quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Grupo Religioso Amish

Há uns anos vi uma série no canal TLC em que membros da comunidade Amish queriam sair dessa comunidade e conhecer o mundo, esta série despertou um pouquinho do meu interesse para esta comunidade que desconhecia a sua existência.
Uma família da Comunidade Amish
Fonte: Mega Curioso
Os Amish são um grupo religioso cristão que apresenta costumes altamente conservadores, como a total independência de equipamentos eletrónicos, como telemóveis, televisões, rádios ou até carros.

A história deste grupo começa com o suíço Jacob Amman, que, em 1693, abandonou a religião menonita para levar um grupo de apoiantes para os EUA, fugindo do serviço militar.
Jacob Amman
Fonte: Wikipédia
Vindos de uma parte da Suíça próxima da Baviera, os Amish falam entre si uma espécie de dialeto em alemão com influências suíças e inglesas, criando uma língua bem característica.

A maioria das comunidades Amish que foram estabelecidas na América do Norte, no final não mantinham a sua identidade Amish. A divisão principal que resultou na perda de identidade de muitas congregações Amish ocorreu na segunda metade do séc. XIX.

Nos anos após 1850, as tensões aumentaram entre os Amish. Entre 1862 e 1878, foram realizadas conferências ministeriais anuais, sobre a questão como os Amish deveriam lidar com as tensões causadas pelas pressões da sociedade moderna.

Não foi possível chegar a um compromisso entre os Amish tradicionais  e os Amish mais progressistas o que levou a isso, que os bispos mais tradicionais concordaram em boicotar as conferências.

Os mais progressistas, compreendendo cerca de 2/3, tornaram-se conhecidos pelo nome Menonitas Amish, eventualmente, a grande maioria uniram-se à igreja menonita e a outras denominações menonitas, principalmente no início do séc. XX.

Os mais tradicionais tornaram-se conhecidos como Amish da Antiga Ordem.

Como nenhuma divisão aconteceu na Europa, as congregações Amish que lá permaneceram, levaram o mesmo caminho que os Menonitas Amish e lentamente se fundiram com os Menonitas.

Na década de 2000 estimava-se que existiam cerca de 198 mil membros da comunidade Amish no mundo, sendo 47 mil apenas na Pensilvânia (EUA).

Os Amish preferem viver afastados da restante sociedade. Não fazem serviços militares, não pagam Segurança Social e não aceitam qualquer forma de assistência do Governo. Todos evitam até fazer seguro de vida.

A maioria fala um dialeto alemão, conhecido como "Alemão da Pensilvânia", enquanto uma minoria fala um dialeto suíço ou alsaciano.

Dividem-se em irmandades, que por sua vez se dividem em distritos ou congregações. Cada distrito é independente e tem as suas próprias regras de convivência.

As crianças Amish estudam em escolas exclusivas até ao 8º ano da sua escolaridade, algo que fica por volta dos 16 anos de idade. Nessas escolas aprendem matemática, inglês, alemão, as matérias necessárias para que iniciem os trabalhos que os adultos realizam e para os ajudar com o comércio.
Crianças da Comunidade Amish
Fonte: Pinterest
Depois deste 8º ano de escolaridade, não lhes é permitido ascender mais, muito menos ao ensino superior. No entanto, é permitido que as crianças abandonem os estudos antes de terminarem o 8º ano, mesmo que isso não seja legal para outras pessoas no país.

Uma decisão da Suprema Corte americana garantiu aos Amish a possibilidade de deixarem os estudos antes, uma vez que a tradição religiosa era muito anterior às leis educacionais em vigor no país.

Aos 16 anos, o adolescente Amish passa por um ritual chamado Rumspringa, que em tradução livre quer dizer "correr por aí". Nesta altura, é permitido ao jovem que entre em contacto com o mundo exterior, dando autorização para que este experimente bebidas, ir a festas e até mesmo namorar pessoas de fora da comunidade.

Esta é a decisão final que define se elas irão fazer parte da comunidade ou não, e cabe totalmente ao jovem. Caso queiram continuar com o estilo de vida religioso, permanecem nos vilarejos e são batizados.

Os Amish são anabatistas, ou seja, recusam-se a batizar um bebé. Os anabatistas acreditam que o batismo só deve ser feito quando alguém pode confessar a sua fé de bom grado.
Batismo na Comunidade Amish
Fonte: Mission to Amish People
O batismo na fé Amish acontece com maior frequência entre os 18 e os 22 anos. Até que isso aconteça, a pessoa não tem permissão para se casar e quando se casar, deve ser com algum membro da igreja.

Cada fazenda da comunidade tenta produzir o que precisa, mas não são autossuficientes e negociam com o mundo externo. Assim, em pequenas lojas familiares, os Amish vendem móveis, colchas e comidas típicas. Parte dos ganhos é doada para a compra de terras coletivas.

Os itens mais comprados pelos Amish fora do seu "mundo" são farinha, sal e açúcar, mais difíceis de produzir em quantidades necessárias sem auxílio de máquinas pesadas e tecnológicas.

A alimentação dos Amish consiste em carne, tubérculos e massas, de produção própria na maior parte.

Em 1919, os líderes Amish concordaram que o uso da eletricidade não deveria ser adotada pela comunidade Amish. Não porque achassem a eletricidade algo mau, mas porque ter um acesso fácil à eletricidade poderia levar a muitas tentações e à deterioração da vida tradicional, da igreja e da família.

Os Amish não têm um local feito para o culto, como igrejas, eles reúnem-se em casas privadas ou em celeiros. As mulheres sentam-se separadas dos homens e cobrem a cabeça com um véu.

O culto inicia-se com uma invocação de algum dos anciãos, seguem-se hinos, cantado do hinário "Ausbund", que é o mesmo texto desde o séc. XVI e não contém notação musical. Há depois dois sermões, um mais curto e um mais longo. Entre os sermões há uma oração, onde todos se ajoelham silenciosamente até que algum membro masculino ore pela igreja. A leitura e pregação da Bíblia é feita extemporaneamente, sem sermões preparados, e muitos anciãos abrem as Escrituras aleatoriamente. Seguem uma oração do ministro e uma bênção final. A congregação despede-se com um ósculo (beijo da paz).

O vestuário dos membros da comunidade Amish também têm as suas particularidades. As mulheres e meninas usam vestidos modestos de mangas compridas e uma saia longa. Nunca usam jóias ou acessórios. Nas suas cabeças, usam uma cobertura de oração, branca se foram casadas e preta se forem solteiras.
Mulheres da Comunidade Amish
Fonte: Mega Curioso
Os homens e os meninos usam roupas de cor escura, casacos retos, calças largas, suspensórios, meias e sapatos pretos. Na cabeça, costumam usar chapéus pretos ou de palha. Apesar de não usarem bigode, após casarem os homens passam a cultivar uma grande barba.
Homens da Comunidade Amish
Fonte: Mega Curioso
Os Amish sentem que ao terem roupas diferentes encorajam a humildade e a separação do mundo. A sua roupa não é uma fantasia, mas sim uma expressão de fé.

Uma mulher Amish é principalmente uma dona de casa, assume um papel bem antigo na comunidade, que inclui cozinhar, administrar a casa e ajudar os vizinhos. Em público, uma mulher Amish geralmente seguem o marido.
Mulheres da Comunidade Amish
Fonte: El País
Os Amish conservaram um antigo costume, o das bonecas de pano e sem rosto. O motivo está vinculado ao segundo mandamento. Numa idade precoce, as crianças devem aprender e não criar imagens, semelhanças e ídolos. Consideram que as bonecas sem rosto impedem o orgulho e a vaidade.
Bonecas de pano Amish
Fonte: HorizonTimes
Também não tocam instrumentos musicais, alegam que são um método de auto-expressão que encorajaria orgulho e o sentimento de superioridade.

Uma das festividades mais icónicas dos Amish é a construção de celeiros. Nesta ocasião, a comunidade une-se para edificar um celeiro para um dos membros do grupo, e o gesto serve para simbolizar o ato de desprendimento pessoal e intuito de ajudar o próximo.
Uma Comunidade Amish envolvida na construção de um celeiro
Fonte: Pinterest
Os membros do grupo que não "andarem na linha" podem sofrer duras consequências. Dependendo da infração, os transgressores são isolados para que se sintam envergonhados e voltem para a igreja, onde os seus erros são apontados.

No entanto, se a falha for considerada grave (como usar um computador, beber bebidas alcóolicas ou não se ajoelhar durante o culto), os acusados podem ser banidos e expulsos, e todo e qualquer contacto com essas pessoas é completamente cortado.

O mais interessante é que, apesar de ser um grupo muito conservador e com regras severas, estima-se que entre 80 a 90% das crianças Amish crescem e permanecem na comunidade.



Fonte: Wikipédia | Aventuras na História | HiperCultura | Mega Curioso

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário