domingo, 22 de agosto de 2021

Despedida do Primeiro Homem a Morrer no Espaço

Mulher de Vladimir Komarov, Valentina, a beijar a fotografia do marido após a sua morte, em 1967
Fonte: Pinterest

Vladimir Komarov, nascido em Moscovo a 16 de março de 1927.
Astronauta Vladimir Komarov
Fonte: Wikipédia

Foi um astronauta soviético, primeiro soviético a ir ao espaço duas vezes e o primeiro homem a morrer numa missão espacial, a bordo da nave Soyuz 1, a 24 de abril de 1967.

Vladimir tornou-se astronauta em 1960, e era engenheiro aeroespacial no primeiro grupo de homens selecionados para o programa espacial soviético, junto com Yuri Gagarin e Gherman Titov, os dois primeiros homens em órbita da Terra.

Foi pela primeira vez ao espaço em 1964, comandando a nave Voskhod 1, em companhia dos astronautas Boris Yegorov e Konstantin Feoktislov, no primeiro voo ao espaço numa nave com mais de um tripulante.

Em 1967 Vladimir realizou o seu segundo voo espacial, desta vez sozinho na nave Soyuz 1, um voo cheio de problemas em órbita e que terminou em tragédia na reentrada na atmosfera, quando o paraquedas principal de freio da cápsula não abriu e esta caiu e explodiu no solo, causando a morte imediata a Vladimir.
O estado em que ficou o corpo do astronauta Vladimir Komarov
Fonte: AstroPT

Tudo o que sobrou de Vladimir Komarov foi um osso do calcanhar e uma massa de restos calcinados. Mesmo assim, o funeral de Estado foi de caixão aberto.


Fonte: Wikipédia | AstroPT

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário