No cartaz: "Não serão permitidas pessoas brancas no Zoo hoje", de 1950 |
As leis de Jim Crow foram leis locais e estaduais, promulgadas nos Estados do sul dos EUA, que institucionalizaram a sagregação racial, afetando afro-americanos, asiáticos e outros grupos étnicos.
Estas leis estiveram em vigor entre 1876 e 1965.
As leis mais importantes exigiam que as escolas públicas e a maioria dos locais públicos, incluindo transportes tivessem instalações separadas para brancos e negros.
Vários episódios contribuíram para o fim das Leis de Jim Crow como:
- Em 1954, o pai de uma menina negra Linda Brown, que tinha oito anos de idade, entrou com uma ação judicial contra uma escola de brancos que tinha negado a matrícula da sua filha. Disto resultou num dos maiores julgamentos do séc. XX, o famoso Brown contra o Conselho de Educação, que decretou o fim da sagregação nas escolas públicas.
- No dia 1 de dezembro de 1955, na cidade do Sul, Montgomey, no Alabama, Rosa Parks, uma costureira negra, negou-se a dar o seu lugar num autocarro a um homem branco. Rosa acabou por ser presa e este episódio desencadeou uma série de protestos.
Após estes atos de rebeldia contra as Leis de Jim Crow, manifestos sequenciais foram organizados e novos órgãos de defesa foram criados.
Neste panorama entra em cena Martin Luther King Jr., um pastor protestante e ativista político. Martin lutou pelos direitos civis dos negros, mostrou-se contra à Guerra do Vietname, que na sua opinião, só aumentava a desigualdade entre negros, índios e brancos pobres localizados nos Montes Apalaches.
Martin Luther King Jr. |
Martin acabou assassinado em 1968. Pouco antes da sua morte, em 1964, ocorreu o Civil Rights Act (PT: Leis dos Direitos Civis). Com este diploma legal, todos os sistemas de segregação racial do Estado acabaram, era o fim da Era Jim Crow. Um nome importante para a promulgação desta lei foi John F. Kennedy, então presidente dos EUA.
John F. Kennedy |
John F. Kennedy pediu uma legislação que tivesse a capacidade de "dar a todos os americanos o direito de serem servidos em todas as instalações abertas ao público - como hotéis, restaurantes, teatros, lojas e estabelecimentos similares".
Outras imagens relacionadas às Leis Jim Crow
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário