quinta-feira, 2 de setembro de 2021

De Astronauta a Sequestradora

 

Lisa Nowak
Fonte: Wikipédia

Lisa Marie Nowak nasceu em Washington, D. C. a 10 de maio de 1963. Estudou engenharia aeroespacial depois de ter entrado na Academia da Marinha dos Estados Unidos.

Interessada pelo programa espacial norte-americana desde criança, quando acompanhou a chegada do homem à Lua e durante a sua infância e juventude acompanhou a evolução da descoberta do espaço de perto.

Então, em 1996, passou num programa de formação de astronautas da NASA, que a preparou para ir ao espaço a 4 de julho de 2006.

Lisa era casada com o piloto Richard T. Nowak, a relação durava desde 1988, quando se conheceram na Academia da Marinha. O casal tinha três filhos.

Richard e Lisa Nowak com dois dos seus três filhos
Fonte: Family Tech

Como era casada, Lisa não podia assumir a relação com William Oefelein, os dois ficariam juntos durante dois anos.

William Oefelein
Fonte: Flight Research

O casamento de Lisa chega ao fim em 2007, mas antes de se divorciar, a relação que mantinha com William chegou ao fim por decisão de William, no final de 2006, porque tinha conhecido outra pessoa.

A outra pessoa era Collen Shipman, 14 anos mais nova que Lisa e era a capitã da Força Aérea americana.

Colleen Shipman
Fonte: Time Magazine

Do ponto de vista de William, que também se tinha divorciado recentemente da sua mulher, o fim da relação com Lisa tinha sido amigável

No entanto, a situação não era bem assim, Lisa sentia-se revoltada e trocada, e arranjou uma maneira de descobrir a morada de Collen.

O plano, aparentemente, não seria apenas de confrontar Collen, pois ela levava luvas de látex, uma peruca preta para não ser reconhecida, levava uma arma de fogo, um spray pimenta, um casaco com capuz, uma perfuradora, luvas pretas, sacos de lixo, quase 600 dólares em dinheiro e uma faca. Tudo para uma viagem de 1400 km de carro.

Ao chegar a Orlando, foi direto ao aeroporto, sabendo que Colleen chegaria a qualquer momento de Houston.

Imagens da segurança foram divulgadas pelas autoridades onde se vê Lisa à espera quase uma hora na passadeira das malas do voo que deveriam ser da sua "rival".

Cansada de esperar, foi até ao estacionamento à procura de Colleen. Mas não foi discreta, deixando claro a Collen que Lisa estava atrás dela. A mulher, assustada, começou a correr, entrou no carro e trancou logo a porta.

Lisa, ainda de peruca, bateu incessantemente no vidro, a pedir por uma boleia e a chorar. Assim que Collen abriu uma pequena parte da janela, Lisa disparou o spray pimenta.

Rapidamente, Colleen saiu do estacionamento com o carro e procurou a polícia, que foi logo atrás de Lisa.

A polícia encontrou Lisa a atirar fora um saco para o lixo e a prenderam sob diversas acusações, como tentativa de sequestro, de tentativa de destruição de provas, tentativa de roubo de veículo, entre outros.

Com receio de que Lisa pudesse magoar Colleen, foi presa sem fiança estipulada, uma vez que havia provas de um planeamento elaborado, disfarces e armas.

Lisa declarou-se culpada e foi inicialmente condenada a pagar mais de 15 mil dólares como fiança, desde que utilizasse um sistema de rastreamento em liberdade condicional.

Colleen desistiu de continuar com o pedido de ordem restritiva, em fevereiro de 2007, pouco depois do julgamento ter sido finalizado.

A NASA anunciou publicamente que tinha retirado tanto com Lisa Nowak como com William Oefelein da corporação. Além da agência espacial, a Marinha dos EUA dispensou Lisa três anos depois do acontecimento.

Atualmente, Lisa vive no Texas numa vida reclusa, evitando chamar a atenção.

William e Colleen casaram-se e mudaram-se para o Alasca, onde tiveram um filho.

William e Colleen, com o filho de ambos
Fonte: People.com




Fonte: Aventuras na História | Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário