Catedral Militar na Rússia Fonte: Aventuras na História |
Em 2020, foi construída uma nova catedral em Moscovo. Inaugurada a 22 de junho, aniversário do ataque nazi à União Soviética em 1941.
No espaço, muitos se espantam ao verem imagens religiosas adornadas com Kalashnikovs, anjos pairando sobre a artilharia e até mesmo a figura da Virgem Maria numa pose que remete muito mais a um poster soviético da Segunda Guerra do que qualquer outra coisa.
A catedral foi ideia do Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e a inauguração foi planeada originalmente para o 75º aniversário da vitória sobre os nazis, em maio. No final, devido à pandemia do coronavírus, a abertura cerimonial foi adiada até junho.
As imagens na catedral misturam o militarismo, o patriotismo e o cristianismo ortodoxo num único lugar, capaz de tirar o fôlego e encantar ao mesmo tempo em que causa estranheza e controversa.
As medalhas de guerra soviéticas são representadas em vitrais nos tetos, enquanto, os mosaicos mostram várias batalhas importantes.
Os pisos de metal do local foram feitos com armas e tanques apreendidos da Wehrmacht, que foram derretidos.
A catedral tem um exterior metálico verde-caqui com cúpulas douradas e cruzes que chegam a 95 metros.
O local tornou-se o símbolo físico de toda uma nova identidade nacional russa que está a ser implantada nas duas décadas de poder de Vladimir Putin.
Na Rússia, a vitória na Grande Guerra Patriótica, como é, ainda, chamada a Segunda Guerra Mundial na Rússia, agora tem o seu próprio santuário religioso.
Fonte: Aventuras na História
Sem comentários:
Enviar um comentário