Jogo Jagd auf Kohlenklau Fonte: Il Gioco dell'Oca. La più grande collezione di giochi dell'oca |
O seu nome em português significa "Caça a ladrão de carvão".
Trata-se de um jogo produzido por Lepthian-Schiffers, na Alemanha Nazi durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial.
O jogo fazia parte de uma campanha de propaganda nazi lançada a 23 de junho de 1942, sob o lema "Kampf dem Kohlenklau" ou "combater o ladrão de carvão".
Esta campanha procurou promover a conservação de energia como um meio de economizar os recursos cada vez mais escassos no país para o esforço de guerra.
A representação visual do Kohlenklau, ou "ladrão de carvão", tornou-se uma imagem icónica da Alemanha nazi e costumava aparecer em jornais, revistas, posteres e filmes e distribuídos entre as famílias com mais filhos.
O tabuleiro do jogo é composto por 50 espaços, vermelho, preto e branco. Os jogadores jogam um dado e avançam no jogo. Quando o jogador pousa num espaço, lê em voz alta uma passagem de texto correspondente do quadro.
Tabuleiro do jogo Jagd auf Kohlenklau Fonte: PicClick DE |
O jogo começa com uma breve explicação sobre o ladrão de carvão: "O ladrão de carvão é um vilão que quer prejudicar o povo alemão. Ele tem acesso a todas as famílias e tenta roubar carvão, isto é, calor, luz e energia, e também gás, coisas que não apenas a família, mas também os nossos armamentos precisam urgentemente. Ele é muito esperto e sabe como se disfarçar com mestria. Agora deves localizá-lo e afugentá-lo".
Os espaços vermelhos representam ações de desperdício de energia que penalizam os jogadores, por exemplo: "... deixa o rádio ligado quando ninguém está a ouvir. O ladrão de carvão gosta disso! (Perca uma vez)".
Espaços pretos apresentam ações que economizam energia e recompensam os jogadores. Os espaços brancos são neutros e não têm consequências.
Os jogadores jogavam à vez até que um finalmente chegue ao fim e seja declarado vencedor.
O vencedor descobre quem era "ladrão de carvão" e os expulsa com sucesso da casa.
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário