sexta-feira, 9 de abril de 2021

Príncipe Philip - O Príncipe que morreu aos 99 Anos

Príncipe Philip, Duque de Edimburgo
Fonte: Jornal de Notícias

Philip Mountbatten nasceu a 10 de junho de 1921, em Corfu, na Grécia. Foi o 5º filho do Príncipe Andrew da Grécia e Dinamarca e da Princesa Alice de Battenberg, tinha quatro irmãs mais velhas.
Príncipe Andrew da Grécia e Dinamarca e a sua mulher, Princesa Alice de Battenberg - Pais de Philip
Fonte: Wikipédia

O tio de Philip, o Rei Constantino I da Grécia, foi forçado a abdicar do trono a 22 de setembro de 1922 e o novo governo militar prendeu o pai de Philip, André. Uma Corte revolucionária acabou por banir André e a sua família para sempre, em dezembro.

O navio de guerra britânico HMS Calypso evacuou a família de André do país, com Philip, então com 18 meses de vida, carregado num berço feito com caixas de frutas. A família estabeleceu-se na França, em Saint-Cloud, onde ficaram numa casa emprestada pela Princesa Maria Bonaparte.

Philip começou a sua educação numa escola americana em Paris. Foi para o Reino Unido em 1928 para estudar na Escola Cheam, onde vivia com a sua avó materna a Princesa Victoria de Hesse e Reno, no Palácio de Kensington.

Nos três anos seguintes, as irmãs de Philip casaram-se com nobres germânicos e foram viver para a Alemanha, a sua mãe foi colocada num sanatório ao ser diagnosticada com esquizofrenia paranoide e o seu pai foi morar para um pequeno apartamento em Monte Carlo. Philip durante a sua infância teve pouco contacto com a sua mãe.

Philip foi depois estudar em 1933 para a Escola do Castelo de Salem, propriedade do seu cunhado, marido da sua irmã Teodora. Depois mudou-se para a escola Gordonstoun, na Escócia. Deixou a escola Gordonstoun em 1939 e juntou-se à Marinha Real Britânica, formando-se no ano seguinte na Real Escola Naval em Dartmouth como o melhor cadete da sua turma.
Príncipe Philip em Gordonstoun
Fonte: Pinterest
Continuou a servir as forças britânicas durante a Segunda Guerra Mundial enquanto dois dos seus cunhados lutavam pelo lado alemão. Envolveu-se em vários confrontos durante a guerra, como na Batalha de Creta e na Batalha do Cabo Tênaro, em que foi mencionado nos despachos pelas suas ações no controlo dos holofotes. Recebeu a Cruz de Guerra grega por bravura.

Foi promovido a tenente a 16 de julho de 1942. Em outubro do mesmo ano, aos 21 anos, tornou-se o primeiro tenente do Wallace, um dos mais jovens marinheiros a alcançar tal posição na história da Marinha Real. Philip acabou por salvar o navio e os seus companheiros em julho de 1943 de um bombardeamento aéreo durante a invasão da Sicília.

No ano seguinte, Philip foi transferido para o HMS Whelp, onde serviu junto da Frota Britânica do Pacífico.

Voltou ao Reino Unido em janeiro de 1946 a bordo do Whelp, sendo em seguida colocado como instrutor no HMS Royal Arthur da Escola de Suboficiais em Corsham.

O Rei George VI do Reino Unido e a sua mulher Isabel Bowes-Luon visitaram a Real Escola Naval de Dartmouth, em 1939. Durante a visita, a Rainha e o tio de Philip, Lorde Louis Mountbatten pediram-lhe que acompanhasse as duas filhas do Rei, as Princesas Isabel e Margarida.

A então Princesa Isabel, de apenas 13 anos, apaixonou-se por Philip e os dois começaram a trocar cartas com o consentimento do Rei. Depois da guerra o Príncipe pediu a George, em 1946, a mão da sua filha em casamento. O Rei aceitou o pedido, desde que qualquer compromisso oficial fosse adiado até ao 21º aniversário de Isabel, em abril do ano seguinte.

Philip então abandonou os seus títulos grego e dinamarquês em fevereiro de 1947 e adotou o sobrenome Mountbatten da sua família materna, sendo também naturalizado um cidadão britânico apesar de legalmente já ser um.

O noivado foi anunciado a 10 de julho de 1947. Um dia antes do casamento, o Rei George concedeu a Philip o estilo de “Sua Alteza Real”.
Noivado da Princesa Isabel e de Philip
Fonte: Vogue
Casaram-se na Abadia de Westminster no dia 20 de novembro de 1947. A cerimónia foi gravada e transmitida pela BBC para mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo. Neste dia, Philip recebeu os títulos de Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão Greenwich.

Não foi permitida a presença das irmãs de Philip no casamento, pois não era aceitável no Reino Unido pós-guerra que qualquer um dos familiares germânicos do Duque fossem convidados para o casamento, incluindo as suas irmãs, todas casadas com os Príncipes alemães, alguns dos quais com ligações nazis.
Princesa Isabel e Philip no dia do seu casamento
Fonte: Rainhas Trágicas

Isabel e Philip começaram a morar na Casa Clarence, em Londres e pouco depois tiveram os seus dois primeiros filhos, o Príncipe Carlos, em 1948 e a Princesa Ana, em 1950.
Philip e Isabel com os dois filhos mais velhos, Carlos e Ana
Fonte: Caras - SAPO

Mais tarde tiveram o Príncipe André, em 1960 e o Príncipe Eduardo, em 1964.
Philip e Isabel com os quatro filhos: Ana, Carlos e André (atrás do banco) e Eduardo (sentado)
Fonte: Pinterest

Depois da lua de mel, Philp voltou para a marinha, primeiro num trabalho de escritório no Almirantado Britânico e depois no quadro de funcionários da Real Escola Naval em Greenwich.
Philip e Isabel na Lua de Mel
Fonte: Vogue

Em 1949, foi designado como primeiro tenente do HMS Chequers, residindo na Vila Guardamangia em Malta. Foi promovido a tenente-comandante a 16 de julho de 1950 e colocado no comando da fragata HMS Magpie. Dois anos depois foi promovido a comandante, porém a sua carreira militar ativa terminou em julho de 1951.

Em 1951, Philip e Isabel realizaram uma viagem pelo Canadá e em janeiro de 1952 partiram numa nova viagem, desta vez pela Commonwealth. O pai de Isabel estava muito doente, e durante a viagem de Philip e Isabel, George morre, a 6 de fevereiro de 1952 e Isabel sobe ao trono enquanto o casal estava no Quénia. A viagem foi cancelada e voltaram imediatamente para o Reino Unido.
Isabel e Philip durante a viagem ao Canadá, em 1951
Fonte: Pinterest

Com a subida ao trono de Isabel veio ao de cima a questão do nome da Casa Real Britânica. Uns defendiam que deveria ser Casa de Mountbatten, já que Isabel tradicionalmente teria assumido o apelido do marido quando se casaram. No entanto, isto não aconteceu, e foi emitida uma proclamação que declarava que a Casa Real permaneceria como Casa de Windsor. Philip terá reclamado particularmente: “Eu sou o único homem no país que não tem permissão de dar o seu nome aos próprios filhos”.

Anos mais tarde, Isabel emitiu a 8 de fevereiro de 1960 uma Ordem em Conselho declarando que o apelido de todos os descendentes da Rainha e do Duque na linhagem masculina que não possuem o estilo de Alteza Real, ou tenham o título de Príncipe ou Princesa, seria Mountbatten-Windsor.

Isabel também anunciou que Philip teria “posição, preeminência e precedência” logo depois dela “em todas as ocasiões e em todas as reuniões, exceto onde estabelecido o contrário por Ato do Parlamento”.

Apesar de rumores contrários, pessoas próximas do casal afirmaram que Isabel e Philip sempre mantiveram uma relação forte durante todo o seu casamento, apesar dos desafios do reinado.
Isabel e Philip
Fonte: Caras - SAPO

Como Consorte, apoiou a sua mulher em todas as funções como Rainha, acompanhando-a em diversas cerimónias como a Abertura do Parlamento, visitas a outros países e banquetes de estado.
Philip e Isabel durante uma visita oficial a Portugal
Fonte: Caras - SAPO

Como presidente da Comissão de Coroação, o Duque tornou-se o primeiro membro da Família Real Britânica a voar num helicóptero para visitar tropas que fariam parte da cerimónia.

A cerimónia de coroação de Isabel aconteceu a 2 de junho de 1953, no entanto Philip não foi coroado também. Philip ajoelhou-se em frente à Rainha segurando as suas mãos e jurou ser seu “vassalo de vida e membro”.
Philip jurando vassalagem à Rainha Isabel II
Fonte: Aventuras na História

Entre 1953 e 1954, durante seis meses, Philip e Isabel viajaram pela Commonwealth.

Philip e Kurt Hahn fundaram em 1956 o Prémio do Duque de Edimburgo com o objetivo de dar aos jovens “um sentimento de responsabilidade para consigo mesmos e para com as suas comunidades”.

Em 1956 e 1957, Philip viajou em volta do mundo a bordo do iate real HMY Britannia, durante esta viagem abriu os Jogos Olímpicos de Verão de 1956, em Melbourne, na Austrália, visitou a Antártida. Durante esta viagem, Isabel e os filhos ficaram em casa.
Príncipe Philip na Antártida
Fonte: Daily Mail

A 22 de fevereiro de 1957, Isabel deu ao marido o título e estilo de “Príncipe do Reino Unido”, restaurando a sua posição principesca que ele tinha renunciado 10 anos antes.

Philip tornou-se patrono de aproximadamente 800 organizações de diferentes ramos, como meio ambiente, industrial, desporto e educação. Foi, entre 1961 e 1982, presidente britânico da World Wildlife Fund e presidente internacional de 1981 até 1996, sendo em seguida nomeado como presidente emérito.

Foi patrono da The Work Foundation, presidente da Federação Equestre Internacional entre 1964 e 1986 e serviu como chanceler das universidades de Cambridge, Edimburgo, Salford e País de Gales.

Foi homenageado pelo Presidente da Câmara dos Comuns, em 2002, durante as celebrações do Jubileu de Ouro de Isabel, pelo seu papel no apoio à Rainha.

Em 2009 superou a Rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, mulher do Rei George III, como o consorte de maior reinado na história britânica, sendo também o homem de maior longevidade da Família Real.

Em junho de 2011, aos 90 anos de idade, Philip disse que reduziria as suas atividades e deveres oficiais, afirmando “eu fiz a minha parte”. Isabel concedeu-lhe a posição de Lorde Grande Almirante para celebrar o aniversário.

A 4 de maio de 2017, o Palácio de Buckingham anunciou que o Duque de Edimburgo se afastaria das suas funções públicas a partir do começo do outono, em setembro de 2017.

A 17 de janeiro de 2019, Philip sofreu um acidente de automóvel que ele conduzia. Conforme informações do Palácio de Buckingham, Philip não sofreu nenhum ferimento, mas saiu abalado e em estado de choque. Este acidente trouxe um debate sobre idosos conduzirem automóveis no Reino Unido. Alguns dias depois do acidente, Philip entregou a sua carta de condução.

A 16 de fevereiro de 2021, aos 99 anos, Philip foi internado no Hospital Edward VII para tratar, inicialmente, uma infeção. Mas depois, foi transferido para o Hospital São Bartolomeu para tratar de um problema cardíaco, sendo que no dia 4 de março a Casa Real anunciou que Philip tinha feito uma cirurgia. Dias depois, voltou a ser transferido para o primeiro hospital, de onde teve alta a 16 de março de 2021, depois de 28 dias de internamento.

Philip, Duque de Edimburgo faleceu na madrugada de 9 de abril de 2021, aos 99 anos de idade, no Castelo de Windsor.

Fonte: Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário