Boneca de Oskar Kokoschka Fonte: Aventuras na História |
Oskar Kokoschka foi um famoso pintor e escritor austríaco.
Pintor Oskar Kokoschka Fonte: Wikipédia |
Fez parte do movimento expressionista e destacava-se em Viena pelas suas cores vibrantes e radical intensidade nas suas obras.
Mas a sua vida pessoal não foi tão próspera quanto a sua carreira.
O pintor viveu um caso avassalador com Alma Mahler, uma socialite e compositora austríaca, viúva do compositor Gustav Mahler. Mas a paixão cresceu de tal forma que se tornou uma obsessão.
Alma Mahler Fonte: Literary Hub |
Kokoschka alistou-se para lutar na Primeira Guerra Mundial, alistando-se no exército austríaco. Quando voltou, com inúmeras feridas da guerra, descobriu que Mahler tinha-se casado com o seu ex-amante Walter Gropius.
O pintor não conseguiu superar a perda da sua amada. Então decidiu arranjar uma forma de mantê-la consigo.
Então, entrou em contacto com um fabricante de bonecas para recriar uma boneca em tamanho real, que se parecesse com a sua amada em todos os sentidos.
Kokoschka não manteve segredo sobre este seu pedido. Ele tratava a boneca como se ela fosse realmente uma pessoa, levando-a na sua carruagem e usando-a como modelo para as suas pinturas - tudo o que fazia com Mahler.
Algumas das suas mais famosas pinturas foram inspiradas na sua boneca:
- Woman in Blue, de 1919
Pintura "Woman in Blue" de Oskar Kokoschka Fonte: useum |
- Painter with Doll, de 1920/21
Pintura "Painter with Doll" de Oskar Kokoschka Fonte: Aventuras na História |
- At the Easel, de 1922
Pintura "At the Easel" de Oskar Kokoschka Fonte: Arthive |
O romance entre o Kokoschka e a boneca terminou na noite em que ele bebeu demais. Num ataque de raiva, o pintor colocou a boneca sentada no seu jardim, atirou vinho no seu corpo, partiu a garrafa na mesma e a decapitou.
O pintor exilou-se em Praga, em 1934, por razões políticas, e lá conhece Olga Palkovska, com quem se casou. Em 1938, devido à ocupação nazi da Checoslováquia, abandonou o seu estúdio na Moldávia e foge com a sua mulher para Londres.
Em 1953, instala-se em Villeneuve, na Suíça, onde passa os últimos 27 anos da sua vida. Faleceu em Montreux, na Suíça, a 22 de fevereiro de 1980.
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário