O sexto post do tema de Cidades Fantasma leva-nos para a cidade de Val-Jalbert.
Cidade Fantasma de Val-Jalbert - Canadá |
Val-Jalbert é uma cidade fantasma na região Saguenay-Lac-Saint-Jean de Quebec, no Canadá.
Val-Jalbert foi fundada em 1901 e teve sucesso desde início com a fábrica de celulose criada por Damase Jallbert na base das Cataratas de Quiatchouan.
Após a morte de Jalbert, em abril de 1904, a empresa foi comprada por investidores americanos. A Companhia de Papel de Quiatchouan Falls lançou as bases do planeamento urbano na nova comunidade, com quatro tipos e habitações para os trabalhadores.
Este planeamento urbano separava os trabalhadores das moradias localizadas na parte alta da cidade, das principais funções da empresa, localizadas no declive.
A empresa também construiu infraestruturas de última geração na comunidade remota, como eletricidade, esgoto, obras de água e serviço telefónico.
A empresa foi vendida em 1909 à Chicoutimi Pulp Company, de Julien-Édouard-Alfred Dubuc, que continuou o desenvolvimento planeado da comunidade.
Cerca de 10 anos depois, a gripe espanhola causou enormes perdas na sua pequena população.
Tornou-se um parque em 1960. Com mais de 70 edifícios abandonados originais.
Em 1927, a então proprietária da fábrica há um ano, Quebec Pulp and Paper Mills, Ltd. interrompeu todas as atividades devido à menor procura por celulose mecânica não transformada.
Na esperança de uma alteração do mercado, muitos trabalhadores desempregados permaneceram na cidade até 1929, quando a empresa ordenou a saída de todas as casas.
A empresa faliu em 1949 e o governo de Quebec, adquiriu o título da terra, edifícios e forças hidráulicas da antiga Val-Jalbert.
Val-Jalbert foi descrita como a cidade fantasma mais bem preservada do Canadá.
Fonte: Wikipédia
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário