segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Regras do Natal na Alemanha Nazi

Hitler durante a celebração do Natal
O governo nazi não deixava nada ao livre gosto e à vontade pessoal, muito menos em eventos de carácter cerimonial, com carga simbólica. Por isso, não é de estranhar que os funcionários do ditador alemão tenham tentado estabelecer os modos "corretos" de festejo natalício.

Foi descoberto na cidade de Dresden um guia que detalha, de maneira minuciosa, essa campanha. Trata-se de um livreto de 20 páginas, publicado em novembro de 1937, no qual são estabelecidas as diretrizes para a comemoração do Natal.

As regras vão desde a decoração da árvore, com a substituição da estrela por uma suástica, até as letras das canções, nas quais deveriam ser celebrados os líderes germânicos, a maternidade e a natureza.
Bandeira Nazi, com a suástica ao centro
O guia foi distribuído, na época, entre os funcionários do partido nacional socialista para que instruíssem a população, ou seja, não chegou às mãos do público geral, o que realça o valor da descoberta.

O texto afirmava que nenhuma comemoração era tão "alemã quanto o Natal" e menosprezava o seu carácter cristão, explicando que havia sido introduzida contra a vontade da igreja.

Pode-se ler também que Maria é a mãe de toda a Alemanha e que os Reis Magos eram trabalhadores alemães que vieram visitar Hitler, o "Messias", um homem destinado a tornar-se Deus e salvador do povo alemão.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário