terça-feira, 21 de julho de 2020

Rainha Ciumenta pela Beleza da sua Aia

Isabel de Portugal, Rainha de Casrela

D. Isabel de Portugal, Rainha de Castela estava farta de ver todos os homens deslumbrados com a sua aia Beatriz da Silva. Já não bastava ter condes e duques espanhóis a querer casar com ela, também o seu marido, D. João II de Leão e Castela, parecia gostar dela.

De acordo com alguns biógrafos, um dia a rainha ciumenta não aguentou mais a humilhação e mandou trancar a sua aia dentro de um baú.

Três dias depois, foi obrigada a voltar atrás na sua decisão. D. João de Menezes, tio de Beatriz, apareceu para uma visita. Quando abriu o baú, a rainha ficou surpreendida, a aia não estava morta, nem apresentava sinais de desnutrição. Pelo contrário, parecia mais bonita do que nunca.

Beatriz tinha uma história para contar: a aparição da Virgem Maria, a quem prometeu fundar uma ordem religiosa dedicada à Imaculada Conceição.

Nesse mesmo ano, Beatriz retirou-se para um mosteiro, onde viveu durante 30 anos com a cara coberta por um véu, para que a sua beleza não causasse mais ódio.
Beatriz da Silva
Com a ajuda da filha da rainha que a tentou matar, fundou o Mosteiro da Imaculada Conceição e a ordem com o mesmo nome. Foi canonizada pelo Papa Paulo VI em 1976, tornando-se assim a primeira santa portuguesa.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário