segunda-feira, 28 de maio de 2018

"A Turma da Mónica"

A Turma da Mónica, de Maurício de Sousa
A Turma da Mónica é uma série de banda desenhada criada pelo cartunista Maurício de Sousa.

A série começou em 1959 com uma série de tirinhas de jornal, na qual os personagens principais eram Bidu e Franjinha.

A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação de Mónica e Cebolinha, entre 1960 e 1963, que passaram a ser os protagonistas.
Mónica, da Turma da Mónica
Desde 1970, na forma de revista de banda desenhada, os personagens já foram publicados por diversas editoras, somando quase duas mil revistas já publicadas para cada personagem. Além disso, também segue com a publicação especial de tiras no formato de bolso pela Panini e pela L&PM.

A Turma da Mónica tem uma extensa quantidade de personagens principais e secundários. As principais são:
- Mónica
- Cebolinha
- Cascão
- Magali
- Chico Bento
Cada um destes personagens tem a sua própria revista de banda desenhada.
Personagens da Turma da Mónica
Outros personagens de outras séries de Maurício de Sousa também estão incluídos na Turma da Mónica, fazendo cruzamentos ou citações um sobre o outro em várias histórias, entre vários outros personagens.

O principal cenário das histórias é o bairro fictício de "Limoeiro", numa cidade brasileira.

A maioria das histórias se concentra na vida quotidiana dos personagens principais e, ocasionalmente, sobre os personagens secundários.

As históricas com a Mónica e o Cebolinha giram em torno do eterno conflito entre os dois. O Cebolinha é um causador de problemas e valentão que sempre tenta repreender a Mónica ou roubar o seu coelhinho de peluche, chamado Sansão, para dar nós nas orelhas do coelho, sendo que Mónica vinga-se sempre ao bater neles com o seu coelho de peluche, muitas vezes deixando-os magoados e com os olhos roxos.
Cebolinha, da Turma da Mónica
O Cebolinha, muitas vezes, faz planos, chamados de "infalíveis", contra a Mónica, como fazer várias armadilhas e às vezes usa certas invenções, das quais muitas feitas por Franjinha, protagonista de muitas histórias, mas o Cebolinha perde sempre no final.
Franjinha, da Turma da Mónica
As histórias sobre o Cascão, geralmente, concentram-se na sua propensão para a sujeira e bagunça e o seu medo de água, sem nunca ter tomado um banho na vida, e sendo constantemente ameaçado por vilões, muitos membros de uma organização secreta chamada S.U.J.O.C.A., ou os seus amigos para tomar um banho.
Cascão, da Turma da Monica
As histórias com a Magali, geralmente, se concentram com a sua gula, com uma capacidade sobre-humana para comer, sem nunca engordar e às vezes roubando a comida dos seus amigos. 
Magali, da Turma da Mónica
A Turma da Mónica tem revistas de bandas desenhadas e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas, sendo que a marca foi expandida para outras áreas ao longo dos anos, como livros, brinquedos, discos, CD-ROMs, jogos eletrónicos, etc.

As personagens da Turma da Mónica são os protagonistas do que se pode ser considerada a primeira série de animação brasileira. Depois de ser apresentada na televisão a partir de meados da década de 1960, as histórias completas começaram a ser produzidas em 1976 e distribuídas através de compilações de filmes durante os anos de 1980 e 1990.

Atualmente, o desenho animado é exibido no Brasil pelo Cartoon Network, Tooncast e Boomerang. Em Portugal, os episódios do desenho animado passaram na RTP 2 em 2008 e na SIC K em 2015.

Além das séries, os personagens também entraram em quatro filmes de animação:
- As Aventuras da Turma da Mónica (1982)

- A Princesa e o Robô (1983)
- Cine Gibi (2004)
- Uma Aventura no Tempo (2007)

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário