sábado, 28 de outubro de 2017

Rahotep e Nofret - Casal Egípcio

Escultura de Rahotep e Nofret

A escultura retratava um casal egípcio do tempo da IV dinastia. Ele era um funcionário e ela uma princesa.

O casal tornou-se famoso devido à escultura em pedra calcária pintada que se encontra em excelente estado de conservação que pode ser visto no Museu Egípcio do Cairo.

A obra está datada de cerca de 2600 a.C.

A estátua masculina mede 1,20 metros e a feminina 1,18 metros de altura, o que é algo contrário às outras esculturas egípcias, pois nesta escultura a mulher apresenta praticamente o mesmo tamanho que o seu marido.

De acordo com as convenções da arte egípcia, o corpo do homem está pintado de vermelho e o da mulher de amarelo claro.

A estátua de Rahotep apresenta a particularidade de possuir um bigode, um elemento raro em representações masculinas do Antigo Egito.

A obra foi encontrada em 1871 pela equipa de Auguste Mariette na mastaba (forma de túmulo egípcio antigo) do casal situada a norte da pirâmide de Seneferu em Meidum.
Auguste Mariette
Os trabalhadores que escavaram o local terão fugido assustados quando as luzes das tochas se refletiram nos olhos das estátuas.

Rahotep seria talvez filho de Seneferu (primeiro rei da IV dinastia) ou de Huni (último rei da III dinastia). Não se sabe quem seriam os pais de Nofert, nem se o casal tinha filhos.
Rei Seneferu e Rei Huni
Descrição:
A escultura e a pintura obedeciam a padrões rígidos de representação da figura humana.

O busto de Nofret, transparecem os seios rígidos, sob a veste está pintado um largo colar do tipo usekh, que reproduz uma jóia muito difundida no Antigo Egito. Trata-se de uma jóia formada por muitas voltas de pérolas com diferentes formas, materiais e cores, que terminam com uma fila de pingentes em formato de gota.

Na escultura há hieróglifos pintados em preto sobre fundo branco dos espaldares. O texto reproduzido com perfeita igualdade nos dois lados da cabeça de Nofret diz o nome da falecida, precedido do título Rekhet Nesu ("aquela que conhece o rei"), expressão que dá a informação da proximidade privilegiada da esfera real.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário