sábado, 26 de maio de 2018

O Casamento de Meghan e Harry

Harry e Meghan na Capela de Saint-George
Aconteceu a 19 de maio de 2018, sábado, o casamento entre a norte-americana Meghan Markle e o príncipe Harry, o sexto na linha de sucessão ao trono britânico.

O casamento teve lugar na capela de Saint-George, no castelo de Windsor, em Londres.

Harry chegou à capela de St. George às 11h35, acompanhado do irmão, o seu padrinho de casamento. Ambos vestidos com uniforme militar.
Harry e William na chegada à Capela de Saint-George
A noiva chegou às 11h57, tendo sido levada ao altar pelo príncipe Carlos, depois de alegadamente por questões de saúde o seu pai não poder estar presente neste dia.
Meghan na chegada à Capela de Saint-George com a mãe, Doria

Príncipe Carlos leva Meghan ao altar
A cerimónia religiosa começou às 12h06, e foi conduzida pelo deão de Windsor, o reverendo David Conner, sendo o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, a oficializar a união.
Os noivos e o arcebispo da Cantuária, Justin Welby
Meghan Markle levou um vestido de noiva criado pela estilista britânica Clare Waight Keller, diretora artística da casa de alta-costura francesa Givenchy.
Os já casados, Harry e Meghan, onde se pode ver com algum pormenor o vestido de Meghan, na saída da Capela de Saint-George
O vestido, longo e com uma grande cauda, chamou a atenção pela sua simplicidade, que, no entanto, escondia alguns pormenores.

Em comunicado, a casa real britânica explicou o conceito do vestido, bem como os pedidos da noiva: “O foco do vestido é o decote em barco que graciosamente molda os ombros e enfatiza a esbelta cintura esculpida. As linhas do vestido estendem-se para as costas, onde a cauda flui em dobras redondas macias, protegidas por uma saia de baixo em tripla organza de seda. As finas mangas de três quartos acrescentam uma nota de modernidade refinada”.

A noiva tinha um véu de cinco metros feito de tule de seda, com flores bordadas à mão com fios de seda e organza”, pode ler-se no comunicado, que dá conta de um pedido específico da noiva.
Meghan na entrada da Capela de Saint-George, onde se pode ver com algum pormenor o véu
Meghan Markle quis homenagear os 53 países da Commonwealth, pelo que Clare Keller projectou um véu representando a flora característica de cada país da Commonwealth. Foi feita uma pesquisa exaustiva sobre a flora de cada país, para garantir que cada uma das flores é única e não se repete.

A tiara de diamantes emprestada pela rainha Isabel II, datada de 1932 que pertenceu à rainha Maria. Os brincos e a pulseira são da casa Cartier, enquanto os sapatos são “baseados numa criação da Givenchy”, na qual se destacam os “apontamentos de cetim”.
Meghan, onde se pode ver a tiara em pormenor
O buquê da noiva, segundo uma fonte oficial, algumas das flores que o compuseram foram colhidas pelo próprio príncipe Harry, nos jardins do palácio. Ele terá entregue à florista, Philippa Craddock e que montou o buquê.
Os já casados, Harry e Meghan, e o pormenor do buquê
A flor escolhida por Harry é a miosótis, também conhecida como "não-me-esqueças", flores favoritas da princesa Diana. Além destas, o buquê tinha jasmins, lírios-do-vale, astibes e astrantias.

Em jeito de homenagem à mãe, Harry deixou uma cadeira livre ao lado direito de William, que tinha o pai, o príncipe Carlos, ao lado esquerdo.

Depois de 1h10 de cerimónia religiosa, os duques de Sussex, Harry e Meghan, saudaram ao início da tarde os súbditos do Reino.

O primeiro beijo enquanto casados aconteceu à porta da capela.
O primeiro beijo depois de casados de Harry e Meghan à porta da Capela de Saint-George
Depois da cerimónia, os recém-casados percorreram 3,2Km de carruagem.
Os recém-casados durante o seu percurso de carruagem
O fotografo oficial do casamento foi Alexi Lubomirski, o mesmo responsável pelas imagens do noivado. Alexi disse à BBC como foi captar o momento da foto de Harry e Meghan a preto e branco numa pose romântica e cúmplice, disse "Tivemos cerca de três minutos e meio para tirar algumas fotos rápidas porque tudo estava cronometrado ao minuto. Este foi apenas um daqueles momentos mágicos quando somos fotógrafos e tudo se encaixa. Disse-lhes apenas: 'antes de entrarem, sentem-se nas escadas'. E ela apenas caiu entre as pernas dele e houve um momento em que se estavam a rir porque estavam exaustos e a pensar que finalmente estava tudo acabado. Foi um desses belos momentos."
Foto oficial do casamento real de Harry e Meghan - O casal
Foto: Alexi Lubomirski
Quanto à imagem em que podemos ver a família real reunida na Sala Verde de Windsor, o fotógrafo partilhou as ideias sobre aquilo que pretendia fazer: "Não queria que resultasse numa foto de uma equipa desportiva ou uma foto do exército, arregimentada e linear. Então nós conversámos sobre como poderíamos quebrá-la e obter algum ritmo e assimetria e tudo se resumiu a pequenas coisas - nada louco. " E continuou: "queríamos algumas pessoas sentadas, algumas pessoas em pé, crianças no colo dos pais".
Foto oficial do casamento real de Harry e Meghan - A Família
Foto: Alexi Lubomirski
Alexi já tinha feito uma declaração oficial sobre a experiência no casamento do ano: "Foi uma incrível honra e privilégio documentar a inspiradora jornada do Duque e da Duquesa de Sussex sobre amor, esperança e família; desde as fotos de noivado até o casamento oficial e os retratos de família no sábado. Este foi um belo capítulo na minha carreira e na minha vida, que felizmente nunca vou esquecer. "
Foto oficial do casamento real de Harry e Meghan - Meghan e os seus pajens e daminhas
Foto: Alexi Lubomirski
Como é tradição, os convidados do casamento receberam lembranças deste dia especial. Os 2640 membros do público que assistiram ao casamento real dentro do castelo de Windsor receberam um saco uma alça azul e no qual estavam gravadas as iniciais dos noivos, a data e o local do enlace. O saco continha um íman, uma miniatura de bolo, uma garrafa de água do castelo de Windsor, o programa do casamento e um voucher de 20% para a loja do castelo.
Saquinhos de lembranças do casamento real de Harry e Meghan
À comunicação social foi oferecido um saco com água e chocolate.

O carro utilizado por Harry para levar Meghan até à receção da festa do casamento, foi um Jaguar azul. O carro é movido a eletricidade, o modelo custa 350 mil libras esterlinas e foi feito em 1968, adaptado posteriormente para ser movido a eletricidade.
Harry e Meghan a caminho da festa de casamento num carro Jaguar azul que foi conduzido pelo príncipe
Meghan com o seu segundo vestido de casamento usou uns brincos que custam cerca de 68 mil dólares, o conjunto é de ouro branco 18 quilates cravejado com 1.89 quilates de diamantes, e é vendido pela grife Cartier. Foi nesta altura que Meghan usou o anel que pertenceu à mãe de Harry, um anel de cocktail com um diamante azul em corte esmeralda.
Meghan e Harry a caminho da festa de casamento onde são visíveis os brincos e o anel que terá pertencido à mãe de Harry, Diana
O segundo vestido, escolhido para a receção dos convidados Meghan escolheu um modelo mais justo, com decote alto a envolver o pescoço e parte das costas descobertas, da estilista Stella McCartney. Usou uns sapatos em cetim azul claro com solas da mesma cor.
Meghan e Harry a caminho da festa de casamento onde é visível o segundo look dos noivos, em especial o segundo vestido de Meghan 
Oficializada a união, 600 convidados foram até St. George’s Hall, no castelo de Windsor, onde acontece o copo de água. O menu incluiu uma lista de canapés doces e salgados, três pratos e o tradicional bolo de noiva.
- Canapés salgados incluiu:
  • Lagostins escoceses envoltos em salmão fumado com “crème fraiche” de citrinos;
  • Espargos ingleses grelhados enrolados em fiambre da Cúmbria;
  • Panna Cotta de ervilhas do jardim com ovos de codorniz e verbena limão;
  • Tomate com tártaro de manjericão e pérolas de balsâmico;
  • Frango do campo escalfado com iogurte levemente temperado com damasco assado;
  • Croquete de cordeiro de Windsor, legumes assados e geleia de chalota;
  • Espargos quentes com mozzarella e tomate seco ao sol.
- Canapés doces inclui:
  • Macarons de champanhe e pistáchio;
  • Tarteletes de “crème brulée” de laranja;
  • Tarteletes miniatura de crumble de ruibarbo.
- A seguir aos aperitivos foram servidos três pratos:
  • Fricassé de frango do campo com cogumelos morel e alho francês;
  • Risoto de ervilhas e hortelã com brotos de ervilha, óleo de trufas e crocante de parmesão;
  • Barriga de porco de Windsor assada lentamente durante dez horas com compota de maçã.
Depois será servido o Bolo da Noiva, que será uma receita que inclui uma base de pão-de-ló, xarope de flores de sabugueiro da residência da rainha, recheio de limão da costa Amalfitana (Itália) e um creme de manteiga de flor de sabugueiro a unir todos os elementos. O bolo foi partido em três partes e decorado com merengue suíço e 150 flores frescas.
Bolo da noiva, do casamento real de Harry e Meghan
Curiosidades:
- O príncipe George usou calças pela primeira vez, aos 4 anos de idade. Antes do casamento ele só apareceu publicamente a usar calções, devido a uma tradição real.
Príncipe George a usar calças durante o casamento do seu tio Harry
- As cores de uma das fotos oficiais, em tons de verde, foram estrategicamente pensadas para unir tanto o cenário quanto os detalhes. Os buquês usados pela noiva e pelas damas de honra foram montados com flores verdes e brancas. A sala escolhida para a foto, o Salão Verde do castelo de Windsor, manteve a unidade visual. Também a mãe da noiva, Doria Ragland e a rainha Isabel II se vestiram em tons de verde e estão estrategicamente posicionadas para balancear os pontos de cor pela sala.
Rainha Isabel II na chegada à Capela de Saint-George, onde é visível a cor verde na sua roupa
- Não faltaram referências à princesa Diana, durante o casamento. Das flores do buquê ao anel, diversos detalhes homenagearam a mãe de Harry. Um destes detalhes é o sofá verde que aparece na foto oficial do casamento. Numa das imagens Harry aparece sentado no mesmo sofá em que a sua mãe o segurou na foto tirada no dia do seu batizado, em 1984.
Harry às costas da sua mãe, a princesa Diana
- Pensa-se que o vestido que Meghan Markle terá sido inspirado no da primeira noiva negra da monarquia ocidental. A 29 de janeiro de 2000, Angela de Liechtenstein casou-se com o príncipe Maximiliano de Liechtenstein, tornando-se na época a primeira noiva negra da monarquia ocidental. O vestido que Angela usou foi desenhado por ela mesma e apresenta nítidas semelhanças com o escolhido por Meghan. Uma escolha que se traduz numa referência histórica, até porque Meghan é a primeira afrodescendente a chegar à casa real britânica.
Casamento de Angela e Maximiliano de Liechtenstein, a primeira noiva negra da monarquia ocidental - este vestido terá servido de inspiração para o de Meghan Markle
- Meghan deixou o seu buquê no Túmulo do Soldado Desconhecido respeitando assim uma tradição dos casamentos reais britânicos que já acontece há quase 100 anos, depositou-o na manhã da segunda-feira seguinte ao casamento (21 de maio), no Túmulo, dentro da Abadia de Westminster, em Londres. Este Túmulo foi criado em 1920 como local de descanso para um corpo de um soldado morto na Primeira Guerra Mundial que não foi identificado e logo se tornou local de homenagens a todos os militares que morreram em combate pelo Reino Unido.
Buquê de Meghan no Túmulo do Soldado Desconhecido, na Abadia de Westminster
Esta tradição de deixar o buquê de casamento no Túmulo começou em 1923, quando Elizabeth Bowes-Lyon, mãe de Isabel II, fez o gesto antes da cerimónia de casamento com o futuro rei George VI, esta depositou-o lá para homenagear o seu irmão mais velho, Fergus, que morreu em batalha em 1915.
Casamento de Elizabeth Bowes-Lyon e do futuro rei George VI, pais da rainha Isabel II - Elizabeth foi a primeira noiva a deixar o seu buquê no Túmulo do Soldado Desconhecido.

Convidados:
Muitos foram os convidados para o casamento real, aqui ficam algumas imagens de alguns dos convidados e os seus looks:

  • Rainha Isabel:
Rainha Isabel II
  • Kate, Duquesa de Cambridge e a filha, Princesa Charlotte:
Princesa Charlotte e Kate, Duquesa de Cambridge
  • Camilla, Duquesa da Cornualha:
Camilla, a Duquesa da Cornualha
  • Princesa Eugenie, Andrew Duque de York e a Princesa Beatrice:
Princesa Eugenie, Andrew Duque de York e a Princesa Beatrice
  • Sarah Ferguson, Duquesa de York e o ex-marido, Andrew Duque de York:
Sarah Ferguson e o ex-marido Andrew Duque de York
  • Charles Spencer (irmão da princesa Diana) e a mulher Karen:
Charles e Karen Spencer
  • Sir John Major (antigo Primeiro-Ministro britânico) e a mulher Dame Norma Major:
Sir John Major e a sua mulher Dame Norma Major
  • Doria Ragland, mãe de Meghan:
Doria Ragland
  • Pippa e James Matthews:
Pippa e James Matthews
  • George e Amal Clooney (ator):
Amal e George Clooney
  • Patrick J, Adams (ator) e a mulher Troian Bellisario:
Patrick J. Adams e a mulher, Troian Bellisario
  • Cressida Bonas (atriz e ex-namorada de Harry):
Cressida Bonas
  • Idris Elba (ator) e a mulher Sabrina Dhowre:
Idris Elba e a mulher Sabrina Dhowre
  • James Corden (ator) e a mulher Julia Carey:
James Corden e a mulher Julia Carey
  • Gabriel Macht (ator) e a mulher Jacinda Barrett:
Gabriel Macht e a mulher Jacinda Barrett
  • David (ex-jogador de futebol) e Victoria Beckham (cantora):
David e Victoria Beckham
  • Oprah Winfrey (apresentadora):
Oprah Winfrey
  • Carey Mulligan (atriz) e Marcus Mumford (cantor):
Carey Mulligan e o marido Marcus Mumford
  • Serena Williams (tenista) e Alexis Ohanian:
Serena Williams e o marido Alexis Ohanian
  • Abigail Spencer (atriz) e Priyanka Chopra (atriz):
Abigail Spencer e Priyanka Chopra
  • David Furnish e Elton John (músico):
David Furnish e o marido Elton John
  • Chelsy Davy (ex-namorada de Harry):
Chelsy Davy
  • Joss Stone (cantora):
Joss Stone
  • James Blunt (cantor) e a mulher, Sofia Wellesley
James Blunt e a mulher Sofia Wellesley

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário