sábado, 22 de dezembro de 2018

Invenções de Leonardo da Vinci

O post de hoje será um pouco diferente... vamos falar de Leonardo da Vinci e isso implica falar das sua invenções. Vamos ter várias imagens no post de hoje.
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

É conhecido como o percursor da aviação e da balística. Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como, possivelmente, a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

Nasceu em Anchiano, na região de Florença, na Itália a 15 de abril de 1452.

De realçar que as invenções de Leonardo da Vinci na sua maioria não passaram de projetos desenhado por ele. Não ganhando forma física, na época. Nas últimas décadas, vários cientistas têm-se dedicado à tentativa de "dar vida" aos projetos de Leonardo da Vinci e testar a sua funcionalidade.

Canhão de 33 canos
  • Frustrado com a demora da recarga das armas de fogo na sua época, Da Vinci decidiu criar o protótipo de um canhão de 33 canos. O aparato deveria conter três fileiras de 11 mosquetes sobre rodas, de forma que enquanto o soldado atirava com uma fileira de armas, a outra era recarregada.
Helicóptero
  • Este projeto terá sido feito, aproximadamente, em 1493. Conhecido também como "parafuso voador", esta é considerada umas das invenções de Da Vinci mais estranhas e, de acordo com os cientistas, de pouca utilidade. Provavelmente, nunca teria saído do chão e exigia o trabalho de quatro homens para funcionar.
Paraquedas
  • Este projeto remonta, aproximadamente, para 1485. Da Vinci, desde criança, sonhava em voar e tornou-se obcecado por dispositivos voadores. Criou um paraquedas com formato piramidal. Esta invenção foi testada por Adrian Nicholas, em 2000, e funcionou perfeitamente.
Tanque blindado
  • Aproximadamente, de 1487. O tanque blindado tinha o formato de um disco voador e canhões à volta, permitindo uma rotação de 360º. A cobertura convexa tinha o objetivo de desviar dos ataques dos inimigos. Teria capacidade para oito pessoas.

Os estudos de Leonardo da Vinci na área de ciências e engenharia são tão impressionantes e inovadores como o seu trabalho artístico. Os seus desenhos encontram-se em cadernos, compostos por cerca de 13 mil páginas com notas.

Os cadernos são, na sua maioria, escritos de forma invertida - da direita para a esquerda. A razão pode ter sido mais uma oportunidade prática, do que por razões de sigilo como muitas vezes é sugerido. Sendo Leonardo provavelmente canhoto, é possível que lhe era mais fácil escrever da direita para a esquerda.

As suas anotações e desenhos mostram uma enorme variedade de interesses e preocupações, algumas tão normais como listas de compras e de pessoas que lhe deviam dinheiro, ou de outras mais estranhas como desenhos de asas e sapatos para andar sobre a água.

A sua formação em anatomia do corpo humano iniciou-se no atelier de Andrea del Verrocchio, o seu mestre insistia que todos os alunos deviam aprender anatomia. Leonardo rapidamente se tornou mestre da anatomia topográfica, realizando muitos estudos de músculos, tendões e outras características anatómicas visíveis.

Estudo dos ossos do braço (1510)
Corpo feminino
Estudos do crânio humano (1489)
Estudo dos embriões (1509)
Estudos da anatomia do ombro (1510/11)
Estudo da proporção da cabeça e dos olhos
Homem Vitruviano
  • Datado do ano de 1490, um estudo das proporções humanas baseado no tratado recém-redescoberto do arquiteto romano Vitrúvio. Leonardo debruçou-se sobre o que foi chamado de "Homem Vitruviano", o que acabou por se tornar num dos seus trabalhos mais famosos e um símbolo do espírito renascentista.

Crânio

Num próximo post farei sobre as pinturas e esculturas de Leonardo da Vinci. De ressaltar que não estão aqui (de todo) todos os projetos e desenhos de Leonardo da Vinci. Muitos poderão ser encontrados numa simples pesquisa da Internet ou então, outra forma é que alguns destes projetos encontram-se expostos em museus.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário