Capitão Edward J. Smith - Comandante Oficial do Titanic |
Edward John Smith, nascido em 1850, foi um marinheiro britânico mais conhecido por ter sido o Comandante Oficial do RMS Titanic em 191.
Vindo de uma família da classe trabalhadora, deixou a escola ainda jovem para entrar para a marinha mercante.
Conseguiu entrar em 1880 para a White Star Line, uma prestigiada companhia de navios, logo depois de receber o seu certificado de oficial.
Rapidamente subiu na hierarquia da empresa e em 1887 foi colocado no comando do SS Celtic. Eventualmente, ficou encarregado de outros navios, principalmente do SS Majestic, o qual comandou durante nove anos.
Gradualmente adquiriu uma grande popularidade por causa do seu carácter agradável e imponente, algo que lhe deu a afeição de muitos passageiros.
Smith foi colocado, em 1911, no comando do Olympic, o maior navio do mundo até então, porém não conseguiu evitar uma colisão com o cruzador HMS Hawke em setembro. No ano seguinte foi designado para ser o comandante do Titanic na sua viagem inaugural.
O Titanic acabaria por colidir com um iceberg na noite de 14 de abril e afundou, Smith morreu no naufrágio.
Mais de 100 anos depois da tragédia do Titanic, este acontecimento é cercado de polémicas e mistérios. Uma carta de uma sobrevivente do naufrágio, Emily Richards. Na altura tinha 24 anos e escreveu para a sua sogra dois dias após o naufrágio, e disse que Smith estava no salão do bar do Titanic bebendo na noite da colisão, na cartão ela escreveu: "O Capitão estava no salão a beber e deu ordem a outra pessoa para olhar pelo navio. Foi culpa do capitão".
É sabido que o capitão, de 62 anos, passou a noite do desastre num jantar festivo no restaurante da primeira classe antes de voltar à sua cabine.
Os livros de História apontam uma versão diferente, na qual ele teria sido acordado na sua cabine quando o navio bateu no iceberg e bravamente decidiu afundar com a embarcação.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário