sábado, 12 de agosto de 2017

Testemunhas a verem a assinatura do Tratado de Versalhes em 1919

Testemunhas, em cima de cadeiras e móveis, para verem a assinatura do Tratado de Versailles - 1919

O Tratado de Versailhes foi um acordo celebrado pelos países envolvidos na Primeira Guerra Mundial, procurando o fim do conflito.

Foi celebrado em Paris, na França, a 28 de junho de 1919, entrando em vigor a 10 de janeiro de 1920.

O Tratado pôs fim às hostilidades iniciadas em 1914 entre potências europeias, as suas colónias e aliados ao redor do mundo, devolvendo ao continente a paz e determinando as consequências do conflito e os rumos das relações no continente e fora dele.

Um dos principais pontos definidos pelo Tratado foi a instituição da "Liga das Nações", órgão internacional que atuaria como regulador da situação política do mundo, procurando resolver atritos e disputas da forma mais efetiva, zelando pela manutenção da paz e da prevenção ao uso da força.

O Tratado determinava que a Alemanha arcasse com todos os prejuízos causados pela guerra, de maneira considerada por muitos estudiosos, como injusta, o Tratado impunha à Alemanha toda a responsabilidade pelo conflito e pelas suas consequências, principalmente perdas económicas.

Os alemães então tiveram que arcar com pesadas indemnizações  que foram impostas sobretudo pelos ingleses e franceses, que visavam pagar os prejuízos às indústrias e agricultura que proviam o desenvolvimento económico desses países.

Esta exigência fragilizou consideravelmente a economia alemã, já destruída pela própria guerra.

Além disso, a Alemanha também perdeu parte do seu território para os países vizinhos, uma vez que esses territórios acabaram por serem considerados pagamentos de indemnizações de Guerra

As Forças Armadas alemãs também sofreram uma profunda redução em todo o seu poder, pois era temível que a Alemanha se rearmasse e procurasse uma "vingança" contra os vencedores da guerra.

As indemnizações e retaliações ao território alemão causaram uma severa crise económica e alimentaram um sentimento de indignação entre os alemães por conta do entendido exagero nas cláusulas do Tratado.

Estes exageros foram uma justificação dada, anos depois, por Adolf Hitler para a situação do povo alemão e para o conflito de 1939-1945. 


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário