Decidi fazer outra série de post's no blog, que consistem em transmitir informações sobre as festas mais tradicionais (uma mais do que outras) em redor do mundo.
2. Dia de Muertos
É uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro.
Esta celebração começa a 31 de outubro e está classificada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto, sendo antes da chegada dos espanhóis.
Antes da chegada dos espanhóis, era comum a prática de conservar os crânios como troféus e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
O festival era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado durante um mês. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacihuatl, conhecida como a "Dama da Morte".
Celebração do Dia de Muertos |
Celebração do Dia de Muertos |
Em recordação aos falecidos, os familiares fazem altares onde colocam oferendas, como a comida, bebida ou música preferida do falecido. Cada altar também tem representações dos quatro elementos: uma chávena para representar a Água, frutos para representar a Terra, velas para representar o Fogo e papéis picados com figuras distintas para o Ar.
Celebração do Dia de Muertos |
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário