sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A Dama da Lâmpada

Florence Nightingale
Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália a 12 de maio de 1820.

Foi uma enfermeira que ficou famosa por ser pioneira no tratamento de feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia.

Ficou conhecida como "A Dama da Lâmpada", por usar este objeto para auxiliar na iluminação enquanto tratava dos feridos durante a noite.

Foi pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos.

Florence veio de uma família rica. Era uma rapariga brilhante e impetuosa, e não quis ter o papel convencional das mulheres da altura, que seria de tornar-se uma esposa submissa, e então decidiu dedicar-se à caridade, indo para a enfermagem.

Tradicionalmente, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos, muitas cozinheiras e prostitutas acabavam por se tornar em enfermeiras, sendo que as prostitutas eram obrigadas como castigo.

Quando Florence anunciou a sua decisão de se tornar enfermeira à família, em 1845, provocou raiva e rompimento, principalmente com a sua mãe.

Em dezembro de 1846, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para escândalo público, Florence tornou-se a principal defensora de melhorias no tratamento médico.

Obteve apoio de Charles Villieres, presidente do Poor Law Board (PT: "Comité de Lei para os Pobres"). Isto a levou a ter um papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.

Quando Florence visitou Kaiserwerth, um hospital pioneiro fundado e dirigido por uma ordem de freiras na Alemanha, em 1846, ficou impressionada com a qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e prática das religiosas.

Em outubro de 1854, Florence e uma equipa de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, partiram para os Campos de Scutari, localizados no Império Otomano, durante a Guerra da Crimeia.

Voltou a Inglaterra como heroína em agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria rainha Vitória.

Voltou definitivamente depois de contrair febre tifóide e ter ficado com sérias restrições físicas.

Impossibilitada de fazer os seus trabalhos físicos, dedicou-se à formação da escola de enfermagem em 1859, na Inglaterra, onde já era reconhecida pelo seu valor profissional e técnico.

Fundou então a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com um curso de um ano, e era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas.

Em 1883, a rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 tornou-se a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito.

Florence faleceu a 13 de agosto de 1910, em Londres. Foi sepultada em St. Margaret of Antioch Churchyard, East Wellow, Hampshire, na Inglaterra.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário