terça-feira, 12 de outubro de 2021

Agente do FBI Seminu a Entregar um Milhão de Dólares aos Sequestradores

 

Agente do FBI seminu entrega um milhão de dólares aos sequestradores de um avião em 1972
Fonte: Fique Sabendo

Nos EUA, o desvio do voo 841 da Delta Airlines, em 1972, ficou marcado pelas imagens de um agente do FBI a dirigir-se para o avião na pista do aeroporto de Miami, vestido apenas um fato de banho, e a carregar um saco de dinheiro.

A 31 de julho de 1972, George Wright, entrou num avião que seguia de Detroit para Miami, estava vestido de padre, levava uma Bíblia, que dentro tinha escondida uma arma.

George Wright
Fonte: Geledés

George Wright era um preso que tinha sido condenado por assassinato a uma pena de 15 a 30 anos, em 1962. Escapou da cadeia de Bayside em Leesburg, em Nova Jersey, em 1970, tendo sequestrado o avião da Delta Airlines em 1972.

Wright e os seus cúmplices assumiram o controlo do avião, tornando 88 passageiros em reféns, e exigiram o pagamento de um resgate de um milhão de dólares - o maior de sempre na altura num caso de pirataria aérea.

Um dos raptores disse por rádio à torre de controlo do aeroporto de Miami: "Sigam as minhas instruções ou alguém se magoa".

"Estamos agora a meter o dinheiro em malas", respondeu a torre. "Antes de deixarmos sair passageiros, tem de estar aqui o dinheiro", disse o sequestrador.

Segundo relatos da época da imprensa norte-americana, o número de cúmplices de Wright varia, o grupo incluía dois ou três outros homens, mais duas mulheres e ainda três crianças.

As exigências dos raptores foram atendidas, um agente do FBI, só em fato de banho, para se ver que não ocultava armas, entregou o resgate.

O avião, então, partiu para Boston, onde foi reabastecido, partindo depois para a Argélia.

Os sequestradores foram recebidos em Argel por Eldridge Cleaver, um ativista e escritor norte-americano com ligações aos Panteras Negras, um movimento radical negro norte-americano.

Eldridge Cleaver
Fonte: Lapham's Quarterly

O Presidente argelino da altura, Houari Boumédiène, cujo regime pertencia ao grupo dos Não-Alinhados e apoiava movimentos subversivos em África, na América Latina e nos EUA.

Houari Boumédiène
Fonte: Wikipédia

No entanto, Boumédiène estava em negociações com Washington e queria manter boas relações com o Ocidente.

A Argélia manteve os sequestradores sob prisão domiciliária durante alguns dias e confiscou o avião e o resgate, que acabaria por devolver aos EUA.

Em 1976, os sequestradores, com exceção de George Wright, foram detidos e julgados em França. A justiça francesa recusou contudo expatriar os sequestradores para os EUA, considerando que o caso tinha contornos "políticos".

No final dos anos 1960 e início dos anos 1970 registaram-se vários desvios de aviões nos EUA, alguns dos quais com mortes, em 1974, o Presidente Richard Nixon promulgou um pacote legislativo para melhorar a segurança aérea nos EUA, que incluiu, pela primeira vez, a obrigatoriedade de todos os passageiros passarem por detetores de metais nos aeroportos.

George Wright viveu vários anos na Guiné-Bissau, país onde tinha pedido asilo político e adquirido o nome de José Luís Jorge dos Santos, mudando-se depois para Portugal, onde viveu os últimos 20 anos. Casou e teve dois filhos e na aldeia de Almoçageme onde vivia, era considerado um membro respeitado da comunidade.

Na sequência de um mandato de captura internacional, foi detido pela Polícia Judiciária portuguesa a 26 de setembro de 2011 tendo o governo americano pedido formalmente a sua extradição.

O pedido de extradição foi recusado pelo Tribunal da Relação de Portugal, a que se seguiu um recurso das autoridades norte-americanas. Este recurso foi rejeitado pelo Supremo Tribunal de Justiça de Portugal a 22 de dezembro de 2011.



Fonte: Diário de Notícias | Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário