Walter Botts |
Walter Botts serviu como modelo para a criação do famoso personagem "Tio Sam".
O Tio Sam é a personificação nacional dos EUA e um dos símbolos nacionais mais famosos do mundo.
O nome Tio Sam foi usado pela primeira vez durante a Guerra anglo-americana de 1812.
Com o passar do tempo o nome tornou-se cada vez mais popular, até que a revista americana Punch o batizou como símbolo dos EUA. O folclore diz que o Tio Sam foi criado por soldados americanos no norte de Nova Iorque, que recebiam barris de carne com as iniciais U. S. (United States) estampadas.
Os soldados brincaram dizendo que as iniciais significavam "Uncle Sam" (Tio Sam), uma referência ao dono da companhia fornecedora da carne, Samuel Wilson.
O Tio Sam não teve uma aparência padrão até que a conhecida imagem do Tio Sam foi criada por James Montgomery Flagg.
O Tio Sam é representado com uma fisionomia rígida com cabelos brancos e barbicha. Veste as cores e elementos da bandeira dos EUA.
O icónico Tio Sam foi exibido publicamente, pela primeira vez, de acordo com alguns, na capa da revista Leslie's Weekly, a 6 de julho de 1916.
Flagg modificou o rosto do Tio Sam para uso na Segunda Guerra Mundial, então contratou o veterano Walter Botts, de Indiana, para representar a figura icónica.
Segundo a mulher de Walter Botts, ele foi escolhido entre outros modelos para o cartaz do Exército porque ele tinha os braços mais longos, o nariz mais longo e as sobrancelhas mais movimentadas.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário