segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Zoo Humano

Famílias Africanas exibidas num Zoo Humano na Bélgica, em 1958

Zoo Humano foi uma atitude cultural que permaneceu nos Impérios Coloniais até à época da Segunda Guerra Mundial.

Eram feitas exposições das pessoas oriundas das colónias para o público das metrópoles pudessem ver, nomeadamente eram tribos expostas em situações forçadas num ambiente reconstituído.

Estes Zoos eram bastante populares na Europa e na América do Norte.

A última destas exposições ocorreu em 1958, em Bruxelas, na Bélgica (IMAGEM), onde foi exposta numa jaula o que era considerada pelos expositores como uma "autêntica família de uma aldeia do Congo".

O argumento para a existência destes Zoos era o estudo das diferentes etnias, servindo para justificar teses absurdas, como a que afirmava que o negro africano seria o elo biológico entre o homem branco ocidental e o macaco.

Na prática o que era exposto eram homens, mulheres, desde idosos a crianças de diversas etnias como africanas, indígenas ou esquimós fechados em jaulas, como animais ou em espaços que imitavam os seus "ambientes naturais". Tudo isto era observado pelos curiosos brancos que visitavam estes locais para ver como estas pessoas, supostamente, viviam nas suas sociedades.

Outra justificação era a de mostrar a superioridade dos povos ocidentais, devido à comparação das culturas, mostrando que eram povos não tão desenvolvidos a nível tecnológicos. Nestas exposições, as pessoas podiam ser enjauladas juntamente com animais, como macacos, numa tentativa de mostrar aos visitantes que aqueles povos e culturas tinham mais semelhanças ao mundo animal do que com o humano.

Foi a partir do século XX que estas exposições começaram a ser rejeitadas, devido às condições degradantes e perversas perante a dignidade humana daqueles que eram expostos, quanto por conta do carácter explicitamente discriminatório e racista inserido nesta prática, o que levou ao gradual desaparecimento destes locais.

Outras imagens do tema
Casal de noivos da Tribu Zulu, levados de África para um Zoo Humano em Londres - 1896

Índios Galibi, expostos na França em 1893
Criança africana exibida no Zoo Humano da Bélgica, em 1958


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário