Alice Coachman no pódio após a sua vitória nos Jogos Olímpicos de 1948 |
Foi uma atleta de salto em altura, de origens humildes e sem acesso a instalações desportivas devido às leis de sagregação da época, Alice treinava a correr descalça e improvisava com cordas e panos amarrados para saltar.
Foi encorajada pela sua professora do 5.º ano Cora Bailey e pela sua tia Carrie Spry, apesar das reservas dos seus pais. Matriculou-se então no Madison High School, em 1938, onde trabalhou com Harry E. Lash para desenvolver a sua habilidade como atleta.
Em 1939, aos 16 aos recebeu uma bolsa de estudos para a Escola Preparatória Tuskegee, a bolsa exigia que Alice trabalhasse enquanto estudava e treinava, incluindo limpeza e manutenção das instalaçãoes desportivas, além de reparar os uniformes.
Alice formou-se no Instituto Tuskegee em 1946. No ano seguinte, continuou os seus estudos no Albany State College, onde fez o seu bacharelato em economia doméstica.
Participou nos Jogos Olímpicos de Londres de 1948, onde obteve a medalha de ouro no salto em altura feminino e tornou-se na primeira mulher negra, de qualquer nacionalidade, a conquistar este prémio. Conquistou a medalha com um salto de 1,68m.
Recebeu a sua medalha pelas mãos do Rei D. Jorge VI do Reino Unido.
Ao voltar aos EUA, após os Jogos Olímpicos, conheceu o presidente Harry Truman e a ex-primeira-dama Eleanor Roosevelt. Foi homenageada com desfiles em Atlanta e Albany.
Em 1952, tornou-se na primeira mulher afro-americana a representar um produto internacional quando assinou como porta-voz da Coca-Cola Company, que apresentou em outdoors ao lado do vencedor olímpico de 1936, Jesse Owens.
Anúncio da Coca-Cola com Alice Coachman e Jesse Owens |
Foi casada duas vezes, o seu primeiro casamento foi com NF Davis, com quem teve dois filhos e o casamento terminou em divórcio, o segundo casamento, do qual ficou viúva, foi com Frank Davis.
Faleceu aos 90 anos de idade, a 14 de julho de 2014, em Albany, após uma paragem cardíaca depois de sofrer problemas respiratórios.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário