Atentado a World Trade Center, em 1993 Fonte: Wikipédia |
A 26 de fevereiro de 1993 o World Trade Center sofreu um ataque terrorista, quando um camião-bomba explodiu abaixo da Torre Norte, em Nova Iorque (EUA).
Os 606 kg de nitrato de ureia - dispositivo de gás de hidrogénio alterado foi preparado para derrubar a Torre Norte sobre a Torre Sul, derrubando as duas torres e matar dezenas de milhares de pessoas. Isto acabou por não acontecer, mas ainda assim matou seis pessoas e feriu mais de mil.
O ataque foi planeado por um grupo de terroristas, incluindo Ramzi Yousef, Mahmud Abouhalima, Mohammad Salameh, Nidal Ayyad, Abdul Rahman Yasin e Ahmed Ajaj Eles receberam financiamento de Khalid Sheikh Mohammed, tio de Yousef.
Em março de 1994, quatro homens foram condenados por realizar o bombardeamento: Abouhalima, Ajaj, Ayyad e Salameh. As acusações incluíam conspiração, destruição explosiva de propriedades e transporte interestadual de explosivo.
Em novembro de 1997, mais dois foram condenados: Ramzi Yousef, o cérebro por trás dos atentados e Eyad Ismoil, que dirigia o camião que transportava a bomba.
As seis vítimas foram:
- John DiGiovanni, de 45 anos, era um vendedor de produtos odontológicos.
- Robert Kirkpatrick, de 61 anos, um supervisor sénior de manutenção estrutural.
- Stephen Knapp, de 47 anos, supervisor chefe de manutenção, secção mecânica.
- Bill Macko, de 57 anos, supervisor geral de manutenção, secção mecânica.
- Wilfredo Mercado, de 37 anos, um agente de receção no restaurante Windows on the World.
- Monica Rodriguez Smith, de 35 anos, uma secretária que estava grávida de sete meses.
Na altura do bombardeamento, Monica estava a ver as folhas de registo do seu escritório no nível B-2, Robert, Stephan e Bill estavam a almoçar juntos na sala de descanso de um funcionário ao lado do escritório de Monica, Wilfredo estava a verificar as entregas do restaurante e John estava a estacionar na garagem subterrânea.
Foi construída uma fonte memorial em granito para homenagear as vítimas do atentado foi projetada por Elyn Zimmerman. Continha os nomes dos seis adultos que foram mortos no ataque, e a inscrição "A 26 de fevereiro de 1993, uma bomba colocada por terroristas explodiu abaixo deste local. Este horrível ato de violência matou pessoas inocentes, feriu milhares e fez vítimas todos nós".
A fonte foi destruída com o World Trade Center durante os ataques de 11 de setembro de 2001. Um fragmento recuperado do memorial do atentado de 1993 com o texto "John D", da vítima do bombardeamento John DiGiovanni, foi mais tarde incorporado a um memorial temporário projetado pela arquiteta Jacqueline Hanley, e erguido no lado da Liberty Street.
No Memorial do 11 de Setembro, inaugurado no décimo aniversário dos ataques de 2001, as seis vítimas adultas do atentado de 1993 são lembradas no North Pool, no Painel N-73. O fragmento recuperado da fonte memorial está em exibição entre outros artefactos relacionados ao bombardeamento dentro da exposição histórica do museu.
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário