terça-feira, 30 de março de 2021

Peter Durand - O Pai dos Enlatados

Peter Durand
Fonte: Mundo Latas

Peter Durand (1766-1822) foi um comerciante inglês que recebeu a primeira patente para a ideia de conservar alimentos usando latas.

A patente, nº 3372, foi-lhe dada a 25 de agosto de 1810 pelo Rei George III do Reino Unido.

A patente específica que foi concedida a Peter Durand, para um método de preservação de alimentos de origem animal, vegetal e outros artigos perecíveis usando vários recipientes de vidro, cerâmica, estanho ou outros metais adequados.

O procedimento de preservação consistia em encher um recipiente com comida e tapá-lo. Os vegetais deviam ser colocados crus, enquanto as proteínas animais podiam ser crus ou meio cozidos. Em seguida, todo o produto deveria ser aquecido, podendo ser no forno, fogão, mas o mais indicado seria por imersão em água a ferver. O tempo de fervura não foi especificado, dizia que dependia do alimento e do tamanho do recipiente. Também não era claro o tempo de preservação na patente, apenas dizia que era "longo".

Depois de receber a patente Durand vendeu-a, em 1812, a dois outros ingleses, Bryan Donkin e John Hall, por 1000£.

Donkin e Hall montaram uma fábrica de enlatados e, em 1813, já estavam a produzir os seus primeiros produtos enlatados para o exército britânico.



Fonte: Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário