Execução do Ditador Nicolae Ceausescu e da sua mulher, Elena Fonte: Bastidores da História |
Nicolae (1918-1989) foi um político romeno que serviu como Secretário-geral do Partido Comunista do seu país de 1965 a 1989. Foi também Presidente da República Socialista da Roménia, a partir de 1974, o seu governo ditatorial foi derrubado na Revolução de 1989.
A 21 de dezembro Nicolae fez um comício na praça principal de Bucareste, para 80 mil pessoas, evento que foi transmitido na televisão em todo o país, e os presentes passaram a fazer perguntas difíceis, deixando o ditador constrangido em público.
A manifestação alastrou-se pelo país inteiro, onde as forças armadas fraternizaram com os manifestantes.
Então, nesse mesmo dia, Nicolae foge da capital de helicóptero com a sua mulher, enquanto um ajudante apontava uma pistola à cabeça do piloto, que aterra ao simular uma falha mecânica e Nicolae é capturado pelas forças armadas num bloqueio de estrada e levado para uma base militar em Târgovişte juntamente com a sua mulher.
No Natal de 1989, Nicolae e a sua mulher são julgados por um tribunal militar constituído por três civis, cinco juízes, dois promotores e dois advogados de defesa, e mais a presença de um cinegrafista.
Elena e Nicolae Ceausescu Fonte: Click |
Foram condenados à morte por vários crimes, incluindo o genocídio de mais de 60 mil cidadãos, e fuzilados num pátio localizado na mesma base militar.
Fonte: Wikipédia | Bastidores da História
Sem comentários:
Enviar um comentário