terça-feira, 20 de outubro de 2020

Cidade Fantasma: Döllersheim

Döllersheim é a nossa nona "Cidade Fantasma".

Cidade Fantasma de Döllersheim - Áustria

Döllersheim é uma vila abandonada na Áustria. Situada a cerca de 110 km a noroeste de Viena.

Em 1938. deu-se o Anschluss, ou seja, a Alemanha Nazi anexou a Áustria. Então Adolf Hitler ordenou que Döllersheim, e várias outras pequenas aldeias vizinhas fossem evacuadas para haver uma grande área de treino militar.

Aqui encontrava-se sepultada a avó de Hitler, Maria. Durante os Julgamentos de Nuremberga o testemunho dado pelo nazi Hans Franz dizia que Hitler temia os esclarecimentos sobre o boato não confirmado de que o seu avô paterno era judeu.

No entanto, nenhuma evidência apoia esta afirmação. A verdadeira razão para a seleção da área pode estar relacionada com o facto de as zonas tinham pouca população, solos pobres e consequentemente baixos rendimentos agrícolas, falta de indústria e, não menos importante, do ponto de vista do treino militar, as suas condições climáticas de inverno muito severas.

No período até 31 de outubro de 1941, as tropas da Wehrmacht reinstalaram à força todos os dois mil moradores antes de bombardear as suas casas como parte dos exercícios de treino.

Na Segunda Guerra Mundial, as instalações abrigavam a 392ª Divisão de Infantaria e o local de vários campos de prisioneiros de guerra, incluindo Stalag XVII-C e Oflag XVII-A.

Com a ocupação aliada na Áustria, em 1945, o campo de treino foi tomado pelo exército soviético e, apesar das reivindicações de restituição, permaneceu uma zona de exclusão militar até hoje, agora operada pelas Forças Armadas Austríacas-

Os habitantes que foram expulsos não foram compensados até 1955.

Desde 1981, no entanto, a praça principal, as ruínas da igreja paroquial românica de São Pedro e Paulo e o cemitério circundante são acessíveis aos visitantes.

Em 1986, a igreja foi reconsagrada como uma "igreja da paz" pelo bispo de Sankt Pölten.


Fonte: Wikipédia

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário