o colégio em 1948, dirigiu-se para Patna, para fazer um curto curso de enfermagem.

A 19 de março de 1949, as vocações começaram a surgir entre as suas antigas alunas do colégio. A primeira foi Shubashini. Filha de uma família abastada, disposta a colocar a sua vida ao serviço dos pobres. Outras voluntárias foram-se juntando ao trabalho missionário. Mais tarde chamadas de "Missionárias da Caridade". Em 1949, a constituição da irmandade, começou a ser redigida.

A Congregação de Madre Teresa foi aprovada pela Santa Sé a 7 de outubro de 1950. Em agosto de 1952 é aberto o lar infantil Sishi Bavan e inaugurado o Lar para Moribundos, em Kalighat, ajudando os pobres, doentes e famintos. A partir desta altura a Congregação expandiu-se pela Índia e por vários outros locais do mundo.

Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1979.

A Madre Teresa morreu no dia 5 de setembro de 1997, depois de sofre uma paragem cardíaca. O seu corpo foi transladado para o Estádio Netaji, onde o Cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, celebrou a Missa de corpo presente.

Foi uma religiosa católica, naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003 e canonizada em 2016.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário