sábado, 16 de maio de 2020

Casos de Desaparecidos: Inventor William Cantelo

Inventor William Cantelo
Fonte: Alchetron
William Cantelo, nascido em 1839, em Newport, na Inglaterra, foi um inventor, creditado pelo desenvolvimento de uma metralhadora antiga.

William era casado e tinha três filhos. Na década de 1870, tinha uma loja na French Street em Southampton e era proprietário do Old Tower Inn.

O desenvolvimento de novas armas de tiro estava a tornar-se, na altura, uma área muito disputada pelos inventores. As forças armadas de vários países procuravam garantir as armas mais poderosas, e havia um grande potencial para um inventor conseguir um contrato governamental altamente lucrativo.

As metralhadoras foram usadas pela primeira vez durante a Guerra Civil Americana, e as metralhadoras Gatting, Nordenfelt e Gardner começaram a ganhar popularidade. Cantelo também queria a sua própria participação na revolução.

Em baixo do seu pub Old Tower Inn tinha um túnel que William usava para as suas experiências e mais tarde foi acompanhado pelos seus filhos, ambos engenheiros. Os moradores relataram ouvir barulhos vindos de lá, mas a família manteve o seu trabalho em segredo. No início da década de 1880, William anunciou a conclusão da arma para a sua família.

Existem divergências quanto ao seu desaparecimento, alguns relatos dizem que William foi passar férias prolongadas como recompensa pelo seu trabalho árduo ou pode ter ido vender a sua invenção. Alega-se também que uma grande soma de dinheiro de William tenha sido transferida da sua conta bancária após o seu desaparecimento.

A sua família tentou encontrá-lo, mas sem sucesso. Contrataram um investigador particular, que o localizou na América, mas não conseguiu descobrir mais nada.

Existem especulações que William possa ter mudado de identidade. Um inventor americano, de nome Hiram Maxim, mudou-se para Londres e aperfeiçoou uma metralhadora. Os dois filhos de William depararam-se com uma fotografia de Hiram Maxim, cuja semelhança com o pai os levou a acreditar que ele ainda estava vivo e que tinha assumido uma nova identidade.

As descrições da arma pareciam com as que eles tinham trabalhado. Os filhos tentaram desafiar Maxim, mas ele nunca quis fazer nada com eles. E a arma Maxim foi vendida ao governo britânico.

O nome "Maxim", segundo a família, era uma evidência de que William tinha mudado de identidade. Apaixonado por Maxim (filosofias), William muitas vezes tinha um livro com essas frases no bolso.

Duas testemunhas também afirmaram que William se referiu à sua invenção como "a minha arma «maxim»".

Hiram Maxim está enterrado no cemitério de West Norwood, no bairro londrino de Lambeth.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário