Ativista Annie Lumpkins na cadeia da cidade Rocky, em 1961 Fonte: COCKTAIL - WordPress.com |
Annie Lumpkins foi a mais jovem ativista dos EUA pelo direito ao voto feminino, entrou para a lista das 25 mulheres mais poderosas que mudaram a história.
Aos 18 anos, era a ativista mais jovem entre os estudantes (brancos e negros) que integravam o "Freedom Riders" (PT: "Cavaleiros da Liberdade").
Na imagem, temos uma fotografia histórica de 1961, onde Annie, detida em Little Rock, mas acabou por não ser presa e foi fotografada enquanto era dispensada pelo delegado Glascock.
Na altura estava a circular um autocarro do grupo Freedom Riders, pelos EUA,, desafiando as leis de Jim Crow.
Os relatos sobre os jovens estudantes é angustiante. Suportaram derramamento de ódio e de violência, sendo espancados e presos por onde passavam. Um dos autocarros foi bombardeado e incendiado por membros da Ku Klux Klan.
Em Birmingham e Montgomery, multidões de supremacistas brancos invadiram as estações de autocarros e espancaram os condutores do autocarro e a polícia local recusou-se a intervir.
O caos em Montgomery foi capturado por fotógrafos de notícias, chocando o país e provocou uma crise no governo Kennedy, que depois de alguma hesitação e muito alvoroço público veio em auxílio do grupo.
Fonte: Facebook - História Preta - Fatos & Fotos | Mulheres na História
Sem comentários:
Enviar um comentário