domingo, 16 de dezembro de 2018

Jennifer Jones

Jennifer Jones
Nome: Phylis Lee Isley
Nome artístico: Jennifer Jones
Nascimento: Tulsa, nos EUA a 2 de março de 1919
Morte: Malibu, nos EUA, a 17 de dezembro de 2009 - aos 90 anos de idade
Profissão: Atriz
Pais: Phillip Ross Isley e Flora Mae

Os seus pais viajavam pelo meio-oeste com uma tenda de espetáculos de talentos da qual eram donos e gerentes.
Jennifer Jones, em criança
Jennifer estudou na Faculdade Monte Cassino Junior em Tulsa e na Universidade Northwestern, em Illinois, onde foi membro da irmandade Kappa Alpha Theta antes de se transferir para a Academia Americana de Artes Dramáticas, em Nova Iorque em 1938.

Foi nesta Academia que conheceu o seu marido, Robert Walker, os dois casaram-se a 2 de janeiro de 1939.
Robert Walker e Jennifer Jones
Enquanto o seu marido conseguiu trabalho em vários programas de rádio, Jennifer arranjou um emprego part-time como modelo de chapéus para a agência de John Robert Powers, enquanto procurava trabalhos como atriz.

Do seu casamento com Robert Walker, nasceram dois filhos, Robert Walker Jr. a 15 de abril de 1940 e Michael Walker, a 13 de abril de 1941.
Robert Walker e Jennifer com os filhos, Robert e Michael
O seu primeiro filme foi em 1939, "New Frontier".

Jennifer tinha um caso com o produtor David O. Selznick, o que levou ao divórcio com Walker em novembro de 1943, e a finalização do divórcio em junho de 1945.
Jennifer Jones e David O. Selznick
Quando Jennifer soube que estavam a ser realizados testes para o papel principal em "Cláudia", uma peça teatral de Rose Franken de grande êxito, Jennifer apresentou-se no escritório do produtor David O. Selznick, em Nova Iorque.

Mas acabou por sair em lágrimas por ter achado que a sua interpretação tinha sido péssima. No entanto, David ficou impressionado o suficiente para mandar a sua secretária chamá-la de novo. Após uma entrevista, Jennifer assinou um contrato de sete anos com ele.

Foi então que recebeu o seu nome artístico - Jennifer Jones.
Jennifer Jones
Em 1943, fez o filme "The Song of Bernadette", no qual Jennifer ganhou a 2 de março de 1944, no seu 25.º aniversário, ganhou o Oscar de Melhor Atriz.
Filme "The Song of Bernadette", de 1943 (esquerda) e Jennifer Jones quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz, em 1944
Jennifer casou-se com o produtor David Selznick a 13 de julho de 1949. A união durou até à morte de David, a 22 de junho de 1965. O casal teve uma filha, Mary Jennifer Selznick, nascida em 1954.
David O. Selznick e Jennifer Jones com a filha de ambos, Mary Jennifer
Durante as duas décadas seguintes, Jennifer apareceu em vários filmes escolhidos por David Selznick.

A sua beleza profunda e natureza sensível agradou o público. A sua imagem inicial de santa, mostrada no seu primeiro papel principal, iria contrastar, três anos depois, com a sua personagem birracial no polémico "Duel in the Sun".
Filme "Duel in the Sun", de 1946
Entre outros papéis notáveis da sua carreira foram em filmes como:
- "Since You Went Away", de 1944 - pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Secundária;
- "Love Letters", de 1945 - pelo qual foi indicada dao Oscar de Melhor Atriz;
- "Cluny Brown", de 1946;
- "Madame Bovary", de 1949;
- "Beat the Devil", de 1953;
- "A Farewell to Arms", de 1957.
Filme "Love Letters", de 1945 (esquerda) e o Filme "Beat the Devil", de 1953
Após a morte do marido, David, Jennifer considerou aposentar-se da carreira de atriz. Segundo a imprensa, Jeniffer teria tentado se matar, saltando de um penhasco em novembro de 1967. ela foi hospitalizada em coma, mas acabou por recuperar. Tragicamente, a sua filha Mary Jennifer, suicidou-se saltando da janela do 20.º andar de um prédio, em 1976. Este acontecimento fez Jennifer interessar-se por questões relacionadas com a saúde mental.
Mary Jennifer Selznick (imagem da mãe, Jennifer Jones, no canto superior esquerdo)
A 29 de maio de 1971, Jennifer volta a casar, desta vez com o industrial multimilionário, colecionador de arte e filantropo, Norton Simon. O casamento durou até à morte de Norton, em junho de 1993.
Norton Simon e Jennifer Jones
O seu último papel no cinema foi no filme "A Torre do Inferno", de 1974. A sua performance marcante rendeu-lhe a indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária.
"A Torre do Inferno", de 1974
Jennifer era administradora emérita do Museu Norton Simon em Pasadena, Califórnia, nos EUA.
Museu Norton Simon
Jennifer reformou-se e aproveitou esta fase na sua vida ao lado do seu filho, no sul da Califórnia. Não dava entrevistas e raramente aparecia em público.
Jennifer Jones
Faleceu de causas naturais, na sua casa a 17 de dezembro de 2009. Encontra-se sepultada no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Los Angeles, nos EUA.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário