quinta-feira, 10 de maio de 2018

Diva Cientista

Hedy Lamarr
Hedwig Eva Maria Kiesler nasceu em Viena, a 9 de novembro de 1914.

Filha de pais judeus, estudou ballet e piano ate aos 10 anos de idade. Mais tarde trabalhou com Max Reinhardt, em Berlim, foi considerada, por ele, a "mais bela mulher da Europa".

Durante a adolescência, fez diversos papéis em filmes alemães.

No início de 1933 entrou no filme de Gustav Machatú, "Êxtase", um filme feito em Praga, que a deixou famosa por aparecer nua, correndo entre as folhagens, mergulhando num lago e simulando um ato sexual com simulação de um orgasmo.

Casou-se com Friedrich Mandl, um fabricante de armas 13 anos mais velho, em agosto de 1933, com o qual ficou casada durante 4 anos. O seu marido era muito ciumento e milionário e gastou uma fortuna na tentativa de readquirir e destruir as cópias do seu filme.
Friedrich Mandl
Hedy acompanhava o seu marido em diversos jantares com a ascendente elite nazi, com a qual o seu marido tinha relações. De acordo com a sua autobiografia, em 1937 persuadiu Friederich a autorizá-a a comparecer a uma festa usando todas as suas jóias, depois o drogou e, com a ajuda de uma empregada, fugiu do país levando consigo as valiosas jóias.

Em Hollywood, a sua estreia foi em "Algiers" em 1938. Entre os seus filmes destacam-se "Boom Town", em 1940, "White Cargo", em 1942, e "Tortilla Flat", em 1942.
Filme "Algiers" de 1938
Hedy casou-se em 1939 com Gene Markey, um roteirista e produtor, adotaram um filho em 1941, nascido dois anos antes, James Lamarr Markey, o casamento terminou nesse mesmo ano.
Hedy Lamarr e Gene Markey
Em 1943 casa-se com John Loder, um ator, tiveram casados até 1947 e juntos, tiveram dois filhos, Anthony Loder, nascido em 1947 e Denise Loder nascida em 1945.
John Loder e Hedy Lamarr com a filha Denise
Entre 1940 e 1949 fez 18 filmes, apesar de ter tido dois filhos durante essa época.

Deixou a MGM em 1945, estrelou o seu maior sucesso na personagem de Dalila em "Sanson and Delila", filme de Cecil B. DeMille, em 1949, ao lado de Victor Mature.
Filme "Sanson e Dalila" de 1949
Esteve casada de 1951 a 1952 com um empresário de um clube noturno,

Estrelou, também, na comédia "My Favorite Spy", ao lado de Bob Hope, em 1951, e então a sua carreira entrou em declínio. Esporadicamente entrava em filmes após 1950.
Filme "My Favorite Spy" de 1951
Em 1953 casa-se com W. Howard Lee, um texano do ramo petrolífero. Hedy naturalizou-se norte-americana a 10 de abril de 1953.
W. Howard Lee e Hedy Lamarr
Casa-se com o advogado do seu divórcio, Lewis J. Boies em 1963 e divorciaram-se em 1965.
Hedy Lamarr e Lewis J. Boies
Durante a Segunda Guerra Mundial, criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazis que patenteou em 1940, usando o seu verdadeiro nome.

A ideia surgiu ao lado do compositor George Antheil em frente a um piano. O seu projeto só foi concretizado em 1962, quando o aparelho passou a ser utilizado pelas tropas militares dos EUA em Cuba, quando a patente já tinha expirado, a empresa Sylvania então adaptou a invenção.
George Antheil
Ficou desconhecida, ainda, até 1997, quando a Electronic Frontler Foundation deu a Hedy Lamarr um prémio pela sua contribuição.

A ideia do aparelho de frequência de Hedy Lamarr e de Antheil serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação.

Voltando aos palcos, o seu último filme foi em 1958, "The Female Animal". Nos anos 1960, ainda tentou conseguir um papel no filme "Picture Mommy Dead" de 1966 mas foi mal-sucedida.
Filme "The Female Animal" de 1958
Em 1966 foi detida, sob acusação de furto, numa loja em Los Angeles, mas as acusações acabaram por ser retiradas.

A curta metragem "Hedy" foi feita em 1966 e a autobiografia da atriz "Ecstasy and Me" no mesmo ano foi escrita em colaboração com Leo Guild e Cy Rice.
Autobiografia "Ecstasy ans Me" de Hedy Lamarr, de 1966
Em 1991, Hedy foi novamente detida por furtar medicamentos no valor de pouco mais de 20 dólares, numa loja na Florida. Hedy não contestou a acusação para evitar aparecer no tribunal e, em troca da promessa de não infringir mais nenhuma lei por pelo menos um ano, as acusações foram novamente retiradas.

Nos seus últimos anos, a atriz viveu fechada na sua casa, em Casselberry, em Orlando, onde morreu a 19 de janeiro de 2000, aos 86 anos.

As causas da sua morte terão sido insuficiência cardíaca, doença crónica da válvula cardíaca e doença cardíaca arteriosclerótica.

Conforme o seu desejo, o seu filho levou as suas cinzas para a Áustria e espalhou-as nos Bosques de Viena. Em 2014, um túmulo simbólico foi construído no Cemitério Central de Viena, na Áustria.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário