sexta-feira, 24 de abril de 2020

Acidente do Ator James Dean

Acidente de James Dean, ator de Hollywood, em 1955
Fonte: auto&técnica - Uol
James Dean, nascido a 8 de fevereiro de 1931, em Marion, nos EUA, foi um ator, lembrado como um ícone cultural da desilusão adolescente e do distanciamento social, conforme expresso no título do seu filme mais conhecido: "Rebel Without a Cause", de 1955, no qual estrelou como adolescente problemático.
James Dean
Fonte: O Globo
Em 1954, James interessou-se em ter uma carreira no automobilismo. Após o fim das filmagens de "East of Eden" (1955), ele comprou vários automóveis, incluindo uma Triumph Tiger T110 e um Porsche 356.

Pouco antes do início das filmagens de "Rebel Without a Cause", James competiu no seu primeiro evento profissional, o Palm Springs Road Races, em Palm Springs, de 26 a 27 de março de 1955. James terminou em primeiro lugar na categoria dos iniciantes, e em segundo lugar no evento principal.

Ansioso por voltar às "perspectivas libertadoras" do automobilismo, James iria competir num evento de corrida em Salinas, a 1 e 2 de outubro de 1955. A acompanhar o ator, a 30 de setembro, estavam o coordenador de dobragens Bill Hickman, o fotógrafo da revista Collier's, Sanford Roth, e Rolf Wütherich, o mecânico alemão da fábrica da Porsche que cuidava do Porsche 550 Spyder "Little Bastard" de James.

Às 15h30, desse dia, 30 de setembro, James foi multado por excesso de velocidade, Bill Hickman, que seguia noutro carro, também foi.

Enquanto o grupo viajava para o evento na Rota 466, aproximadamente às 17h45, um Ford Tudor 1950 estava a fazer o retorno num cruzamento, à frente do Porsche. James, não conseguiu para a tempo e bateu no lado do passageiro do Ford, fazendo com que o seu carro voasse pela estrada e caísse no acostamento da estrada.

Rolf Wütherich, que viajava com James, foi projetado para fora do carro, enquanto James ficou preso no carro onde sofreu vários ferimentos fatais, incluindo o pescoço partido.

O motorista do Ford, Donald Turnupseed, sofreu apenas ferimentos leves.

O acidente foi testemunhado por várias pessoas que pararam para ajudar. Uma mulher com experiência em enfermagem socorreu James e detetou que o seu pulso estava fraco, e que "a morte parece ter sido instantânea".

James Dean foi declarado morto no local.

O seu funeral aconteceu a 8 de outubro de 1955, na Igreja Fairmount Friends, em Fairmount. O caixão ficou fechado devido aos seus graves ferimentos.

Cerca de 600 pessoas foram ao seu funeral, enquanto outros 2400 fãs se reuniram em frente à igreja durante a procissão.

Foi enterrado no Parque Cemitério de Fairmount, na segunda rua à direita da entrada principal.

Um inquérito sobre a sua morte foi conduzido durante três dias na câmara de vereadores em San Luis Obispo, onde o júri do xerife-legista proferiu o veredicto de que a culpa fora inteiramente do ator, devido ao excesso de velocidade, e que o condutor do Ford era inocente de qualquer ato criminoso.

No entanto, e acordo com um artigo do jornal Los Angeles Times, de 1 de outubro de 2005, Ron Nelson, um ex-oficial da Polícia Rodoviária da Califórnia, que fora convocado para o local do acidente, disse que "os destroços e a posição do corpo de Dean indicavam que a sua velocidade no momento do acidente parecia ser cerca de 55mph (88km/h)".

Depois da sua morte, James Dean tornou-se o primeiro ator a receber uma indicação póstuma ao Oscar de Melhor Ator, e continua a ser o único ator a ter duas indicações póstumas por atuação. Em 1999, o American Film Institute classificou-o como o 18º maior astro masculino do cinema da Era de Ouro de Hollywood, na sua lista 100 Anos... 100 Estrelas.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário