quinta-feira, 2 de abril de 2020

FBI - Mais Procurados ou Capturados: James J. Bulger

Vamos a uma nova série de post's? Desta vez sobre o FBI... Vamos falar das pessoas mais procuradas e das que já foram mais procuradas e foram capturadas.

JAMES J. BULGER

James J. Bulger
Fonte: NBC News
Nome: James Joseph Whitey Bulger, Jr.

Data de nascimento: 3 de setembro de 1929, em Boston, nos EUA

Crime: Participou em 19 assassinatos, nas décadas de 1970 e 80. Era ex-chefe da Winter Hill Gang, uma organização criminosa irlandesa situada em Boston, que controlava extorsão e tráfico de drogas.
James não levantava suspeitas, ajudava os idosos e distribuía peru pelos vizinhos no dia de Ação de Graças. Mas a realidade escondia um cenário bem diferente. Entre os seus crimes estão o estrangulamento de duas mulheres, alvejar dois homens na cabeça depois de amarrá-los a cadeiras e interrogá-los durante horas.
De acordo com os testemunhos ouvidos no julgamento, James dormia uma sesta enquanto outros limpavam os locais dos crimes. Às vítimas eram removidos os dentes para que não pudessem ser identificadas.
Foi um dos maiores criminosos norte-americanos e protagonizou um dos maiores escândalos da história do FBI. James estava condenado a duas prisões perpétuas. Entre 1975 e 1990, James informou o FBI sobre um grupo rival, pertencente à máfia italiana, enquanto ele próprio continuava a matar e a intimidar, sob a proteção da agência federal.
Ao mesmo tempo, subornou agentes do FBI e da polícia local e estadual em troca de informações sobre as investigações e escutas feitas à sua organização, de forma a manter-se sempre um passo à frente das autoridades.
James pôs-se em fuga em dezembro de 1994, quando um agente corrupto do FBI o avisou de que as autoridades estavam prestes a executar um mandado de captura contra ele.
Tornou-se num dos mais procurados pelo FBI. Era oferecida uma recompensa de dois milhões de dólares por informações que levassem à sua captura.
Foi preso em Santa Mónica, na Califórnia, EUA, a 22 de junho de 2011, aos 81 anos.
Morava num apartamento à beira-mar, junto com ele foi presa também a sua mulher, Catherine Elizabeth Greig.
A sua mulher foi condenada a oito anos de prisão, por ser cúmplice de um perigoso fugitivo do FBI.

Tempo de fuga: Mais de 16 anos.
Imagem retocada de James J. Bulger em 2008
Fonte: Wikipédia
Pena: Foi condenado a prisão perpétua por 31 acusações: 19 assassinatos, lavagem de dinheiro, extorsão e porte ilegal de arma.

Morte: James foi transferido do Federal Transfer Centre em Oklahoma City para a Prisão dos EUA, em Hazelton, na Virgínia Ocidental, a 29 de outubro de 2018.
Ás 8h20 da manhã do dia 30 de outubro, James com 89 anos foi encontrado sem vida na prisão. Ele encontrava-se numa cadeira de rodas e tinha sido espancado até à morte por vários internos armados com um cadeado embrulhado numa meia e uma faca, feita na prisão.
Os seus olhos foram quase arrancados e a sua língua cortada.
Foi enterrado no cemitério de St. Joseph, em West Roxbury, um bairro de Boston.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário