Pintura "Whistler's Mother" de James McNeill Whistler de 1871 |
Trata-se de uma pintura a óleo sobre tela, do pintor americano James McNeill Whistler. Com o verdadeiro nome "Arrangement in Grey and Blac No. 1".
A pintura tem 144,3 x 162,4 cm, trata-se de um ícone da arte americana, apesar de raramente se encontrar nos EUA.
A pintura retrata a mãe do pintor, Anna McNeill Whistler, esta posou para a pintura enquanto vivia em Londres com o seu filho.
Existem várias teorias sobre a obra, uma é que Anna teria substituído outro modelo ou que James tinha planeado a pintura com o modelo em pé, mas que seria muito desconfortável colocar a mãe de pé por um período muito longo.
A obra foi apresentada na 104.ª Exposição da Royal Academy of Art, em Londres, em 1872, mas obteve rejeição por parte da Academia. Este acontecimento agravaria a relação entre James e o mundo da arte britânica e seria a última pintura que apresentaria para aprovação da Academia.
Seja qual for o nivel de afeto entre o pintor e a sua mãe, a pintura tornou-se posteriormente, nos EUA, um ícone para a maternidade, afeição para os pais e valores familiares em geral.
Um exemplo disso foi quando em 1934, os correios dos EUA emitiram um carimbo com a imagem estilizada da pintura, acompanhada do slogan: "Em memória e em honra das Mães da América".
A pintura foi adquirida em 1891 pelo Museu de Paris du Luxembourg.
A pintura foi o tema central da trama do "Bean: The Ultimate Disaster Movie" de 1997.
Whistler's Mother foi também alvo de paródia em diversas campanhas publicitárias e recriada por vários artistas.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário