sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Tradições de Natal pelo Mundo


Holanda
Acontece a 5 de dezembro, a Zwarte Piet (PT: "Pedro Preto") trata-se de uma festa em homenagem a um personagem que seria um tipo de ajudante negro do Pai Natal. Os holandeses pintam-se de preto, colocam uma peruca crespa e deixam os lábios vermelhos com batom.
Imagem da celebração do dia Zwarte Piet
Noruega
Os moradores da Noruega escondem as vassouras na época do Natal para que as bruxas e os espíritos não possam voar no céu. Os homens ainda disparam um tiro para o céu, para afastar qualquer tipo de espírito maligno.

Austrália
É costume as famílias comemorarem o Natal na praia, visto ser verão, com piqueniques, brincadeiras e dentro de água. Em muitos lugares do país, é comum o Pai Natal chegar a surfar ou de barco.

Irlanda
Os irlandeses deixam para o Pai Natal uma torta de carne e uma cerveja Guinness.

Letónia
É tradição o Pai Natal dar presentes às crianças durante 12 dias.

França
No dia de Natal, uma grande parte dos franceses vai até a casa de um inimigo para que façam as pazes.

Estados Unidos da América
Nem todas as casas dos EUA têm lareira, então a emissora de televisão norte-americana WPIX transmite, durante 24 horas ininterruptas, um vídeo de uma lareira ardendo. Isto acontece há mais de 40 anos.

Áustria
No dia 5 de dezembro, as pessoas vestem-se de um demónio chamado Krampus, brincando de bater uns nos outros com uma vara, pois conta a lenda que o bicho pune as crianças más com essa arma.
Ilustração do demónio Krampus
Índia
A decoração da Árvore de Natal é um pouco diferente, os efeitos são feitos com as plantas que existem no país, principalmente as folhas de bananeira e mangueira. As mesmas decorações são espalhadas pela casa, além de lamparinas de argila.

Iraque
Depois de uma reunião familiar nos quintais para se contar histórias do nascimento de Jesus, um monte de espinhos secos é queimado. Dizem que a forma como o fogo queima dá uma ideia de como será o destino da família.

Eslováquia
O chefe da família deve, antes de começar o Natal, fazer um prato chamado Laksa, que feito com pão. Mas não é para ninguém comer, a comida é atirada para o teto. Dizem que quanto mais tempo ficar presa no teto, mais rica e sortuda a família será.

Itália
Além do Pai Natal há uma outra figura mais sombria, a Befana. É uma velha com aspeto de bruxa, que costuma visitar as casas das crianças no dia 5 de janeiro. Para quem foi comportado, ela deixa doces, mas se portaram-se mal, ela deixa pedaços de carvão.
Ilustração da Befana
Espanha
Não trocam presentes no dia de Natal, mas sim no dia de Reis, a 6 de janeiro.

Suécia
As crianças acreditam que são duendes que lhes levam os presentes. Nos países escandinavos as comemorações iniciam-se a 13 de dezembro, quando se celebra o dia de Santa Luzia. É a tradição a filha mais velha vestir-se de branco, colocar uma coroa de velas na cabeça e acordar os pais com uma canção.

México
Nas festas de final de ano é obrigatória a Piñata, um jogo típico no qual existe um pote de barro (hoje em dia há muitas figuras) suspenso, cheio de doces no interior, que as crianças tentam partir com um pau, de olhos vendados. 
Exemplo de Piñata
Uruguai
As famílias reúnem-se na casa dos avós ou familiares mais velhos. É tradição a picadita, que consiste na preparação e degustação de aperitivos frios, queijos, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão antes da ceia e ao longo da noite de Natal.
Exemplo de Picadita
Porto Rico
Assim como em Espanha, a troca de presentes só acontece no dia 6 de janeiro, dia de Reis. As crianças colocam hortaliça debaixo da cama para os camelos dos três Reis Magos que lhes trazem os presentes.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário