Igreja de S. Francisco de Assis - Porto |
A Igreja de S. Francisco de Assis é um templo em estilo gótico, cuja construção se iniciou no século XIV.
A construção ficou concluída em 1410. Durante o reinado de D. João I (1385-1433) foi realizada uma pintura mural referente à Senhora da Rosa, atribuída a António Florentim, uma das mais antigas pinturas murais intactas de Portugal.
É uma das mais importantes obras do Barroco pelo seu interior em talha dourada, dos séculos XVII e XVIII.
Foi descrita devido à sua talha dourada, pelo Conde de Raczinsky como a "igreja de ouro" e acrescentou "a talha desta igreja é de uma riqueza e de uma beleza que ultrapassa tudo quando vi em Portugal e em todo o mundo".
Em 1833, as instalações conventuais anexas à igreja foram destruídas por um incêndio. O fogo teve origem num tiroteio das tropas Miguelistas no final do cerco do Porto. Após o incêndio, o claustro em ruínas foi arrasado para a construção da Bolsa Comercial do Porto.
Com a extinção das ordens religiosas em 1834, a igreja serviu de armazém da Alfândega até 1839.
Em 1910 foi classificado como Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO em 1996.
A Igreja de S. Francisco de Assis faz parte do Museu da VOTSFP que inclui também a Casa do Despacho e o respetivo Cemitério Catacumbal.
A Casa do Despacho fica localizada em frente à Igreja de S. Francisco de Assis e começou a ser construída em 1726, obra do arquiteto Nicolau Nasoni. O seu interior é composto pela Sala de Sessões, Sala do Tesouro, Sala Exposição e Cemitério Catacumbal onde estão expostas ossadas.
A visitar
Horário:
Horário:
- Novembro a fevereiro: 09h00 às 18h00;
- Março, abril e outubro: 09h00 às 19h00;
- Maio e junho: 09h00 às 19h30;
- Julho, agosto e setembro: 09h00 às 20h00
- Encerrado: 25 de dezembro.
- 4,50€
A minha visita
Visitei esta igreja em junho de 2017, durante uns dias que passei na cidade do Porto. Gostei muito da igreja e das catacumbas/museu que tem junto da igreja. A igreja é muito bonita e é uma pena não se poder fotografar mesmo sem flash, o que me obrigou a comprar uns postais para ter de recordação.
Para quem está a pensar visitar o Porto, esta igreja é praticamente um lugar obrigatório a visitar e fica muito perto do Palácio da Bolsa.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário