Data de nascimento: 1 de março de 1946, nos EUA
Outras informações: Edward teria se inscrito na ideologia do Sovereign Citizen Movement e alegou ser um membro do Montana Freemen, embora as autoridades nunca tenham sido capazes de confirmar a sua afiliação ao grupo.
Harper foi diagnosticado com transtorno de personalidade esquizotípico por um psicólogo comportamental, logo após a sua prisão em 1994. O distúrbio é caracterizado por um desejo de isolamento social, ansiedade social e comportamento estranho.
Crime: Crimes sexuais contra crianças.
Do outono de 1993 a março de 1194, Edward supostamente violou duas meninas em Hernando, Mississippi. Em 1993, Edward, que tinha 48 anos, morava com a sua mulher de 18 anos, Debra Busby, num parque de trailers no condado de DeSoto, Mississippi.
Segundo Arton, o agente especial do FBI, Edward e a sua mulher começaram a cuidar de uma das suas supostas vítimas, uma menina de três anos, cuja mãe era uma sem abrigo e não podia tratar dela. O alegado abuso sexual de Edward e da sua mulher, começou um mês depois.
A sua segunda, suposta, vítima era uma menina de oito anos que morava no bairro. Arton disse que Edward ameaçou a sua mulher e as supostas vítimas de violência se elas contassem a alguém sobre o abuso.
Em março de 1994, depois que as meninas contaram aos pais sobre o suposto abuso sexual, a polícia obteve um mandado de busca. Quando o trailer de Harper foi invadido, ele já tinha fugido.
Após o ataque, um oficial da estrada de Utah realizou uma paragem de trânsito de rotina e encostou Edward e a sua mulher. Quando o oficial deu o nome, o mandado chamou a sua atenção. Edward foi preso e extraditado de volta ao Mississippi.
Edward foi indiciado a 27 de abril de 1994 e libertado sob fiança de 20 mil dólares, mas não compareceu a uma audiência e o seu vínculo foi revogado.
Um mandado estadual foi emitido para a sua prisão a 31 de outubro de 1994, no conado de DeSoto, Mississippi.
Posteriormente, um mandado de prisão federal foi emitido para Edward pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos no Distrito Norte do Mississippi, depois de ele ter sido acusado de violar um voo ilegal para evitar ser processado a 5 de fevereiro de 1999.
Tempo de fuga: 15 anos de fuga.
Durante a sua fuga, a sua mãe recebeu várias cartas de "Ed Harmon". As cartas mencionavm que ele trabalhava num rancho em Montana e Wyoming.
Os telefonemas que fez para a sua irmã, mencionaram "trabalho com gado", mas ele não revelou a sua localização.
A sua mãe morreu em 1998, e o seu obituário mencionava que o seu filho Edward E. Harper estava a morar em Montana.
Foi colocado na lista de predadores infantis de Oprah Winfrey e foi apresentado no programa de televisão "America's Most Wanted: America Fights Back".
A 29 de novembro de 2008, foi indicado pelo FBI como o 491º fugitivo a ser colocado nos 10 fugitivos mais procurados.
Havia uma recompensa de 100 mil dólares por informações que levassem à sua captura.
Edward Harper vivia um estilo de vida nómada, morava numa caravana, mudando de lugar várias vezes e ganhando a vida a fazer trabalhos em quintas. Fazia viagens para comprar mantimentos e tabaco numa loja em Kaycee, que dizia ser a cidade mais próxima do seu acampamento. O próprio Edward disse ao juiz que ele morava há 15 anos na área de Broken Horn Creek.
Captura: O FBI recebeu uma chamada telefónica em junho de 2009. Foi capturado no Condado de Washakie, Wyoming, na parte sul das Montanhas Big Gorn, a 23 de julho de 2009 pelos oficiais do FBI. Edward rendeu-se sem incidentes e admitiu a sua identidade.
Pena: No julgamento, Edward testemunhou que nunca abusou das meninas e que fugiu porque não achava que iria receber um julgamento justo.
Foi condenado pelo Tribunal do Condado de DeSoto por sei acusações de agressão sexual, duas acusações de conspiração e duas acusação de conspiração para cometer agressão sexual em outubro de 2010.
Foi condenado a um total de 50 anos, no Departamento de Correções do Mississippi.
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário