terça-feira, 6 de outubro de 2020

Cidade Fantasma: Ordos

O terceiro post de Cidades Fantasma leva-nos até à cidade de Ordos, na China.

Cidade Fantasma de Ordos - China
Fonte: Mega Curioso

Ordos fica localizada no sudoeste da Mongólia Interior (China).

O território tem uma área de 86,752 km quadrados que cobre a maior parte do Deserto de Ordos.

Geograficamente a cidade divide-se em quatro zonas: uma área de colinas a este, altas montanhas a oeste e no centro, desertos de areia a norte e a sul, e a planície da margem sul do Rio Amarelo.

A Cidade de Ordos foi fundada a 26 de fevereiro de 2001, no que antes era a liga de Ikh Juu.

Foi projetada e construída para abrigar uma população de mais de 1,3 milhões de habitantes, no entanto, por problemas decorrentes de financiamentos imobiliários, os moradores regionais preferiram outros centros urbanos ou permaneceram nas suas residências rurais e apenas 2% das suas construções foram comprados, tornando-se na maior "cidade fantasma" chinesa.

Hoje em dia no distrito de Kangbashi, planeado para receber uma população de mais de um milhão, é lar de 20 mil pessoas solitárias, deixando 98% do local ainda sob construção ou completamente abandonado.

Uma reportagem da AlJazeera, de novembro de 2009, mostrou a cidade de Ordos para uma audiência mundial, e a história correu no ano seguinte até à Time Magazine. Desde então, jornalistas e fotógrafos, representando diversas publicações renomadas mundialmente, capturam as ruas vazias da cidade.

Neste link poderão ver um turista, Darmon Richter, que visitou a cidade: https://gizmodo.uol.com.br/cidade-fantasma-ordos-china/

O lugar não é uma cidade fantasma devido a problemas financeiros, mas sim porque o governo não consegue convencer as pessoas a mudarem-se para lá. No entanto, mesmo estando quase deserta, tem a maior renda per-capita da China, apenas atrás de Shanghai.

A área em volta de Ordos tem uma das seis maiores reservas de carvão do país e um terço das conservas de gás. Logo, a ideia era construir um lugar que crescesse junto com a economia local.

Ainda que pareça estranho que os cidadãos não se mudem para a nova cidade, um dos motivos é a distância de 25 km entre a nova e a antiga cidade. Como ambas ficam muito longe, os trabalhadores das reservas de carvão acabam por não se querem mudar.

A razão para que estas cidades sejam longe é que antiga região de Ordos tem um sério problema de falta de água, enquanto a nova está muito mais próxima das nascentes, bem como da cidade mineradora de Yulin.


Fonte: Wikipédia | Gizmodo | Mega Curioso

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário