segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Regras do Natal na Alemanha Nazi

Hitler durante a celebração do Natal
O governo nazi não deixava nada ao livre gosto e à vontade pessoal, muito menos em eventos de carácter cerimonial, com carga simbólica. Por isso, não é de estranhar que os funcionários do ditador alemão tenham tentado estabelecer os modos "corretos" de festejo natalício.

Foi descoberto na cidade de Dresden um guia que detalha, de maneira minuciosa, essa campanha. Trata-se de um livreto de 20 páginas, publicado em novembro de 1937, no qual são estabelecidas as diretrizes para a comemoração do Natal.

As regras vão desde a decoração da árvore, com a substituição da estrela por uma suástica, até as letras das canções, nas quais deveriam ser celebrados os líderes germânicos, a maternidade e a natureza.
Bandeira Nazi, com a suástica ao centro
O guia foi distribuído, na época, entre os funcionários do partido nacional socialista para que instruíssem a população, ou seja, não chegou às mãos do público geral, o que realça o valor da descoberta.

O texto afirmava que nenhuma comemoração era tão "alemã quanto o Natal" e menosprezava o seu carácter cristão, explicando que havia sido introduzida contra a vontade da igreja.

Pode-se ler também que Maria é a mãe de toda a Alemanha e que os Reis Magos eram trabalhadores alemães que vieram visitar Hitler, o "Messias", um homem destinado a tornar-se Deus e salvador do povo alemão.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

domingo, 30 de dezembro de 2018

O Bolo-Rei

Ainda no contexto das festas de final de ano, em todas as mesas portuguesas, ou pelo menos em todas as que já tive o prazer de me sentar, está sempre presente esta iguaria.

É se calhar o bolo/doce de Natal mais típico em Portugal.

Bolo-Rei
Diz a lenda que o bolo representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento: a côdea simboliza o ouro, as frutas cristalizadas e secas representam a mirra e o aroma do bolo simboliza o incenso.
Ilustração Reis Magos
Fonte: InfoEscola
Tradicionalmente, no interior do bolo havia uma fava seca e um pequeno brinde, normalmente feito de metal ou cerâmica, e a quem lhe saísse a fava tinha o dever de pagar o próximo bolo rei, já o brinde dava sorte a quem o encontrasse.
Brindes do Bolo-Rei de cerâmica
Fonte: História com História
Por motivos de segurança, a União Europeia, proibiu que o bolo fosse comercializado com a fava e com o brinde.

Mas este bolo não foi criado em Portugal, mas sim na França, no tempo do rei Luís XIV, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis. No entanto, com a Revolução Francesa, em 1789, a iguaria foi proibida por causa do seu nome (Bolo-Rei).
Luís XIV, Rei da França
Mas os pasteleiros continuaram a confecioná-lo mas com o nome de "Gâteau des sancullotes".

Em Portugal, a primeira pastelaria a vender e a fazer o Bolo-Rei foi a Confeitaria Nacional, em Lisboa, cerca de 1870, bolo feito através de uma receita trazida de Paris.
Confeitaria Nacional, em meados dos anos 1930
Com a proclamação da República, em 1910, o Bolo-Rei ficou em risco de deixar de ser fabricado, novamente devido ao seu nome, a palavra "rei" era símbolo do poder suprem que tinha sido derrubado.

Então os pasteleiros continuaram a fabricá-lo mas mudaram-lhe o nome, mas atualmente, com o passar do tempo, voltou ao seu nome original.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

sábado, 29 de dezembro de 2018

Natal num Hospital Alemão Berlim 1914




Na imagem podemos ver um ferido e duas enfermeiras, num hospital militar em Berlim, na Alemanha, durante a época festiva do Natal de 1914 - em plena Primeira Guerra Mundial.

Nesta época a Alemanha declarou que aceitara a sugestão do Papa Bento XV, de um armistício do dia de Natal, desde que todos os beligerantes o aceitassem.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Tradições de Natal pelo Mundo


Holanda
Acontece a 5 de dezembro, a Zwarte Piet (PT: "Pedro Preto") trata-se de uma festa em homenagem a um personagem que seria um tipo de ajudante negro do Pai Natal. Os holandeses pintam-se de preto, colocam uma peruca crespa e deixam os lábios vermelhos com batom.
Imagem da celebração do dia Zwarte Piet
Noruega
Os moradores da Noruega escondem as vassouras na época do Natal para que as bruxas e os espíritos não possam voar no céu. Os homens ainda disparam um tiro para o céu, para afastar qualquer tipo de espírito maligno.

Austrália
É costume as famílias comemorarem o Natal na praia, visto ser verão, com piqueniques, brincadeiras e dentro de água. Em muitos lugares do país, é comum o Pai Natal chegar a surfar ou de barco.

Irlanda
Os irlandeses deixam para o Pai Natal uma torta de carne e uma cerveja Guinness.

Letónia
É tradição o Pai Natal dar presentes às crianças durante 12 dias.

França
No dia de Natal, uma grande parte dos franceses vai até a casa de um inimigo para que façam as pazes.

Estados Unidos da América
Nem todas as casas dos EUA têm lareira, então a emissora de televisão norte-americana WPIX transmite, durante 24 horas ininterruptas, um vídeo de uma lareira ardendo. Isto acontece há mais de 40 anos.

Áustria
No dia 5 de dezembro, as pessoas vestem-se de um demónio chamado Krampus, brincando de bater uns nos outros com uma vara, pois conta a lenda que o bicho pune as crianças más com essa arma.
Ilustração do demónio Krampus
Índia
A decoração da Árvore de Natal é um pouco diferente, os efeitos são feitos com as plantas que existem no país, principalmente as folhas de bananeira e mangueira. As mesmas decorações são espalhadas pela casa, além de lamparinas de argila.

Iraque
Depois de uma reunião familiar nos quintais para se contar histórias do nascimento de Jesus, um monte de espinhos secos é queimado. Dizem que a forma como o fogo queima dá uma ideia de como será o destino da família.

Eslováquia
O chefe da família deve, antes de começar o Natal, fazer um prato chamado Laksa, que feito com pão. Mas não é para ninguém comer, a comida é atirada para o teto. Dizem que quanto mais tempo ficar presa no teto, mais rica e sortuda a família será.

Itália
Além do Pai Natal há uma outra figura mais sombria, a Befana. É uma velha com aspeto de bruxa, que costuma visitar as casas das crianças no dia 5 de janeiro. Para quem foi comportado, ela deixa doces, mas se portaram-se mal, ela deixa pedaços de carvão.
Ilustração da Befana
Espanha
Não trocam presentes no dia de Natal, mas sim no dia de Reis, a 6 de janeiro.

Suécia
As crianças acreditam que são duendes que lhes levam os presentes. Nos países escandinavos as comemorações iniciam-se a 13 de dezembro, quando se celebra o dia de Santa Luzia. É a tradição a filha mais velha vestir-se de branco, colocar uma coroa de velas na cabeça e acordar os pais com uma canção.

México
Nas festas de final de ano é obrigatória a Piñata, um jogo típico no qual existe um pote de barro (hoje em dia há muitas figuras) suspenso, cheio de doces no interior, que as crianças tentam partir com um pau, de olhos vendados. 
Exemplo de Piñata
Uruguai
As famílias reúnem-se na casa dos avós ou familiares mais velhos. É tradição a picadita, que consiste na preparação e degustação de aperitivos frios, queijos, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão antes da ceia e ao longo da noite de Natal.
Exemplo de Picadita
Porto Rico
Assim como em Espanha, a troca de presentes só acontece no dia 6 de janeiro, dia de Reis. As crianças colocam hortaliça debaixo da cama para os camelos dos três Reis Magos que lhes trazem os presentes.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Ceia de Natal pela Ásia e Oceânia


No post de hoje ficaremos a conhecer alguns dos pratos tradicionais servidos na Ceia de Natal em países Asiáticos e do continente da Oceânia.

Continente Asiático

O Natal é uma data comemorativa cultural e religiosa que para os cristãos simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, a festividade teve o seu significado alterado pela Igreja Católica no séc. III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano.
Por ser uma festa religiosa, algumas culturas não seguem esta tradição, como por exemplo, muitos dos países localizados na Ásia, que possuem crenças diferentes e outras datas comemorativas. Desta forma vários dos países da Ásia não comemoram o Natal e outros trazem um significado diferente para este dia.

Filipinas
Os pratos principais podem ser:
  • Hamón assado e o queso de bola (ou queijo edam)
  • Lechon - porco inteiro assado no espeto, característico de uma família de classe média ou alta
  • Lumpias
  • Salada de frutas e natas
  • Pancit
  • Peru assado

Timor-Leste
Devido aos muitos anos de ocupação indonésia, o Natal ainda está a dar os primeiros passos neste país. A celebração do Natal durante muitos anos foi pouco aconselhável, mas ainda assim certas tradições se mantiveram até hoje. A Ceia de Natal é enrequecida com:
  • Katupa
  • Sagu
  • Kué rambu

Coreia do Sul
Os pratos servidos no Natal são os pratos tradicionais sul coreanos que são:
  • Naengmyeon
  • Tteokbokki
  • Bingsu
  • Bibimbap
  • Kimchi

Japão
O Natal neste país tem mais um valor comercial do que religioso. As famílias costumam celebrar o Natal com:
  • Frango frito do Kentucky - KFC
  • Bolo de creme com morangos


Continente da Oceânia

Austrália
Os Australianos não celebram a Ceia do dia 24, apenas o dia 25 com um almoço em família. Os pratos são diversos mas predominam:
  • Peru
  • Carnes frias
  • Frutos do mar
  • Salada
  • Pavlova
  • Pudim


Nova Zelândia
Tal como na Austrália, apenas celebram o dia 25 de dezembro, com um almoço onde há também a troca de presentes. O almoço geralmente conta com:
  • Pernil
  • Peru
  • Com batatas assadas
  • Pavlova
  • Cerejas
  • Pudim
Muitas famílias têm aderido ao churrasco de quintal


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Ceia de Natal na América


Depois da Ceia de Natal nas várias regiões de Portugal e em vários países da Europa e de África, vamos conhecer as Ceias de Natal de alguns países da América.

Estados Unidos da América
Como entrada podemos encontrar:
  • Stuffed mushrooms - cogumelos recheados
  • Chips and dip - batatas fritas com algum molho
Como prato principal:
  • Peru
  • Ribs - costela de porco
  • Ham - presunto

Os acompanhamentos mais comuns são:
  • Swedish meatballs - almôndegas
  • Green bean casserole
  • Stuffing e gravy
  • Mashed potatoes - puré de batata
  • Cranberry jelly ou molho de cranberry

Os doces podem ser:
  • Gingerbread cookies
  • Sugar cookies
  • Almond cookies
  • Bolachas com pepitas de chocolate
  • Tarte Mincemeat
  • Tarte de abóbora

Canadá
Depende da região do país. Mas pode ser:
  • Peru
  • Tourtière
Como sobremesas comuns em várias partes do país temos:
  • Butter tarts
  • Nanaimo bars
  • Chicken bones - (PT: "Ossos de galinha") trata-se de uns doces de canela recheados com creme de chocolate
No Canadá é tradição as casas ou biscoitos de gengibre, que são decoradas pelas crianças das famílias.
Casa de gengibre

México
O jantar principal de Natal acontece à meia-noite. Mas, dependendo da família, a ordem das ações podem variar, podendo haver canções ou troca de presentes antes da refeição.
Entre os pratos mas apreciados no Natal estão:
  • Romeritos
  • Bacalhau
  • Peru recheado
  • Puré de maçã
Como sobremesa podemos encontrar:
  • Jericalla
  • Pagar de queso - idêntico ao cheesecake

Argentina
Encontramos na Argentina na Ceia de Natal:
  • Vitel Toné - prato frio de carne de vitela cortado coberto com molho feito de anchovas, atum, maionese, natas e alcaparras
  • Pionono - uma massa esponjosa retangular fina enrolada recheada com vários ingredientes, como alface, queijo, tomate, azeitonas, pimentão vermelho, peru assado, etc.
  • Tomates recheados - geralmente com uma mistura de arroz
A bebida tradicional do Natal argentino é:
  • Ananá Fizz - feito de cidra e sumo de abacaxi
Como sobremesas podemos ter:
  • Turrón - doce composto de amendoim e mel
  • Pan dulce - é o panetone italiano

Venezuela
Como pratos principais podemos ter:
  • Hallacas
  • Peru ou porco assado
  • Pan de jamón - pão recheado com porco, passas e azeitonas
  • Ensalada de pollho - salada de frango com batatas, cenouras e ervilhas
Para sobremesa:
  • Torta negra - bolo de chocolate com frutas embebidas em rum

Jamaica
O Dia de Natal começa com um tradicional pequeno-almoço jamaicano:
  • Ackee e Saltfish, fruta, pão e banana cozida
No jantar de Natal:
  • Caril de cabra
  • Frango assado
  • Presunto
  • Arroz e ervilhas
A bebida tradicional desta altura é:
  • Sorrel - geralmente feita com uma generosa porção de rum.
A sobremesa tradicional é:
  • Bolo de frutas carregada de rum

Costa Rica
O prato tradicional é:
  • Tamale - recheada com carne de porco

Uruguai
Aqui não há pratos fixos, as refeições variam muito em cada família, mas geralmente é:
  • Leitão ou cordeiro
  • Asado a la parilla - churrasco
  • Peru ou frango assados
  • Salada russa, salada grega, salada primavera
Os doces:
  • Torrones
  • Panetones
  • Budines - bolos com uvas, nozes, etc.

Brasil
Podemos encontrar:
  • Peru
  • Porco
  • Frango
  • Bacalhau no forno, com batatas ou de outras formas
  • Arroz de Natal - geralmente feito de passas, ou arroz à grega, arroz de forno, arroz ao champanhe, arroz com bacalhau, arroz com nozes, castanha e caju, etc.
  • Farofa - pode ser frita na manteiga com amêndoas, frutas secas, bacon, nozes, etc.
  • Salpicão - tipo de salada feita com bacalhau, atum ou frango, é um prato servido frio

As sobremesas podem ser:
  • Pavê - doces de colher
  • Mousses
  • Manjar de coco
  • Gelatina
  • Rabanadas
  • Frutas tradicionais
  • Panetone (quando é recheado com frutas cristalizadas) ou Chocotone (quando é recheado com pepitas de chocolate)

Colômbia
Neste país a celebração do Natal começa a 7 de dezembro, quando acontece o "Dia das Velinhas", na qual os colombianos enchem as suas ruas com velas e lanternas de papel.
No dia de Natal comem:
  • Pernil de porco com molho agridoce e salada mista
  • Tamales tolimenses - bolos salgados envolvidos em filhas de bananeira
  • Manjar blanco
  • Hojaldres

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Ceia de Natal pela África


Depois de Portugal e continente europeu chegámos às Ceias de Natal do Continente Africano.

África do Sul
O Natal é apenas celebrado no dia 25, e no almoço de Natal não pode faltar:
  • Peru ou pato
  • Frango
  • Turducken - prato composto por um frango inteiro recheado que recheia um pato e estes recheiam um peru, ou seja, três aves numa
  • Arroz amarelo
  • Rosbife
  • Malva Pudim


Angola
Assemelha-se muito ao Natal português, mas criaram algumas tradições próprias. Na consoada bebé-se:
  • Quiçângua
  • Caparroto
  • Kimbombo
Como pratos:
  • Peru
  • Pratos à base de mandioca

Cabo Verde
Assim como Angola as tradições do Natal foram levadas pelos portugueses, e têm como pratos:
  • Peru ou cabrito assado
  • Doce de coco
  • Pastéis de milho
E bebem:
  • Grogue
  • Ponche

São Tomé e Príncipe
È servido durante a Ceia de Natal:
  • Calulu
  • Iussua
  • Quizacá
  • Azagoa
  • Izaquente
  • Moqueca


Gana
Na mesa de Natal do Gana não falta:
  • Mingau de milho
  • Quiabo cozido
  • Fufu - massa que pode ser feita de ingame, mandioca, banana ou milho

Etiópia
O prato típico da celebração do Natal é:
  • Doro wat - um cozido de carne bastante condimentado
  • Servido com injera - um pão de massa leve e esponjosa


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Ceias de Natal na Europa


O Natal é a minha altura preferida do ano e o post de hoje irá nos mostrar o que se come na Ceia de Natal em vários locais do mundo, pode ser que nos dê ideias para fazer umas alterações ao menu lá de casa. Vamos começar por alguns países da Europa.
Então podemos encontrar:

Na Finlândia
A Ceia de Natal é conhecida como Joulupöytä, que significa "mesa natalícia".
  • Perunalaatikko - cozido de batata
  • Porkkanalaatikko - cozido de cenoura
  • Lanttulaatikko - cozido de nabo
  • Presunto com pão e mostarda

Como doces tem-se:
  • Folhados recheados com doce de ameixa
  • Piparkakku - biscoitos tradicionais
Há uma bebida especial na Finlândia:
  • Glögg - espécie de vinho quente feito com amêndoas, uvas brancas e canela


Na Dinamarca
Para a Ceia podemos encontrar:
  • Carne de porco assada, batatas cozidas e molho
  • Assados de pato ou ganso com ameixas secas
  • Salmão defumado
  • Paté de figado com bacon e cogumelos
Como sobremesa - Tradicionalmente, uma amêndoa descascada é escondida na tigela da sobremesa, e aquele que a encontrar recebe um presente conhecido como "o presente da amêndoa"
  • Risengrod - doce típico que se trata de um pudim de arroz com creme, baunilha, amêndoas e molho quente de cereja ou frutas vermelhas.
Como bebida:
  • Glögg (bebida igual à da Finlândia, comum nos países escandinavos)
  • Cerveja com alto teor alcoólico, feitas especialmente para esta altura do ano


Suécia
O Smörgásbord é um banquete luxuoso em que se serve praticamente tudo o que é típico do país, na Ceia de Natal acontece o Julbord (PT:"mesa de Natal"), um tipo especial de Smörgásbord cujo menu geralmente começa com:
  • Pão molhado num caldo de presunto cozido
  • Variedade de peixes com arenque e salmão
  • Presunto assado, salsichas, almôndegas, carne de porco, queijos, batatas cozidas, salada de beterraba e diversas preparações com repolho cozido
À sobremesa, também na Suécia se esconde a amêndoa no prato da sobremesa que tradicionalmente é:
  • Risgrynsgröt - pudim de arroz, polvilhado com canela em pó
  • Biscoitos de gengíbre e canela

Na República Checa
O prato tradicional é:
  • Carpa à milanesa com salada de batatas, que segue o chucrute e a sopa de peixe
  • Vánocka - pão doce recheado com passas
  • Pão da Boemia - uma espécie de bolo coberto de açúcar

Rússia
Durante a era soviética, a tradição de celebrar o Natal com uma ceia farta foi substituída pela comemoração da passagem de ano. Durante a passagem de ano, toda a Rússia dá-se ao luxo de uma festa gastronómica digna dos melhores restaurantes.
O prato típico é:
  • Zakuski - uma entrada à base de peixe finamente cortado e temperado com um molho especial
Também é comum:
  • As tangerinas que são cultivadas no Transcáucaso e têm a casca laranja com manchas verdes e amarelas.
Outro prato comum é:
  • Chucrute russo


Polónia
Aqui a Ceia de Natal é composta por 12 pratos. Este número é símbolo de riqueza, mas representa também o número dos apóstolos de Cristo e dos meses do ano. Naquele país, o costume é preparar a mesa com um lugar a mais, guardando espaço para um visitante inesperado.
  • Carpa da vigília natalícia - normalmente frita, muitas vezes acompanhada de repolho azedo quente com cogumelos secos, uma salada de legumes ou batatas;
  • Barszcz Czerwone - um caldo de beterraba servido com pasteis em formato de orelha (Uszka);
  • Pierogi;
  • Kutia - sobremesa originária do leste europeu, feita com uma mistura de grãos de trigo e sementes de papoila cozidas, mel amêndoas ou nozes e frutas secas ou cristalizadas embebidas em vinho tinto doce

Roménia
A Ceia de Natal é bastante complexa e gira em torno da carne:
  • Ciorba de perisoare - sopa à base de almôndegas de carne muito condimentada, servida num caldo de verduras e tomate
  • Sarmale - rolos de repolho recheados com carne e arroz e cozido no vapor
  • Piftie - espécie de gelatina salgada, à base de caldo de carne
  • Colaci - pão fermentado com formato de cruz, normalmente compartilhado com os vizinhos
  • Como sobremesa típica há o Cozonaci - doce recheado com nozes e passas


Lituânia
Aqui também há a tradição dos 12 pratos natalícios, a refeição é chamada de Kucios. O jantar de Natal começa com o surgimento da primeira estrela no céu, com a dona da casa a distribuir o pão. Não se come carne nem lacticínios, come-se:
  • Peixe, como a carpa, o lúcio e o arenque, acompanhados de verduras
  • É frequente o uso das sementes de papoila, especialmente na preparação do Kuciukai - pãezinhos de massa não fermentada imersos no leite "temperado" com estas sementes
Quem sair da mesa antes do fim da refeição traz infelicidade segundo a tradição do país.

França
A Ceia pode-se chamar de Reveillon, e envolve a preparação de pratos diferentes em cada região do país:
  • Foie gras - paté de fígado de ganso é um dos pratos típicos
  • Ostras e vieiras
  • Salmão defumado
  • Aves - peru, ganso ou pato
  • Castanhas
Na região de Provence, a Ceia tradicional tem 13 tipos de sobremesa diferetes, o mesmo número de comensais da Santa Ceia. Entre as sobremesas existem:
  • Tortas geladas e cremosas
  • Bouche de Noel - tipo de rocambole de chocolate
  • Galette des Roisv - a torta do rei, um doce de massa folhada recheada com creme de amêndoas no qual se esconde uma pequena estatueta, quem encontrá-la será o "rei" ou "rainha" da casa por um dia

Espanha

A Ceia de Natal é conhecida como "Nochebuena". O menu varia de região para região, mas um dos pratos típicos é a:
  • Paella

Como sobremesas/doces:
  • Torrone di Jijona
  • Marzipã
  • Polvorones - biscoitos amanteigados típicos da região da Andaluzia e da cidade de Toledo
  • Neulas - biscoitos finos e crocantes típicos da reguão de Alicante
  • Casadielles - espécie de pastéis preparados com massa de farinha de trigo ou de milho, aromatizada com anis e recheados com nozes e/ou avelãs, típicas da região das Astúrias
  • Intxausalsa, Goxua, Panellets Catalani e Paparajotes - doces típicos do País Basco


Reino Unido
O prato tradicional é o:
  • Peru, acompanhado de batatas assadas, cenouras cozidas, repolho roxo refogado e couve de Bruxelas
  • Yorkshire Puddings - espécie de bolinhos salgados, bastante comuns como acompanhamento no país
  • Como doce existe o bolo Christmas Pudding, que é um bolo que no receio esconde uma moeda que trará sorte a quem a encontrar.

Alemanha
O Natal é festejado nos dias 25 e 26 de dezembro, com uma refeição bastante simples que gira principalmente em torno do:
  • Pato assado
  • Carpa
  • Como acompanhamento há batatas, couve e repolho azedo
  • Knödel
  • Como doce, há os Plätzchen, os biscoitos do Advento, elaborados a partir das mais diversas receitas e nas mais diversas formas

Bélgica
O menu da Ceia de Natal normalmente incluí:

  • Amuse Bouches - aperitivos como salmão defumado, patés, torradinhas, tomates cereja, etc.
  • Frutos do mar
  • Carnes de caças assadas - peru
  • Waterzooi - espécie de sopa que pode ser feita com frango ou peixe
  • Como sobremesa há o famoso Bûnche - bolo que pode ser feito apenas de chantilly ou recheado e que tem o formato de um tronco de madeira, decorados com efeitos natalícios

Grécia
Aqui o Natal apenas é comemorado no dia 25 e durante o almoço familiar é servida as carnes feitas no forno e salada grega como por exemplo:

  • Frango com batatas no forno
Existem várias sobremesas, mas existem dois tipos de biscoitos que ganham destaque, que são:
  • Melomakarona - bolinho temperado, perfumado de canela e cravo e decorado com raspas de laranja
  • Kourabiedes - biscoitos amanteigados e polvilhados com açúcar em pó

Suíça
Como é um país multicultural não existe um prato típico de Natal no país, mas podemos dividir a Suíça em duas e discriminar algumas tradições:
- Suiça alemã
O prato de Natal é:

  • Berner Platte - composto por diversos tipos de carne de porco como costelas, toucinho e salsichas, incluindo ainda o repolho cozido e batatas
  • Schüfeli - presunto defumado que depois de enrolado é servido frio
- Suíça francesa
Nesta zona a culinária tem um toque mais voltado para os países vizinhos como a França. A receita tradicional de Natal é:
  • Pato no molho de castanhas

Áustria
Geralmente a Ceia de Natal é simples come-se:

  • Bratwurst mit Sauerkraut - salsicha com repolho
  • Karphfen - carpa
  • Truthahn - peru
  • Sobremesa biscoitos de Natal

Malta
A culinária maltesa é composta por uma variedade de pratos típicos para a Ceia de Natal e um ponto comum entre os habitantes é:

  • Hasi - frango assado
  • A sobremesa é Qaghaq tal-Ghasel - composto por marmelada, laranja, mel e outras especiarias

Itália
Os pratos tradicionais de Natal são:

  • Tortellini in brodo
  • Lasanha
  • Minestra maritata

De doces:
  • Panetone
  • Pandoro
  • Biscoitos de gengibre


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.