quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A Visitar: Santuário de Santa Luzia

Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo
Também conhecido como Templo-Monumento de Santa Luzia ou Templo do Sagrado Coração de Jesus em Santa Luzia.

Localiza-se no alto do monte de Santa Luzia, na cidade de Viana do Castelo.

O monumento glorifica o nome de Santa Luzia, advogada da vista a quem o Capitão de Cavalaria Luís de Andrade e Sousa recorre, na extinta capela de Santa Luzia, com um grave problema de visão. Já se recuperando, institui a Confraria de Santa Luzia, como forma de gratificar a graça recebida.
Santa Luzia
A sua construção começou em 1904, por iniciativa da Confraria de Santa Luzia.
Até 1910 as obras de construção desenvolveram-se com entusiasmo, até à proclamação da República, quando as obras abrandaram, agravando-se ainda mais durante a Primeira Guerra Mundial.

Em 1921, a anterior capelinha de Santa Luzia foi demolida e, a 22 de agosto de 1926, ficou concluída a capela-mor do monumento que, logo a partir dessa data, foi aberta ao culto, pelo Arcebispo Primaz, D. Manuel Vieira de Matos.

Em 1925, as obras passaram a ser dirigidas pelo Arquiteto Miguel Nogueira, discípulo de Ventura Terra que ficara cego, sendo que, a partir desta altura, os trabalhos entraram em andamento mais acelerado.

O Arquiteto Miguel Nogueira é também o autor dos desenhos dos altares e dos púlpitos.

As obras ficaram concluídas, apenas, em 1953.

As Peregrinações ao Santuário de Santa Luzia remota ao ano de 1918, quando Portugal foi fortemente afetado pela epidemia da peste bubónica, da qual resultaram inúmeras vítimas, o Arciprestado de Viana fez um voto de que, se esse flagelo fosse extinto, iria em peregrinação anual, ao cimo da montanha, manifestar o ser reconhecimento pela mercê divina de ser extinto tão terrível flagelo.
Após a extinção da peste e, desde então, as populações de todas as localidades do distrito de Viana do Castelo sobem em peregrinação até junto da imagem do Sagrado Coração de Jesus.
As peregrinações acontecem por volta do mês de junho.


A visitar

Horário:
  • Confissões: 14h00 às 15h30
  • Eucaristias de preceito: 11h00 e 16h00
  • Eucaristia da semana: 16h00
  • Terço diário: 15h30
  • Via Sacra: última Sexta-feira às 15h00
  • Adoração do Santíssimo: 1.ª Sexta-feira às 15h00 e 1.º Domingo às 15h00
  • Museu: Inverno: 8h00 às 17h00 - Verão: 8h00 às 19h00
Preço:
  • Gratuito

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário